Notícias
  • Alteração no horário de atendimento

    ATENÇÃO

    ALTERAÇÕES NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO – >19 – 23 DE JUNHO

    19/06 (segunda-feira) -> 17:30 – 20:30

    20/06 (terça-feira) -> 13:30 – 18:00

    21/06 (quarta-feira) -> 18:00 – 20:30

    22/06 (quinta-feira) -> 18:00 – 20:30

    23/06 (sexta-feira) -> 15:00 – 20:30

  • Ponto facultativo

    Informa-se que dia 16 de junho será ponto facultativo na UFPel, conforme portaria 1202/2017:

    http://reitoria.ufpel.edu.br/portarias/arquivos/1202_2017.pdf

  • Alunos e Professores participam de Seminário de Agroecologia

    No último dia 31 de maio, alunos e professores do curso de Gestão Ambiental participaram do Seminário de Agroecologia (Semana do Alimento Orgânico), organizado pelo Fórum Social da UFPel, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), e promovido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia da Região Sul (CAPA). As palestras versaram sobre a produção, distribuição e consumo de alimentos, tendo como palestrantes membros da Embrapa, CAPA, UFPel e Sul Ecológica. Os alunos foram acompanhados da Profa. Fernanda Medeiros Gonçalves – coordenadora do curso de Gestão Ambiental, e do Prof. Maurício Pinto da Silva.

     

  • ATENÇÃO ALUNOS FORMANDOS 20171 – CSTGA

    ATENÇÃO ALUNOS FORMANDOS 2017/1

     Os alunos que pretendem colar grau 2017/1 devem seguir os seguintes procedimentos:

     ->> FORMULÁRIO DE PROVÁVEL FORMANDO

    1 – Preencher formulário de colação de grau na secretaria acadêmica.

    2 – Entregar o formulário na secretaria acadêmica.

    Data limite para entrega do formulário: até 07 de julho de 2017.

    Modelo do formulário aqui: SOLICITAÇÃO DE COLAÇÃO DE GRAU 2017

    *********************************************************************************************************

    ->> ENTREGA DE CERTIFICADOS

    Formação livre

    1 – Entregar certificados completando 60 horas de formação livre – originais e cópias.

    “Estão incluídas nesta formação, entre outras, atividades de ensino, pesquisa e extensão; participação em eventos técnico-científicos e em cursos como informática, idiomas, etc. A carga horária mínima é de 60 horas, podendo ser aproveitada nesta formação as cargas horárias excedentes da formação complementar.

    Formulário para entrega de certificados FORMAÇÃO LIVRE: Formulário formação livre

    Data para entrega dos formulários e dos documentos (originais e cópias):

    04 de julho (sexta-feira) das 16:00 às 20:00 ou 07 de julho (segunda-feira) das 14:00 às 18:00.

    *****************************************************************************************************

    Formação complementar

    2 – Entregar certificados completando 60 horas de formação complementar – originais e cópias.

    “Esta formação é concebida através de atividades de ensino, pesquisa e extensão (como organizador, colaborador ou ministrante), relacionadas à área de formação do aluno, sendo desejável que este, ao final do Curso, possua um equilíbrio entre estas três atividades; participação em projetos de ensino, semanas acadêmicas, eventos técnico-científicos (fóruns, seminários e congressos) e em mini-cursos; publicação de artigos científicos; projetos voluntários; obtenção de prêmios e distinções e certificações profissionais; disciplinas de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e temas étnicos-culturais. E disciplinas optativas.”

    Formulário para entrega de certificados FORMAÇÃO COMPLEMENTAR: Formulário formação complementar

    Data para entrega dos formulários e dos documentos (originais e cópias):

    04 de julho (sexta-feira) das 16:00 às 20:00 ou 07 de julho (segunda-feira) das 14:00 às 18:00.

    ******************************************************************************************************

    Observação: os alunos que já entregaram certificados em outra oportunidade, devem avisar na secretaria para que os documentos sejam providenciados e os alunos possam preencher o formulário próprio para tal.

  • Dia Internacional do Meio Ambiente

    PALESTRA- GESTÃO DA AGUA-desafios do Comitê Mirim-São Gonçalo (1)

     

    No dia Mundial do Meio Ambiente curso de Gestão Ambiental promoverá palestra sobre Comitê de Bacia Hidrográfica

     

    No próximo dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é alusiva a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (1972). Neste dia, em vários lugares do mundo, são realizadas atividades com objetivo de chamar a atenção sobre os temas ambientais.

    Nesse sentido, o Curso de Gestão Ambiental da UFPel promoverá no próximo dia 05 de junho, às 14:00h, no auditório Simon Bolívar do Centro de Integração do Mercosul a palestra: Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica: desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais, com a participação do Eng. André Luiz Vieira Corrêa de Oliveira, Presidente do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo.

     

    A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

    (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

  • Eventos na Semana do Meio Ambiente (PELOTAS)

    Eventos na Semana do Meio Ambiente (PELOTAS)

    PALESTRA: Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica: desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais.

