Contos Gauchescos: João Simões Lopes Neto em série

O 24 Frames de Literatura chega em sua terceira temporada, levando à Portugal a série televisiva Contos Gauchescos: Simões Lopes Neto nas telas, em parceria com a Cinematográfica Pampeana, na pessoa do diretor de cinema Henrique de Freitas Lima. Essa edição será realizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), pelo Centro de Literatura Portuguesa (CLP), dentro da Área de Estudos Brasileiros do DLLC, coordenada pelo Prof. Dr. Osvaldo Silvestre e conta, também, com o apoio do Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN – Pelotas). As atividades iniciaram-se dia 19 em novembro e seguirão o modus operandi das temporadas anteriores: exibição de material audiovisual seguido de debate comparativo.

Publicadas pela primeira vez em 1912, as 18 histórias que compõe os Contos Gauchescos do escritor pelotense João Simões Lopes Neto – mais tarde acrescidos de um 19º, O Menininho do Presépio – reúnem em seus enredos o sumo da cultura e dos costumes do Rio Grande do Sul. Um século depois, foi lançada a série Contos Gauchescos: Simões Lopes Neto nas telas, escrita e dirigida por Henrique de Freitas Lima e produzida pela Cinematográfica Pampeana. 5 (cinco) são os episódios da série, que conta com uma apresentação sobre a vida e obra do autor João Simões Lopes Neto e outros 4 (quatro) curtas-metragens, que adaptam os contos Jogo do osso, Contrabandista, Os cabelos da china e No manantial.

Clique nas imagens para saber mais sobre a história e conhecer as obras do Simões Lopes Neto e Henrique de Freitas Lima

contrabandista

no manantial

As páginas que não estiverem disponíveis estão em construção.