Encerramento de um ciclo

No dia 8 de dezembro de 2023 (sexta-feira), o projeto Vivências Teatrais em Escolas realizou seu fechamento na EMEF Getúlio Vargas, em Pedro Osório. Um dia repleto de emoções, reencontros, afetos e muito teatro! A turma deste ano construiu com auxílio e direção dos oficineiros Catarina Rassier, Raphael Ortolan e Jordan Picchear, o texto adaptado para a linguagem infanto-juvenil, Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare.
A partir de um processo colaborativo, onde todos podiam e deveriam participar das etapas da construção cênica, os alunos demonstraram interesse, dedicação, união e muito empenho em fazer acontecer. Propomos jogos, atividades de improviso e expressão corporal, além de bastante diálogo para que todos se sentissem acolhidos e importantes. Na ocasião, houve confraternização, entrega de certificado de gratidão ao município, momento em que o secretário de educação anunciou a contratação de professor de teatro a partir de março de 2024, para atender as 3 escolas municipais, além da presença de familiares, ex-alunos e um resultado cênico maravilhoso e mágico! A montagem teatral realizada demonstra que a prática teatral vai além do produto final, pois o processo ao longo do ano de trabalho promoveu aprendizagens para a vida de todos os envolvidos.
O teatro é sobre relações com as quais aprendemos e ensinamos. Os agradecimentos são muitos, pois através de pessoas incríveis que construímos as oficinas, os encontros semanais, reuniões e a apresentação.
O Vivências encerrou seu ciclo, ao final de 7 anos, junto a EMEF Getúlio Vargas, mas segue incentivando a contratação efetiva de um professor de teatro para o município. Compreender as necessidades das escolas e dos alunos da educação básica, é nosso dever como indivíduo e participante da sociedade.
Foram 7 anos de aulas de teatro fazendo a diferença na vida de inúmeros jovens, crianças, professores e familiares! O teatro é amor, escuta e transformação.

Agradecemos imensamente à todos os alunos das oficinas de teatro, às professoras coordenadoras do projeto Vanessa Caldeira Leite e Andrisa Kemel Zanella, juntamente a nossa fiel colaboradora Fernanda Botelho. Aos pais, amigos e familiares que apoiaram essa arte tão importante. Aos funcionários e professores da escola que também não mediram esforços para que tudo pudesse acontecer da forma mais linda possível.
Aos oficineiros, alunos e ex-alunos da graduação em Teatro Licenciatura da UFPel que se disponibilizaram a participar dessa trajetória tão especial.
Muito obrigada!

“O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir mundo de outras formas”
– Fernanda Montenegro

Catarina Rassier

Publicado em 20/12/2023, nas categorias Notícias, Sobre o Projeto.