• logo ead ufpel
    Notícias
  • Licenciaturas EAD da UFPel recebem inscrições de portadores de diploma de Ensino Superior

    ead_portador_titulo20161Os cursos de Licenciatura em Filosofia e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na modalidade a distância, oferecem oportunidades de ingresso, no segundo semestre de 2006, para portadores de diploma de Ensino Superior. São 187 vagas pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), distribuídas em sete municípios. O período de inscrição será em 22 e 23 de setembro, das 14h às 20h, nos polos de apoio presencial.

    Para participar do processo seletivo, o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição, disponível no sistema Cobalto, e cópias autenticas dos documentos previstos no Edital. O critério de seleção será a média aritmética obtida no curso de Ensino Superior em que possui diplomação.

    Edital CRA/UFPel 021/2016 – Portador de Diploma – Ingresso UAB 2016/2 

  • Restinga Sêca: curso de Licenciatura em Matemática divulga resultado de processo seletivo

    O resultado final do Edital CLMD 05/2016, referente ao processo seletivo para bolsa de tutoria presencial do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está disponível para consulta. A oportunidade é para atuação no polo de apoio presencial de Restinga Sêca, em jornada de 20h semanais.

    Edital CLMD 05/2016 – Resultado Final (Tutoria Presencial – Restinga Sêca)

  • Tutoria Presencial: 2ª etapa do processo seletivo de Restinga Sêca será realizada em 13/09

    CLMDO curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), divulga as inscrições homologadas; os resultados parciais, referentes à etapa de análise curricular; e a data e horário das entrevistas para a seleção de tutor presencial do polo de Restinga Sêca. Os candidatos à bolsa de tutoria deverão comparecer no polo de apoio presencial no dia (13/09) e horário estipulados no edital. As entrevistas serão realizadas via Internet.

     

    Edital CLMD 05/2016 – Homologação das Inscrições

    Edital CLMD 05/2016 – Resultado Parcial (Análise de Currículo)

    Edital CLMD 05/2016 – Horário das Entrevistas

  • Período de matrículas para novos estudantes inicia-se na quarta-feira (31)

    As matrículas de novos estudantes nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Filosofia a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), serão realizadas a partir de quarta-feira (31), nos polos de apoio presencial indicados no momento da inscrição no processo seletivo. Os candidatos deverão comparecer no dia e horário previstos no Edital, de acordo com a modalidade escolhida (ampla concorrência ou ingresso por cotas).

    Para a solicitação de matrícula, os aprovados no processo seletivo deverão preencher ficha de cadastro, disponível no sistema Cobalto a partir das 12h de segunda-feira (29), e entregá-la no polo de apoio presencial juntamente com os documentos discriminados no Edital. O candidato que não comparecer ou não se fizer representar (mediante procuração com firma reconhecida em cartório), nos dias e horários estipulados, perderá o direito à vaga.

    O curso de Licenciatura em Matemática a Distância começará as atividades do segundo semestre em 14 de setembro.  Já o início das aulas do curso de Licenciatura em Filosofia a Distância será em 8 de setembro.

    Edital 018/2016 – Coordenação de Registros Acadêmicos – Matrículas UFPel/UAB 2016/2

  • Projetos de EAD integram a Semana do Folclore da UFPel

    semanadofolcloreO olhar sobre as características culturais das comunidades da região, uma das marcas dos projetos de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será compartilhado com os participantes da Semana do Folclore da UFPel. Desde 22 de agosto, Dia Mundial do Folclore, até sábado (27), o curso de Licenciatura em Educação do Campo a Distância e o Programa de Educação Tutorial (PET) – Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (Gape), vinculado ao curso de Pedagogia a Distância, difundem práticas pedagógicas que valorizam a diversidade cultural e a pluralidade nos espaços educacionais. Os projetos desenvolvidos na Coordenação de Programas de Educação a Distância (Cped) são aplicados na forma de oficinas e sessões de cinema sobre temas relacionados ao folclore.

    Com a proposta de formar educadores voltados às especificidades das comunidades tradicionais, o curso de Licenciatura em Educação do Campo desenvolve regularmente atividades de valorização da cultura popular. Pela sua inserção no imaginário regional, o folclore é integrante do currículo da formação de professores do campo. “Trabalhamos com questões de pluralidade e cultura. O folclore perpassa todo o conteúdo do curso”, comenta a professora da UFPel Rose Miranda. A abordagem é tão marcante no curso, exemplifica, que um grupo de seis estudantes atualmente se dedica à pesquisa sobre o folclore da cultura quilombola na região de Sobradinho – um dos quadro municípios em que o curso é atualmente oferecido pela UFPel.

    Leia mais: Curso de Licenciatura em Educação do Campo promove Feira de Ciências e Tecnologias

    Para a Semana do Folclore da UFPel, o curso de Licenciatura em Educação do Campo promoveu, na quinta-feira (25), no polo de apoio presencial de São José do Norte, o circuito de oficinas folclóricas. Atividades com jogos didáticos, contação de histórias do folclore brasileiro e brincadeiras tradicionais, como roda e amarelinha, foram organizadas nas escolas da rede pública de ensino.

