Início do conteúdo
INSCRIÇÕES

Chamada de Trabalhos – III Acervos em Rede 2021 

Estão abertas, de 10 de julho a 23 de agosto de 2021, as inscrições para as comunicações no III Seminário Acervos em Rede: os museus e as redes durante a pandemia, promovido pelos bacharelados em Museologia da UFPel, UFSC e UFRGS, o Museu Afro-Brasil-Sul-UFPel e o Laboratório de Inteligência de Redes (UNB), nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2021.

Este evento possibilitará um amplo espectro de discussões sobre a cultura digital e o atendimento às comunidades em que estão inseridas as mais diversas instituições museológicas. Tendo em vista que os profissionais de museus estão sendo convocados a se conectarem e a atuarem como curadores de conteúdo e produtores de redes informacionais, estabelecendo conexões, mediando o acesso, desenvolvendo estratégias de exposição informacional e, sobretudo, construindo experiências comunicacionais e pedagógicas de experimentação dos objetos museológicos, agora tratados como objetos digitais. Entender e saber atuar nesse novo mundo é fundamental para o profissional e para as instituições que desejam estar em sintonia com as demandas atuais da sociedade.

Levando em conta o tema do Seminário, serão aceitas comunicações que discutam o assunto de acordo com os seguintes Grupos Temáticos – GTs:

  • Museologia em Rede:

O campo museológico vem atravessando um importante processo de mudança. No último par de décadas, particularmente no Brasil, a emergência de novos paradigmas no pensamento museológico inspira renovadas possibilidades de museus e processos museológicos, assim como impulsiona os profissionais da área a refletirem sobre suas práticas e as distintas formas de lidar com a preservação do patrimônio musealizado. Este grupo de trabalho tem como objetivo adensar a discussão sobre experiências museais alinhadas com uma perspectiva contemporânea do patrimônio, em suas múltiplas dimensões e manifestações. Do mesmo modo, busca discutir os efeitos gerados pela pandemia e a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nestes espaços, sejam eles institucionalizados ou não.

Coordenadores:

Profª Dra. Rosemar Lemos
Profº Dr. Diego Ribeiro
Profº Dr. Daniel de Souza

  • Acervos Digitais e Documentação Museológica: 

A Gestão de Acervos e a Documentação Museológica são atividades fundamentais no cumprimento da função social dos museus, e por isso necessitam constantemente de revisão e atualização para atender as necessidades da sociedade e da salvaguarda dos acervos. Para tanto, no que diz respeito à cultura digital e suas práticas informacionais e comunicacionais, em diálogo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), precisamos analisar caminhos que possam desenvolver novos métodos e técnicas para atender tais demandas. Assim, este GT visa promover a discussão acerca da Gestão de Acervos museológicos, materiais ou imateriais, sejam eles reproduzidos digitalmente ou nato digitais, considerando o papel da Documentação Museológica no tratamento e organização desses acervos.

Coordenadoras:

Profª Dra. Noris Leal
Profª Dra. Renata Padilha
Museóloga Jossana Peil Coelho

  • Educação e Comunicação Museal no Ambiente Digital:

O crescente uso das tecnologias digitais pelos museus, teve, especialmente no período pandêmico, iniciado em março de 2020, um aprimoramento teórico-metodológico que resultou na estruturação da presença digital de muitas instituições museais no ambiente da internet. Esse GT tem como foco propor a identificação, a discussão e a reflexão sobre os processos comunicacionais e educacionais que fazem uso de estratégias digitais. Serão aceitos trabalhos que tragam reflexões teóricas e práticas que abordem os temas da Comunicação e Educação Museais, com desenvolvimento e/ou apropriação de recursos tecnológicos, seja em experiências presenciais e/ou no ambiente digital, bem como a formação de profissionais para atuação nessas áreas.

