Notícias
  • Atendimento secretaria acadêmica – suspenso dia 24/05.

    ATENÇÃO:

    Informa-se que no dia 24 de maio de 2017, não haverá expediente na secretaria acadêmica em virtude de paralisação dos servidores técnicos administrativos da UFPel.

    A paralisação foi deliberada em assembleia da categoria realizada no dia 16 de maio.

    A partir do dia 25 de maio, o atendimento da secretaria acadêmica volta a seu horário normal de funcionamento.

  • Curso de Gestão Ambiental participa do III Seminário Gestão Ambiental Pública

    O III Seminário Gestão Ambiental Pública, realizado em Pelotas, entre os dias 17 e 19 de maio, contou com a participação de alunos e professores do curso de Gestão Ambiental da UFPel. Na oportunidade, alunos e professores apresentaram trabalhos, além de contribuírem com mesas de debate e minicursos.

    Na oportunidade, a discente Diana Katherine Guerra, da Universidade de Santo Tomás/Colômbia – que esteve em mobilidade internacional na UFPel em 2016 – apresentou os trabalhos “A agenda Brasil/Colômbia e a transnacionalidade da gestão ambiental” e “A alimentação em instituições de ensino: um estudo da política de Brasil e Colômbia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS12”, ambos com a participação de professores e alunos do curso. Ainda sob a orientação do professor Maurício Pinto da Silva o discente Ottoni De Leon apresentou o trabalho “A utilização de um sistema de informação na valoração do meio ambiente”.

    De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, o evento foi um sucesso, e uma excelente oportunidade para disseminar conhecimento e debater a temática da gestão ambiental, além de proporcionar a professores, alunos e pesquisadores da temática ambiental um espaço para apresentação de estudos em desenvolvimento.

  • Estudante colombiana cumpre agenda em Pelotas por questões ambientais

    A acadêmica Diana Katherine Guerra, da Universidade Santo Tomás, de Villavicencio, na Colômbia, esteve em Pelotas para debater questões ligadas à temática ambiental, por meio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Diana foi aluna intercambista no semestre passado, quando desenvolveu trabalhos junto à comunidade acadêmica da UFPel. A estudante retornou ao município para participar de uma série de atividades ligadas aos frutos desse envolvimento.

    Na agenda em Pelotas, Diana foi recebida pelo reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, ministrou palestra, apresentou trabalho no 3º Seminário de Gestão Ambiental Pública -realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) -, visitou o Núcleo de Tecnologias Sociais (TecSol) da UFPel e participou de atividades junto aos colegas da UFPel.

    Durante seu intercâmbio, a estudante colombiana cursou disciplinas nas graduações de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, desenvolvendo estudos nos segmentos de geopolítica ambiental, em parceria com o professor Maurício Pinto da Silva, e políticas alimentares nas instituições de ensino.

    Ao receber a acadêmica, o reitor da UFPel falou sobre o papel das universidades nos processos de gestão ambiental pública, que deve ser de protagonismo – a exemplo do que ocorre na cidade de Diana e que ela relatou em sua palestra. Ao mesmo tempo, o dirigente salientou a importância de os intercâmbios gerarem produtos, como é o caso da estudante, que além de publicar trabalhos científicos, compartilha experiências e reforça a união entre os países. “Muitas vezes o intercâmbio fica como uma passagem apenas. Mas pelo perfil e interesse dela, foram gerados produtos dessa relação”, observou Pinto da Silva.

    Palestra
    Na tarde do dia 16, Diana falou sobre os desafios sociais e ambientais da substituição de veículos de tração animal, processo que está em discussão em Pelotas e pela qual sua cidade, Villavicencio, passou recentemente. O município colombiano tem aproximadamente 400 mil habitantes e características socioambientais semelhantes às pelotenses.

    Diana abordou questões ligadas à fauna e resíduos e ainda a situação dos trabalhadores que usam veículos de tração animal e o uso do espaço público. Na Colômbia, a mudança está ligada ao Código Nacional de Trânsito e proíbe, desde 2002, circulação de veículos de tração animal. De acordo com a estudante, um decreto em 2010 determinou a regulamentação disso, com informações sobre adoção de animais, destinação dos veículos, capacitações, entre outros aspectos. Segundo ela, não apenas deve se proibir, mas conscientizar e orientar sobre como fazer essa substituição.

     

  • “Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental”

    Cine debate: 23/05 às 17:00 no Centro de Integração do Mercosul. Apresentação do filme e após, debate com os produtores.

    Exposição fotográfica no sagão do CIM!

    “Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental” é dirigido por Rodrigo Duque Estrada e Renatho Costa e narra a história de resistência do povo saharaui, que há décadas luta pela independência de seu território – a última colônia africana – da ocupação marroquina. Frustrados com o processo de paz da ONU, os refugiados saharauis não descartam a retomada do conflito armado para recuperar o que é seu por direito.