    DATA: 05/06/2017

    LOCAL: Centro de Integração do MERCOSUL (auditório Simon Bolivar)

    HORA: 14h00min

    AUDIÊNCIA PÚBLICA: Saneamento Básico em Pelotas

    DATA: 05/06/2017

    LOCAL: Câmara de Vereadores de Pelotas/Comissão de Meio Ambiente

    HORA: 19h00min

    PALESTRA: Encontros e Debates em Sociologia: Métodos e Técnicas de Pesquisa na Sociologia da Questão Ambiental

    DATA: 06/06/2017

    LOCAL: auditório da Faculdade de Arquitetura (FAURB) da UFPel

    HORA: 19h00min

    AUDIÊNCIA PÚBLICA: Aterro Sanitário em Pelotas

    DATA: 09/06/2017

    LOCAL: Câmara Municipal de Vereadores

    HORA: 09h00min

    Participem!

    Prof. Maurício Pinto da Silva

     

  • Alunos do Curso de Gestão Ambiental visitam o Museu da PUCRS

     

    No último dia 20 de maio, alunos do curso de Gestão Ambiental (foto) visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Na oportunidade, os alunos interagiram com um espaço de formação e informação, considerando a concepção e dinâmica de participação ativa dos visitantes. O Museu possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia, que juntas, compõem um amplo testemunho da biodiversidade e da ocupação humana da Região Sul do Brasil. Exposições interativas, como “Ciência e Cuidado” e “Eletrostática” ganham destaque, contudo o ambiente expõe ainda os conteúdos como “Espaço Wallace”, “Fluidos: Das Células às Estrelas”, “Mamíferos Aquáticos” e “Marcas da Evolução” tornam a visita instigante, estimulante e despertam a criatividade.

    De acordo com o prof. Maurício Pinto da Silva – organizador da atividade – entre os 26 alunos participantes, apenas 04 já haviam visitado o Museu, “nesse sentido, a Universidade proporciona oportunidades que parecem simples ou sem significado, contudo são muitas vezes a primeira experiência de viajar em grupo, visitar um lugar e conhecer outras pessoas”. Afirma ainda, considerando seu conteúdo e sua forma interativa, “este lugar deveria ser visitado constantemente, em diferentes oportunidades, sob diferentes perspectivas”, referindo-se aos conteúdos teóricos ministrados em diferentes disciplinas no curso de Gestão Ambiental.

    O Museu da PUCRS foi eleito o 9º melhor Museu do Brasil na edição de 2016 da premiação Travellers’ Choice, e classificado como nº.1 entre 228 atrações de Porto Alegre, além disso, figura na lista dos 25 melhores museus da América do Sul com a 17.ª posição.

     

  • Seminário sobre Impactos dos Projetos de Mineração: o que sabemos e o que queremos?

    Prezados (as);

    É com satisfação que vimos por meio deste convidá-los (as) para o Seminário sobre Impactos dos Projetos de Mineração: o que sabemos e o que queremos?, assim como a programação. O seminário ocorrerá nos dias 5 e 6 de Junho em São Lourenço do Sul, no Galpão Crioulo do Camping Municipal.

    Além das mesas redondas, haverá, na tarde do dia 6 de junho, discussões em grupos de trabalho, divididos por segmentos da comunidade (docentes, representantes dos municípios/estados, estudantes, comunidade atingida, etc.). A partir destes debates, será construída a Carta de São Lourenço sobre os Impactos dos Projetos de Mineração.

    Salientamos a importância deste Seminário e contamos com a participação dos discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas, em especial do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, tanto para ampliação quanto para qualificação do debate, através da troca de saberes e experiencias com base na diversidade natural que compõe a riqueza de nossa região. Para tanto,aproveitamos a ocasião para solicitar divulgação do Evento junto à comunidade acadêmica.

    Programação

  • PRORROGADO prazo para trancamento de disciplinas

    ATENÇÃO ALUNOS

    O prazo para trancamento de disciplinas foi prorrogado até dia 29 de maio de 2017.

    O expediente externo dia 29/05 será das 13:30 às 20:30.

    Informações sobre trancamento de disciplinas:

    O aluno poderá realizar o trancamento de disciplinas no período determinado pelo calendário acadêmico (22 – 26/5/2017), obedecido o limite mínimo de 08 créditos estabelecidos para o curso, por semestre/ano. A solicitação de trancamento de disciplina deverá ser realizada na secretaria acadêmica, através do preenchimento de formulário específico para este fim.

    Formulário: Trancamento de disciplina – modelo CRA

     

  • Atendimento secretaria acadêmica – suspenso dia 24/05.

    ATENÇÃO:

    Informa-se que no dia 24 de maio de 2017, não haverá expediente na secretaria acadêmica em virtude de paralisação dos servidores técnicos administrativos da UFPel.

    A paralisação foi deliberada em assembleia da categoria realizada no dia 16 de maio.

    A partir do dia 25 de maio, o atendimento da secretaria acadêmica volta a seu horário normal de funcionamento.