Início do conteúdo
SOBRE O PROJETO

O projeto “Vivências Teatrais em Escolas” é um projeto de extensão, coordenado pelas professoras Vanessa Caldeira Leite e Andrisa Kemel Zanella. Criado no ano de 2017, é vinculado ao Curso de Teatro-Licenciatura (CA/UFPel) e tem por objetivo desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica por meio de oficinas de teatro. Destaca-se também a intenção de despertar o gosto pelas artes em geral e, mais especificamente, apresentar a linguagem cênica como uma possibilidade de criação artística e fruição estética. E ainda, busca-se contribuir com a formação de indivíduos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com sua autoformação. Desde o seu início ele vem sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas do município de Pedro Osório.

O desejo em oferecer teatro para os seus estudantes foi o que motivou a professora Maria Fernanda Botelho, graduada em Artes Visuais, e a equipe diretiva a procurar caminhos para que isso acontecesse. Assim ocorreu a aproximação e a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Pedro Osório com o curso de Teatro-Licenciatura da UFPel. Diz-se “parceria” porque todos aprendem neste trânsito escola-universidade: os alunos da escola, que são o foco principal da aprendizagem; as professoras responsáveis pelo projeto, que acompanham todos os encontros; os ministrantes das oficinas, que estão estudando para serem professores de teatro, e as coordenadoras do projeto, que mantêm presença ativa com as realidades escolares para repensar suas práticas na formação de professores, no âmbito da universidade.

O projeto de extensão nestes quatro anos de atuação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas efetiva a interação direta e contínua entre a universidade e a comunidade, repercutindo na formação de professores e na formação artística e cultural da comunidade de Pedro Osório.