Notícias
  • Assistência Moodle está suspensa durante a 3ª Siiepe

    Em razão das atividades da 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o serviço de assistência da plataforma Moodle, utilizada para as formações em Educação a Distância, estará suspenso durante as atividades do evento, no período de 20 a 24 de novembro.

    A interrupção atende à determinação do Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), para que a comunidade universitária possa participar dos eventos que compõem a 3ª Siiepe: o 1º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 3º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 4º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 19º Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e o 26º Congresso de Iniciação Científica (CIC).

  • UAB recebe propostas para sistema de provas virtuais

    Instituições de Ensino Superior poderão participar de Edital de fomento à elaboração de provas virtuais 

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou edital (n° 40/2017) para elaboração de sistema para provas virtuais. Os projetos poderão ser submetidos pelas Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), via on-line, de 30 de outubro a 27 de novembro de 2017. O objetivo é incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas para uso no ensino, promover a melhoria da qualidade do ensino superior público, com métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, e estimular o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para uso público.

    Os projetos devem ser submetidos à Capes pelo formulário de propostas on-line, com o acesso a ser enviado aos coordenadores institucionais UAB e adjuntos. Para participação no Edital, será aceito um projeto por Instituição de Ensino Superior pertencente ao programa UAB. O gerenciamento será de responsabilidade do coordenador UAB ou do coordenador UAB adjunto. A solução proposta no projeto deverá contemplar, entre outros itens presentes no Edital, sistema automatizado, remoto, de acesso via Web, adaptável às plataformas e navegadores atuais, responsivo e, também, dispor de aplicativos para dispositivos móveis; identificação do estudante (antes, durante e no término da avaliação); recurso de inserção de questões de diferentes tipos; contador de tempo de resposta; correção automática de questões; e disponibilização de resultado com rendimento do estudante.

    Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor global estimado de R$ 1 milhão de reais para itens de capital e custeio oriundos do orçamento da Capes, de acordo com valores disponíveis pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2018. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 300 mil.

    (Com informações da ‘CCS/Capes’)

  • Especialização em Filosofia a distância está com inscrições abertas

    Portadores de diploma de Ensino Superior poderão se inscrever no curso de Especialização em Ensino de Filosofia da UFPel até 19 de outubro

    Para proporcionar a reflexão crítica sobre o Ensino da Filosofia na Educação Básica e democratizar o acesso à formação em nível de pós-graduação no interior do estado, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece 630 vagas, distribuídas em 20 municípios, para o curso de Especialização em Ensino da Filosofia, nas regiões em que a Instituição tem atuado com o curso de Licenciatura em Filosofia a Distância. A pós-graduação, de ingresso anual, terá duração de 18 meses, com 476 horas de atividades.

    Até 19 de outubro, as inscrições serão recebidas na sede do curso (rua Benjamim Constant, 989, Sala 302) ou diretamente na secretaria dos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O processo seletivo será organizado em três etapas: análise do currículo, análise do memorial descritivo e entrevista. Os critérios de avaliação e os requisitos para participar do processo seletivo estão detalhados no Edital.

    As atividades do curso serão iniciadas em 10 de novembro. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente com a secretaria pelo e-mail secretariacfld@gmail.com, pelo telefone (53) 3284-1680 ou no site do curso http://wp.ufpel.edu.br/ed/

     

     

  • Matemática a Distância seleciona tutores

    O curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas (CLMD/UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou edital para seleção de tutores a distância nas áreas de Ciências Humanas e Matemática. As inscrições serão recebidas até  sexta-feira (06), na sede do CLMD (Rua Gomes Carneiro, nº1, Campus Porto – Anglo, sala 302).

     

    Edital CLMD 05/2017 – Tutor a Distância (Ciências Humanas)

    Edital CLMD 06/2017 – Tutor a Distância (Matemática)

  • Licenciatura em Letras divulga resultado parcial do edital de seleção de tutores em Rosário do Sul

    A coordenação do curso de Licenciatura em Letras – Espanhol a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) torna público o resultado da primeira etapa do processo seletivo para a vaga de tutoria presencial em Rosário do Sul. A entrevista, referente à segunda etapa do processo seletivo, será realizada na quarta-feira (06), no polo de apoio presencial de Rosário do Sul.

    Resultado (1ª etapa) – Edital Letras-Espanhol 03/2017

    Edital Letras-Espanhol 03/2017 – Rosário do Sul 

  • Licenciatura em Matemática lança edital para seleção de tutores presenciais em Novo Hamburgo e Cachoeira do Sul

    O curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com as inscrições abertas para o edital de seleção de tutores presenciais. As oportunidades são para os polos de Novo Hamburgo (1 vaga) e Cachoeira do Sul (cadastro reserva). As inscrições serão recebidas no período de 04 a 12 de setembro, no respectivo polo de apoio presencial. A ficha de inscrição e os documentos comprobatórios, elencados no Edital, poderão também ser enviados, via Sedex, à coordenação do curso de Licenciatura em Matemática (Campus Porto – Anglo, rua Gomes Carneiro, nº1 – Pelotas/RS).

    Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão ter disponibilidade de atuar à noite; residir no município ao qual concorrem à vaga ou em região de fácil acesso; possuir graduação em Licenciatura em Matemática, vínculo com o serviço público e pelo menos um ano de experiência no magistério do Ensino Básico ou Superior. Demais informações estão disponíveis no Edital CLMD 04/2017.

    Edital CLMD 04/2017 – Tutoria Presencial: Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo

     

     

  • Coordenação da UAB/UFPel está em novo endereço

    A coordenação institucional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a secretaria e o setor de apoio tecnológico atendem ao público em novo endereço desde segunda-feira (28). As equipes, que antes atuavam no 3º andar do Centro de Engenharias (antiga Cotada), estão em processo de mudança para o prédio da Reitoria (rua Gomes Carneiro, nº1). Permanecem no espaço anterior (rua Benjamin Constant, 989) a coordenação do curso de Licenciatura em Filosofia a Distância; a Equipe Multidisciplinar, que gerencia as salas de webconferência e gravação de videoaulas; e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), projeto vinculado aos cursos de licenciatura a distância da UFPel.

    Por questões técnicas, o atendimento telefônico estará suspenso durante o período. Os setores prestam orientações à comunidade pessoalmente ou pelos endereços coordenacao.uab.ufpel@gmail.com (coordenação UAB), uab.ufpel.secretaria@gmail.com (secretaria UAB), suportemoodleufpel@gmail.com (setor tecnológico).

    ………………..

    Atualização (04/09/17)

    Desde segunda-feira (04), a secretaria, a coordenação e o setor tecnológico UAB/UFPel podem ser contactados pelo telefone (53) 3284-4068

  • Letras-Espanhol seleciona para vaga de tutor presencial em Rosário do Sul

    O curso de Licenciatura em Letras-Espanhol da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lança edital para a seleção de Tutor Presencial. A vaga é para atuação no polo de Rosário do Sul. As inscrições, com cópias digitalizadas dos documentos elencados no edital, serão recebidas de 23 a 28 de agosto de 2017, pelo e-mail coord.tutoria.fpele@gmail.com.

    Edital Tutoria Presencial – Rosário do Sul (Letras-Espanhol)