Oficina 1: Earth Learning Idea

Ministrante:
Prof. Dr. Roberto Greco – Universidade Estadual de Campinas

Dia: 21/11/2018
Horário: das 14 às 17h
Local: Sala 135A do Instituto de Ciências Humanas – ICH, Rua Coronel Alberto Rosa, 154.
Vagas: 25

Ementa:
Nesta oficina apresentamos uma seleção de atividades propostas no website Earth Learning Idea. O projeto Earth Learning Idea surgiu em 2007 no âmbito do International Year of Planet Earth. O objetivo desse projeto é disponibilizar materiais para o ensino de geociências nas escolas. As atividades se apresentam como uma coletânea de práticas para serem realizadas em sala de aula na forma de fichas em PDF. Essas fichas são disponíveis gratuitamente no site e contém todas as informações necessárias para realizar as atividades, bem como discutir os conteúdos e objetivos de aprendizagem. O sucesso desse projeto está nas ideais descritas nas fichas, nos materiais simples e de custo baixo ou nulo necessários para realizá-las. Essas atividades fazem parte do repertório utilizado na disciplina Práticas de Geociências na Educação Básica da UNICAMP para futuros professores e integram o livro com o mesmo que está disponível no link.

Ficha de Inscrição

 

Oficina 2: O Uso Educacional do software Google Earth Pro e imagens anáglifo no Stereophoto Maker

Ministrantes:
Maurício Rizzatti – Doutorando em Geografia/ Universidade Federal de Santa Maria
Natália Lampert Batista – Doutoranda em Geografia/ Universidade Federal de Santa Maria
Prof. Dr. Roberto Cassol – PPGGeo/ Universidade Federal de Santa Maria
Profª. Drª. Elsbeth Léia Spode Becker –  MEHL/ Universidade Franciscana

Dia: 21/11/2018
Horário: das 14 às 17h
Local: LABGEOTEC, Sala 201-A do ICH Campus 2, rua Almirante Barroso, 1202
Vagas: 25

A oficina abordará possibilidades teórico-metodológicas da  utilização do Google Earth como ferramenta educacional. Para isso, serão exploradas diferentes estratégias de aplicação do Google Earth Pro e extensões curiosas e pouco utilizadas em sala de aula por professores e estudantes de Geografia, tais como: elaborar perfil topográfico (aplicado também no relevo submarino, relacionando com placas tectônicas/tectonismo), como adicionar cartas topográficas e realizar o ajustamento para seu devido local (georreferenciamento), maquetes virtuais e criação de uma imagem anáglifo no StereoPhoto Maker. Com a proposta pretende- se auxiliar os pós- graduandos, (futuros) docentes, estagiários e bolsistas de programas de ensino a elaborarem aulas mais interativas e dinâmicas no contexto da educação básica com ferramentas de fácil acesso nas escolas públicas.

Ficha de Inscrição

 

Oficina 3: Fotografia Básica

Ministrante:
Prof. Ronaldo Ostermann – Fotógrafo; Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas

Dia: 21/11/2018
Horário: das 14 às 17h
Local: Sala 101 do ICH Campus 2, rua Almirante Barroso, 1202
Vagas: 15
Pré-requisito: Possuir ou ter acesso a uma câmera fotográfica digital, que tenha possibilidade de ajustes manuais

A oficina é direcionada para acadêmicos e/ou professores com pouco conhecimento de fotografia, que tenham interesse em dar início ao seu aprendizado nessa linguagem de arte e técnica. Esta oficina visa desenvolver os aspectos fundamentais, básicos da fotografia, abrangendo as formas de visualização e composição da imagem, técnicas de obtenção fotográfica, tipos de processamentos, tipos de câmeras, acessórios e equipamentos, bem como os modos de operação mais adequados para o manuseio de câmeras fotográficas, sejam elas analógicas ou digitais.

Ficha de Inscrição