O projeto de extensão Vivências Teatrais em Escolas foi criado em 2017 pela professora Vanessa Caldeira Leite e está vinculado ao Curso de Teatro – Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPel). Desde 2019, conta com a atuação da professora Andrisa Kemel Zanella na coordenação adjunta do projeto.
O projeto tem como objetivo desenvolver as potencialidades criativas e expressivas de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica por meio de oficinas de teatro, ampliando o acesso à linguagem teatral e às experiências artísticas no contexto escolar. Busca também despertar o interesse pelas artes e contribuir para a formação de sujeitos mais críticos, reflexivos, participativos e comprometidos com seus processos de criação e aprendizagem.
As ações desenvolvidas compreendem oficinas de iniciação teatral, jogos de improvisação, práticas de expressão corporal e vocal, experiências de criação coletiva e ações de recepção teatral, entendendo o teatro como linguagem artística e campo de conhecimento. O projeto constitui também um espaço de formação inicial para estudantes do curso de Teatro-Licenciatura, fortalecendo a articulação entre extensão universitária, ensino e pesquisa.
Entre 2017 e 2023, as atividades foram realizadas junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, no município de Pedro Osório/RS, por meio de oficinas teatrais semanais destinadas a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A permanência continuada na escola possibilitou a consolidação de ações extensionistas articuladas à formação docente e à inserção da linguagem teatral no contexto escolar, contribuindo para o fortalecimento do ensino de Teatro no município.
A partir de 2024, o projeto redirecionou sua atuação para escolas públicas de Pelotas/RS que não contavam com professor(a) de Teatro em seus quadros docentes, buscando ampliar o acesso dos estudantes às experiências estéticas e culturais. Nesse contexto, o Colégio Estadual Cassiano do Nascimento tornou-se uma das escolas parceiras do projeto. Inicialmente, as ações estiveram vinculadas à disciplina eletiva de Teatro e, atualmente, acontecem junto ao Clube de Teatro da escola (iniciativa extracurricular criada pelos próprios estudantes com o objetivo de aprofundar suas experiências com a linguagem teatral). Além das oficinas semanais, são desenvolvidas ações de formação de público e recepção teatral, incluindo participação em espetáculos, oficinas e atividades promovidas pelo Curso de Teatro da UFPel.
Em 2026, o projeto ampliou sua atuação com a criação de um novo grupo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Brum de Azeredo, onde são realizadas oficinas semanais de iniciação teatral com estudantes do Ensino Fundamental II. Os encontros articulam acolhimento, práticas corporais e vocais, jogos teatrais, improvisação e momentos de partilha e reflexão sobre as experiências vividas, incluindo registros construídos coletivamente pelos participantes.
Ao longo de sua trajetória, o projeto reafirma a extensão universitária como espaço de encontro entre universidade e escola pública, promovendo experiências artísticas, formação docente e ampliação do acesso ao Teatro na educação básica.
