ROTEIRO DE ANÁLISE COMPARATIVA
1. Caracterização dos personagens
Perfil psicológico: composição das ações (plano ou esférico);
Descrição física
2. Apresentação do enredo
1. INTRODUÇÃO: apresentação inicial dos fatos;
2. CONFLITO: desenvolvimento da narrativa;
3. CLÍMAX: momento de tensão da história;
4. CONCLUSÃO: desfecho da narrativa (nem sempre um final feliz).
NÓS NARRATIVOS: tensões no enredo
3. Voz(es) narrativa(s)
Meganarrador: mostrador fílmico e narrador fílmico;
FOCO NARRATIVO: Heterodiegético, homodiegético e autodiegético;
PESSOA NARRATIVA: Protagonista, antagonista e secundário.
4. Configuração do tempo narrativo
PSICOLÓGICO: Analéptico – flashback; Paraléptico – flashforward;
CRONOLÓGICO: Linear.
5. Elementos subjacentes
Adaptação criativa (da literatura ao cinema)
Vazios e indeterminações (brechas da narrativa)
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6. Esquema mínimo do processo adaptativo (BRITO, 2006)
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REDUÇÃO: Elementos que estão no texto literário (romance, conto ou peça) e que não estão no filme;
ADIÇÃO: Elementos que estão no filme sem estar no texto literário;
DESLOCAMENTO: Elementos que estão em ambos, filme e texto literário, mas não na mesma ordem, cronológica ou espacial;
TRANSFORMAÇÃO PROPRIAMENTE DITA: Elementos que, no romance e no filme, possuem significados equivalentes, mas têm configurações diferentes;
SIMPLIFICAÇÃO: Uma transformação que consistiu em, no filme, diminuir a dimensão de um elemento do romance;
AMPLIAÇÃO: Uma transformação que consistiu em, no filme, aumentar a dimensão de um elemento do romance.
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7. Esferas adaptativas (DINIZ, 2005)
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TRADUÇÃO;
HIPERTEXTO;
RECICLAGEM.
As referências completas das obras que embasam o roteiro de análise se encontram disponíveis na aba “Textos de referência”.
