Notícias
  • Vídeo: What the Health

    Neste documentário, Kip Andersen – criador do documentário Cowspiracy – mostra a relação entre algumas doenças humanas e o consumo de produtos de origem animal.

    (mais…)

  • Campanha Brasileish: #NãoMateTrate

    O Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal (Brasileish) e a ONG Arca Brasil lançaram uma campanha para orientar veterinários e tutores de cães a tratarem os animais com leishmaniose, ao invés de realizarem a eutanásia. (mais…)

  • Vídeo: Direitos dos animais

    No programa Conversa com Bial, da TV Globo, exibido no dia 01/08/2017, a geógrafa e educadora ambiental Elizabeth MacGregor, a bióloga Mara Marques e o ator João Vicente de Castro discutiram a questão dos direitos dos animais.

    (mais…)

  • Presidente do CFMV alerta sobre importância da prevenção da leishmaniose

    Benedito Fortes de Arruda

    Avanços na Medicina Veterinária continuam trazendo novas formas de controle a uma doença ainda negligenciada e de grande importância em saúde pública: a leishmaniose visceral (LV). Se antes a eutanásia era a única opção para todos os casos de diagnóstico positivo para a leishmaniose visceral canina (LVC), hoje é possível optar pelo tratamento do animal infectado. (mais…)

  • Sugestões do CFMV para consulta pública da WVA sobre bem-estar único

    Carolina Menkes

    O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) está atento ao bem-estar animal e reconhece sua importância para a saúde única, voltada aos animais, humanos e meio ambiente. No dia 19 de abril, o Conselho lançou a Campanha de Bem-estar Animal com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema e mostrar que cada um de nós tem papel importante na promoção do bem-estar animal, juntamente com o trabalho dos médicos veterinários e zootecnistas. (mais…)

  • Reflexão: PEC 304/17

    O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, a chamada PEC da Vaquejada – Proposta de emenda à Constituição 304/17. A PEC, que segue agora para a promulgação pela Mesa do Congresso Nacional, altera a Constituição para deixar claro que não são consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizam animais e que sejam registradas como manifestações do patrimônio cultural brasileiro. (mais…)

  • Campanha WAP: Mude a vida dos porcos

    A World Animal Protection está realizando uma campanha para melhorar a qualidade de vida dos suínos criados no Brasil, solicitando ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a criação de leis que proíbam práticas cruéis como a utilização de gaiolas para fêmeas em gestação e as mutilações sem anestesia. (mais…)