Coordenadoras:

Dra. Luciana Conrado Martins
Profª Ma. Sarah Maggitti Silva
Profª Dra. Ana Carolina Gelmini

  • Planejamento e Políticas de Acervos Digitais para Instituições Culturais: 
A transformação digital das instituições culturais e de memória e a construção da sua presença no ambiente informacional da internet, tem no planejamento em torno dos acervos digitais e virtuais, uma premissa fundamental. Partindo do princípio de que são lugares de informação de qualidade sobre seus acervos para a sociedade, esse GT terá como foco a discussão e a reflexão acerca do planejamento em torno de políticas, programas e ações sobre acervos digitais e virtuais, no nível institucional e de políticas públicas. Serão aceitos trabalhos que abordem os temas delimitados e que permitam vislumbrar caminhos para a melhor estruturação dos processos de planejamento, organizacional, comunicacional e de salvaguarda no campo do patrimônio cultural.

Coordenadores:

Profª Dra. Daniela Lucas da Silva Lemos
Ma. Calíope Victor Spíndola de Miranda Dias
Ma. Danielle do Carmo
Me. Rafael Teixeira Chaves

Os interessados em apresentar trabalhos deverão preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/CJ9onXyCCNaKv8wm7

O resumo do trabalho deve possuir até 2.500 caracteres, com espaços, e até quatro palavras-chave, seguindo as regras da ABNT. Devem conter as seguintes informações: introdução, objetivo, metodologia, resultados e considerações finais.

Caso o resumo seja selecionado para apresentação, o texto completo deverá ser enviado até o dia 30/09/2021, conforme template disponível no site do evento.

O currículo do(s) autor(es) deve ser apresentado em um único parágrafo, com até 10 linhas. O currículo deve conter nome completo, graduação e pós-graduação e filiação institucional. Outras informações podem ser inseridas até o limite de linhas especificado.

Baixe aqui o template – III Acervos Culturais em Rede

Diretrizes aos Inscritos:

  1. Só serão aceitas as inscrições enviadas por e-mail e dentro do prazo estipulado no cronograma;
  2. Serão aceitos trabalhos em coautoria. O número máximo de autores por trabalho é cinco (05). É necessário que os autores e coautores efetuem a sua inscrição no III Seminário Acervos em Rede. Cada participante poderá apresentar até três (03) trabalhos como autor ou coautor;
  3. Após o envio da proposta de comunicação, a organização do evento enviará ao autor uma mensagem de confirmação. Caso o autor não receba essa mensagem de confirmação, deverá reenviar a proposta;
  4. Serão selecionadas até 16 (dezesseis) propostas de comunicação em cada GT. As propostas deverão ser inéditas, não publicadas ou submetidas para publicação em outro evento ou periódico;
  5. Não há taxa de inscrição para a apresentação de propostas de comunicação;
  6. As datas e os horários das apresentações das comunicações selecionadas serão informados no site do evento. Não haverá possibilidade de alteração dos mesmos; 
  7. Cada apresentador terá 15 minutos para a sua apresentação, podendo utilizar o recurso de slides em formato PDF (enviado com antecedência na data estipulada pela comissão e comunicada por e-mail) para apresentação;
  8. Todas as propostas selecionadas e apresentadas no evento poderão ser publicadas nos anais do evento. No entanto, o texto deverá ser submetido para avaliação dentro do prazo definido.
  9. A avaliação dos textos completos das comunicações ocorrerá seguindo os critérios gerais: a pertinência do assunto desenvolvido com as áreas de conhecimento relacionadas, a qualidade técnica ou científica ou de extensão, a clareza e correção gramatical e ortográfica do texto.

Cronograma:

Período de inscrições  De 13 de julho a 18 de agosto de 2021
Análise das comunicações De 19 de agosto a 03 de setembro de 2021
Publicação da relação dos trabalhos aceitos 06 de setembro de 2021
Entrega do texto final 30 de setembro de 2021
Data do Seminário 06, 07 e 08 de outubro de 2021

 

Local das comunicações: Sala virtual WEBConf – UFPel, que será informada na programação.