    Personagem folclórico criado pelo PET/Gape (Créditos: Isabela Silva)

    Oficina de material didático sobre folclore na escola, na segunda-feira (22), e sessões do “Cine Escolar Folclórico”, na quinta-feira (25), também integraram a programação. As atividades foram ministradas pela equipe dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e do grupo PET/Gape. O trabalho com audiovisual abordou, no Cine UFPel, as histórias de “Saci”, “Sucupira” e “Iara”, entre outras personagens folclóricas. As sessões tiveram com público-alvo cerca de 80 crianças, do 1º ao 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Machado de Assis, de Pelotas/RS, instituição com a qual o PET/Gape possui parceria desde maio, por conta das iniciativas voltadas à educação popular.

    A proposta das atividades dos grupos de EAD na Semana do Folclore da UFPel é incentivar que os professores trabalhem em sala de aula com os elementos próprios da cultura, por meio da perspectiva do sujeito local. Com esse propósito, a produção de material didático e a representação das personagens foram elaboradas pelo PET/Gape, para respeitar os aspectos culturais da região. “Quando se lida com o que é próprio da cultura, do fazer, do sujeito do local, as pessoas se encontram, se apropriam muito mais do conhecimento. É muito mais relevante para o aprendizado”, explica a tutora do PET/Gape e coordenadora do curso de Pedagogia a Distância, Lílian Lorenzato.

    Iniciativa

    A Semana do Folclore da UFPel é coordenada pelo Núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk), vinculado ao curso de Licenciatura em Dança, como projeto de extensão permanente. Os grupos de Educação a Distância da UFPel integram as atividades desde a segunda edição do projeto. Inicialmente, participavam via webconferencia. Após, oficinas passaram a ser desenvolvidas nos polos de apoio presencial. Para esta edição, a integração com o evento passou a ser ampliada.  A Cped levará, no sábado (27), o grupo de estudantes de São José do Norte para Pelotas, a fim de que possa participar da oficina “Vivências práticas em Folclore Maranhense”, sobre Bumba-Meu-Boi, um dos elementos, incorporado aos blocos carnavalescos, que se relacionam com o imaginário local.

  • Processo seletivo para atuação no polo de Restinga Sêca está com as inscrições abertas

    Atualizado em 01/09/16, às 12h03 

    O curso de Licenciatura em Matemática a distância (CLMD) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou edital de seleção para provimento de bolsa de tutoria presencial. A oportunidade é para atuar no polo de apoio presencial de Restinga Sêca. As inscrições serão recebidas de 29 de agosto a 2 de setembro.

    Para participar do processo seletivo, os candidatos deverão entregar presencialmente a ficha de inscrição e os documentos comprobatórios na sede do curso de Licenciatura em Matemática a distância ou enviá-los via sedex (rua Gomes Carneiro, nº 1, Pelotas/RS, campus Anglo). Os requisitos para concorrer à bolsa de tutoria são: graduação em Licenciatura em Matemática; disponibilidade para atuar no polo de apoio presencial à noite; comprovação de um ano de experiência no magistério ou estar matriculado ou ter concluído curso de pós-graduação em Educação Matemática ou área afim. A jornada será de 20h semanais. As informações estão disponíveis no Edital CLMD 05/2016.

    Edital CLMD 05/2016 – Tutoria Presencial (Restinga Sêca)

    Retificação Edital CLMD 05/2016 (31/08/2016)

  • UFPel divulga lista de aprovados para ingresso nos cursos a distância

    nova-logo-uabOs resultados finais do processo seletivo para ingresso de novos acadêmicos em 2016/2 nos cursos de Licenciatura em Matemática e em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram divulgados na segunda-feira (22). A lista de aprovados está disponível no site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (Cpsi).

    Puderam concorreram às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio em 2015, 2014 e 2013. Mais de 820 foram homologados para as 730 vagas ofertadas, em 12 municípios.  A classificação é estabelecida conforme as notas disponibilizadas no banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

    Após a etapa de confirmação de matrículas, caso haja vagas desocupadas, a Coordenação de Programas de Educação a Distânica (CPed) lançará edital para ingresso de portadores de título.

    Resultado Final – Licenciatura em Filosofia

    Resultado Final – Licenciatura em Matemática 

  • Mais de 820 inscrições são homologadas no processo seletivo UAB/UFPel

    A lista de homologados do processo seletivo para ingresso de novos estudantes nos cursos de Licenciatura em Filosofia e em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), está disponível no site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI) desde segunda-feira (15). Mais de 820 candiduras concorrem às 730 vagas ofertadas, em 12 municípios, para ingresso no 2º semestre de 2016.

    A estimativa é de que o resultado do processo seletivo, conforme a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, 2014 ou 2013, seja divulgado na  sexta-feira (19). Ao final da etapa de confirmação de matrículas, caso haja vagas desocupadas, a Coordenação de Programas de Educação a Distânica (CPed) lançará edital para ingresso de portador de título.

     

  • Inscrições para ingresso em 2016/2 nos cursos EAD da UFPel encerram-se na sexta-feira (12)

    Universidade Aberta do Brasil

    Os cursos de Licenciatura em Filosofia e em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD) pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebem inscrições até sexta-feira (12). São oportunizadas 730 vagas em 12 municípios para ingresso no 2º semestre de 2016. Os interessados devem preencher formulário de solicitação nas secretarias dos polos de apoio presencial até as 21h de sexta-feira (12).

    Os requisitos são a conclusão do Ensino Médio (ou equivalente) e a obtenção de pelo menos 20% de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, 2014 ou 2015. Demais orientação para o processo seletivo estão disponíveis no site da Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso da UFPel.