MINICURSOS
29/09, 30/09 e 01/10
14h às 16h
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
- Minicurso (1) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)
Título: Tratamento de coleções para a internet com o software Open Refine
Responsáveis:
André Benedito – Coordenador de Suporte Tainacan
Caio Silva – Suporte Tainacan
Número máximo de inscritos: 10
Carga horária: 3 encontros de 2 horas
Descrição:
O minicurso tem como objetivo apresentar procedimentos e ferramentas para facilitar a publicação de coleções culturais na internet. Para isso, serão apresentados processos técnicos de normalização, limpeza, correção de problemas sintáticos e preparação dos dados, fundamentais para a melhoria da qualidade da documentação museológica a ser publicada na internet. Durante a oficina, faremos atividades práticas com o software OpenRefine, visando a melhoria de desempenho nos processos de busca e recuperação da informação.
Softwares e equipamentos necessários para o dia do curso
- Computador, microfone, fone e câmera;
- Última versão do google chrome: https://www.google.pt/chrome
- Última versão do Openrefine: https://openrefine.org/
- Última versão do libreoffice: https://pt-br.libreoffice.org
Considerações: Estaremos disponíveis uma hora antes da oficina para ajudar com possíveis problemas na instalação dos softwares. Solicitamos que as pessoas inscritas tentem instalar o software antes e reservem este horário somente para eventuais problemas. O link para esta atividade de suporte será enviado por e-mail após a inscrição.
- Minicurso (2) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)
Título: Organização e publicação de acervos digitais e exposições em rede com o software Tainacan
Responsáveis:
Mateus Luna – Desenvolvedor Tainacan
Suelane Silva – Suporte Tainacan
Número máximo de inscritos: 15
Carga horária: 3 encontros de 2 horas
Descrição:
Neste minicurso serão apresentadas e exploradas as possibilidades do software Tainacan para organização e publicação de acervos culturais na Internet. O Tainacan é uma ferramenta flexível para WordPress que permite a gestão e a publicação de coleções digitais, e pode ser instalado em qualquer site a partir do repositório oficial do WordPress. O minicurso irá apresentar, por meio de exercícios práticos, o passo a passo para a instalação e utilização do Tainacan, explorando seus recursos de criação e configuração de coleções, criação de taxonomias, buscas facetadas, entre outras possibilidades.
- Minicurso (3) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)
Título: Tratamento da informação para a organização de acervos culturais em rede
Responsáveis:
Daniela Lemos – Pesquisadora Tainacan
Danielle do Carmo – Pesquisadora Tainacan
Número máximo de inscritos: 20
Carga horária: 3 encontros de 2 horas
Descrição:
Para que as informações dos acervos culturais digitais sejam apresentadas com qualidade para o público das instituições culturais, a adoção de práticas baseadas no aporte teórico-metodológico da Ciência da Informação se torna necessária. O minicurso tem como objetivo apresentar elementos considerados fundamentais para uma boa prática de tratamento e organização da informação nos acervos culturais de instituições que buscam alcançar níveis satisfatórios de qualidade nos dados, e utilizá-los para fins de preservação, pesquisa, socialização, reúso e agregação de seus objetos digitais em rede. Serão abordados assuntos que permeiam a prática no uso de sistemas de informação, tal como os repositórios digitais, ações de modelagem de dados, catalogação, indexação, busca e recuperação da informação. Adicionalmente, temas como gestão da informação e governança em museus serão discutidos como meios de se construir uma política de qualidade de dados que vise apoiar instituições interessadas em publicar e interoperar os seus dados em redes de agregação.
- Minicurso (4) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)
Título: Produção de documentário para preservação da memória
Responsáveis: Jocelem Mariza Soares Fernandes, Renan Gomes Lemos,
Rosemar Gomes Lemos, Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Tassiele Viebrantz Cassuriaga
Número máximo de inscritos: 30.
Carga horária: 1 encontro de 2 horas
Descrição:
Aprender como trabalhar na prática com gravação de áudio e vídeo, com tecnologias acessíveis, para produção de material de acervo, visando o registro e preservação de memória imaterial e material. Explanar sobre a importância da produção de documentário na preservação da memória nos novos arranjos museológicos atuais; apresentar os equipamentos necessários e como funcionam; apresentar dicas de desempenho para otimizar os equipamentos; apresentar técnicas de como se apresentar durante a gravação; explorar técnicas de pós-produção.
- Minicurso (5) – Datas: 29/09, 30/09 e 01/10 (14h – 16h)
Título: Gravação de Podcast
Responsáveis: Jocelem Mariza Soares Fernandes, Renan Gomes Lemos,
Rosemar Gomes Lemos, Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Tassiele Viebrantz Cassuriaga.
Número máximo de inscritos: 30.
Carga horária: 1 encontro de 2 horas
Descrição:
Apresentar e discutir a importância da utilização dos meios virtuais, especialmente Podcast, para divulgação, produção e composição de acervos, bem como compreender formas efetivas de realizá-lo. Perceber, compreender e relacionar as diferentes formas possíveis de comunicação em Podcast; Identificar os meios e técnicas necessárias para realização de um trabalho efetivo; Reconhecer, explorar e dominar os meios possíveis de obter êxito.