1) Orla lagunar do município de Pelotas: laboratório didático das paisagens e problemáticas ambientais locais e regionais

Prof. Dr. Adriano Luís Heck Simon
Geógº. Dr. Allan de Oliveira de Oliveira
Prof. Dr. Moisés Ortemar Rehbein
Profª. Drª. Liz Cristiane Dias

Neste trabalho de campo serão visitados depósitos eólicos pleistocênicos (dunas), o Pontal da Barra, a Praia do Laranjal, o Balneário dos Prazeres (Barro Duro) e a Colônia de Pescadores Z3. A partir destes pontos de observação pretende-se discutir os processos geomorfológicos de formação da Planície Costeira do RS no município de Pelotas, a hidrodinâmica em escala geológica e atual, o fenômeno das inundações e a interferência de mecanismos de controle antrópicos nesse ambiente derivados do processo de ocupação. Conjuntamente, pretende-se buscar formas de explorar esses processos a partir de conteúdos escolares, de modo a aproximá-los do cotidiano dos estudantes.

Formulário de inscrição

Orla da Laguna dos Patos

 

2) Resgatando o Ambiente Natural na trama urbana de Pelotas

Profª. Drª. Erika Collischonn
Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte

Este trajeto urbano dará enfoque aos marcos naturais que ainda hoje delineiam a cidade de Pelotas, mas também, procurará decifrar na paisagem aqueles que foram ocultados pela trama urbana nos diferentes períodos de sua expansão. No decorrer do trajeto serão discutidas, com base nessas observações, inferências para a sala de aula.

Formulário de Inscrição

 

Grafite na região do Porto

 

3) Arroio do Padre: trabalhando as questões socioambientais em um pequeno município de vocação agrícola

Prof. Dr. Maurício Meurer
Profª. Drª. Edvania Aparecida Corrêa
Profª. Drª. Rosangela Lurdes Spironello

Este trabalho de campo vai percorrer as áreas urbana e rural do município de Arroio do Padre. Ao longo deste campo, serão abordadas algumas questões ambientais do município, tais como a emancipação e a busca por uma identidade, o desenvolvimento das atividades agrícolas, a sua relação com as características físicas do município e as transformações da paisagem, o evento extremo de 2010 e suas consequências, a escassez hídrica, os desafios para a gestão ambiental municipal e propostas de atividades para a sala de aula.

Formulário de Inscrição

Paisagens do interior de Arroio do Padre

 

4) Entre o Litoral e a Serra: perspectivas de formação docente a partir da análise das paisagens no trajeto entre Rio Grande e Canguçu

Prof. Dr. Adriano Luís Heck Simon
Prof. Dr. Maurício Meurer
Profª. Drª. Liz Cristiane Dias
Profª. Drª. Erika Collischonn

O trabalho de campo procura identificar e analisar as relações existentes entre os aspectos abióticos (com ênfase na geologia e geomorfologia) e a distribuição da cobertura vegetal no transecto definido entre os municípios de Rio Grande (Planície Costeira Gaúcha) e Canguçu (Escudo Cristalino Sul-rio-grandense). São explorados também questões vinculadas à interferência antrópica sobre as coberturas vegetais e as formas do relevo e rede de drenagem ao longo do trajeto percorrido, assim como a importância do estudos de campo para a formação de professores. Entre os pontos de campo está previsto um almoço colonial na Colônia Maciel (divisa entre os municípios de Pelotas e Canguçu).

Canal São Gonçalo: elo entre a Laguna dos Patos e a Lagoa Mirim

 

Formulário de Inscrição