Processo seletivo para aluno especial – Edital 072/2017

As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais da UFPel estarão abertas no período de 14 de agosto de 2017 a 21 de agosto de 2017.

Edital 072/2017

Para fazer a inscrição você pode experimentar nossa versão online do Requerimento de Inscrição na página do formulário online.

Ou então pode realizar a inscrição pelo modo tradicional baixando o Requerimento de Inscrição, preenchendo-o e entregando-o na Secretaria do Programa no período e nos horários estabelecidos no Edital 072/2017.

.

Lembramos que as disciplinas ofertadas serão as seguintes:

a) Disciplina Formulação de Estratégias

Total de vagas: 02

Dia e Horário: Quintas-feiras, às 19 horas

Local: sala 01 da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo, Campus Anglo

Ministrante: Prof. Dr. Elvis Silveira Martins

Carga horária/créditos: 51/03

Ementa: Orientação estratégica. Organizações e o ambiente. Capacidades dinâmicas, ambidestria. Sistemas de medição de desempenho

b) Disciplina Empresa, Empresarização e Sociedade

Dia e Horário: quartas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

Ministrante: Prof. Dr. Marcio Silva Rodrigues

Carga horária/créditos: 51/03

Ementa: Empresa e modernidade. A centralidade da empresa. Desnaturalização da empresa. Visões de mundo que sustentam a ideia de empresa. Relações sociais fundadoras da empresa. Processo de empresarização (características, reflexos e resistência)

c) Disciplina Gestão das Organizações Sociais no Ambiente Rural

Dia e Horário: segundas-feiras, às 19 horas e 30 minutos

Ministrante: Profa. Dra. Rosana da Rosa Portella Tondolo

Carga horária/créditos: 51/03

Ementa: Aborda a definição e finalidade das organizações do terceiro setor, dando ênfase à atuação dessas organizações no ambiente rural, e suas interfaces com Estado e Mercado. Nesse sentido, algumas teorias e abordagens são foco da disciplina, tais como: Capital social; Teorias estratégicas; Gestão de recursos humanos e do voluntariado; Colaboração, cooperação e parcerias publico-privadas; Transparência e Prestação de Contas; Medidas e Mensuração de Desempenho. Também são abordados temas atuais e perspectivas comparativas e internacionais das organizações sem fins lucrativos (organizações globais).

d) Disciplina Métodos Qualitativos

Dia e Horário: sextas-feiras, às 14 horas

Ministrante: Prof. Dr. Alisson Eduardo Maehler

Carga horária/créditos: 51/03

Ementa: A abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa em ciências sociais aplicadas; o método estudos de caso; análise de conteúdo; análise de discurso; métodos contemporâneos; o método da pesquisa-ação; grounded theory; o focus group; o método Delphi. Tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos. Mexied Methods.

e) Disciplina Sustentabilidade, Estratégia e Inovação

Dia e Horário: quartas-feiras, às 14 horas

Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pacheco Dias

Carga horária/créditos: 51/03

Ementa: Sustentabilidade: problemas, desafios, conceitos; Inovação: conceitos e perspectivas teóricas; comunidades de prática, transição sociotécnica, nichos de inovação, ecoinovação. Estratégia para a sustentabilidade: ecologia industrial: histórico, conceitos, sistemas de gestão e ferramentas: análise do ciclo de vida, simbiose agroindustrial, cadeia de suprimentos verde, indicadores.

Publicado em 01/08/2017, na categoria Sem categoria.
Translate »