    Visite o site oficial do filme: https://www.projetonomos.com/umfiodeesperanca

  • SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÃO

    As coordenações dos cursos CST Gestão Ambiental e Gestão Ambiental Bacharelado informam aos seus alunos os novos procedimentos para solicitação de SEGUNDA CHAMADA DE AVALIAÇÃO – em vigor a partir de 2017/1.

    Para solicitar segunda chamada de avaliação o aluno deverá:

    – preencher requerimento: Solicitação de segunda chamada de avaliação (1)

    – entregar na secretaria do curso devidamente preenchido, assinado dentro do prazo de 72 horas úteis a contar da data da realização da avaliação. Anexando comprovante da justificativa. Em caso de impossibilidade de apresentar comprovante de justificativa, o aluno deverá declarar de próprio punhos os motivos pelos quais não pode realizar a avaliação.

    – as solicitações serão apreciadas e deliberadas pela coordenação do curso.

    Veja abaixo artigo Regulamento de Ensino de Graduação na Universidade Federal de Pelotas que trata dobre o tema:

    – “Art. 68. O discente que, por impedimento legal, doença atestada por serviço médico de saúde ou motivo de força maior, devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao Colegiado de Curso até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior.”

    Fonte: http://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2010/12/2010_14.pdf

     

     

  • TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS 2017/1

    ATENÇÃO ALUNOS

    Informações sobre trancamento de disciplinas

    O aluno poderá realizar o trancamento de disciplinas no período determinado pelo calendário acadêmico (22 – 26/5/2017), obedecido o limite mínimo de 08 créditos estabelecidos para o curso, por semestre/ano. A solicitação de trancamento de disciplina deverá ser realizada na secretaria acadêmica, através do preenchimento de formulário específico para este fim.

    Formulário: Trancamento de disciplina – modelo CRA

    Período: de 22 a 26 de maio de 2017

    Horário:

    22/05 (segunda-feira) -> das 17:00 às 20:30

    23/05 (terça-feira) -> das 13:30 às 20:30

    24/05 (quarta-feira) -> das 17:30 às 20:30

    25/05 (quinta-feira) -> das 17:30 às 20:30

    26/05 (sexta-feira) -> das 13:30 às 20:30

  • CONVITE para palestra: Veículos de Tração Animal: desafios sociais e ambientais

    O Curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do MERCOSUL da Universidade Federal de Pelotas e o Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/PNUD/ONU tem a honra de convidá-lo (a) para participar da palestra Veículos de Tração Animal: desafios sociais e ambientais, a ser proferida por Diana Katherine Guerra Guerra – Curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Santo Tomas, município de Villavicencio, República da Colômbia.

    Data: 16/05/2017

    Hora: 14h00min

    Local: Auditório Simon Bolívar – Centro de Integração do Mercosul/UFPel

  • TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS 2017/1

    Trancamento de disciplinas 2017/1

    O período para alunos solicitarem trancamento de disciplinas é de 22 a 26 de maio.

    O aluno que tiver interesse em trancar disciplinas deve solicitar na secretaria acadêmica integrada – veja novidade: http://wp.ufpel.edu.br/ga/2017/05/05/secretaria-academica-integrada/

    Para trancar disciplinas é necessário manter-se matriculado em 8 créditos, no mínimo.

    Veja aqui horário de atendimento da secretaria: http://wp.ufpel.edu.br/ga/2017/05/05/secretaria-academica-integrada/

  • SECRETARIA ACADÊMICA INTEGRADA

    ATENÇÃO ALUNOS…

    A partir do dia 09 de maio a secretaria dos colegiados dos curso Gestão Ambiental Bacharelado e  Tecnólogo Gestão Ambiental irá integrar-se com a secretaria do curso de Relações Internacionais formando uma única secretaria… SECRETARIA ACADÊMICA INTEGRADA!

    O atendimento será feito na sala administrativa do Liceo – junto às salas de aula (pátio).

    Horário de atendimento:

    Segunda-feira ->  13:30 às 21:00

    Terça-feira ->  13:30 às 21:00

    Quarta-feira -> 17:30 às 21:00

    Quinta-feira -> 17:30 às 21:00

    Sexta-feira ->  13:30 às 21:00

    O atendimento será feito conjuntamente pelas servidoras Renata e Gabriele!

    TELEFONE: 3921-6994

    EMAILS:

    Gestão Ambiental -> gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Relações Internacionais -> colegiado.ri.ufpel@gmail.com

     

     

  • MARKETING SOCIOAMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO

    ATENÇÃO ALUNOS CSTGA:

    De ordem da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, informa-se que a partir do dia 09 de maio, a disciplina Marketing Socioambiental e Empreendedorismo será ministrada pela professora Fernanda Medeiros.

    Horário: terças-feiras – turno: tarde.

    Local: Salis Gularte, sala 102.