O VI EIFI contará com 17 Simpósios Temáticos, sendo um deles direcionados aos jovens pesquisadores, exclusivos para discentes de graduação.
Os Simpósios Temáticos (STs) serão realizados em formato presencial nas manhãs dos dias 10 e 12 de dezembro. Haverá também a possibilidade de atividades híbridas ou totalmente online (síncronas), especificamente no dia 11 de dezembro, para os apresentadores que não residem no estado do Rio Grande do Sul.
As inscrições devem ser realizadas seguindo as regras da aba inscrições.
O arquivo contendo as normas para a submissão dos textos completos, com vistas à publicação dos trabalhos aprovados, será disponibilizado nesta página em breve.
ST1 – Ensino de História e História Pública: ler e escrever do manuscrito ao digital
Profa. Dra. Lisiane Sias Manke (PPGH/UFPel)
Profa. Dra. Marisa Massone (Facultad de Filosofía y Letras – UBA/Argentina)
Profa. Dra. Renata Braz Gonçalves (PPGH/FURG)
Este Simpósio Temático tem como objetivo refletir sobre as especificidades que envolvem a produção do conhecimento histórico, a apropriação e os sentidos da história para indivíduos e instituições. Assim, propõe congregar pesquisadores que investigam as funções e os usos públicos da história, a partir de práticas de leitura e escrita em diferentes ambientes. Busca, a partir de abordagens teóricas culturais, reunir pesquisas advindas, especialmente do campo do Ensino de História, mas também da História Pública, em diálogo com a História do Livro e da Leitura. No que tange aos suportes de circulação do conhecimento histórico, dos manuscritos aos digitais, (cadernos escolares, livros didáticos, jornais, revistas especializadas, livros literários, Wikipédia, e-books e outros), acolhe as investigações que se ocupam dos modos de produção, da análise do conteúdo, da circulação e dos usos. Ao considerar as práticas de escrita e leitura de textos históricos, em diversos formatos e gêneros, promovidas em instituições escolares ou não, a ênfase está na apropriação, ou seja, nos sentidos e significações que resultam dessas práticas. Assim, espera-se que o simpósio permita problematizar elementos do processo vivo e dinâmico que constitui a cultura histórica, frente aos processos de ensino e aprendizagem da disciplina escolar de História, assim como dos usos públicos da história, promovidos em distintos contextos e temporalidades.
ST 2 – Fontes, acervos históricos e metodologias: experiências de pesquisa no estudo de trajetórias
Profa. Dra. Márcia Janete Espig (PPGH/UFPel)
Profa. Dra. Caroline Tecchio (Unicentro)
Doutoranda Tatiana Carrilho Pastorini Torres (PPGH/UFPel)
O presente Simpósio Temático objetiva reunir pesquisas que tenham em comum o estudo sobre trajetórias, realizando um diálogo sobre diferentes tipos de fontes e acervos históricos, seus limites e possibilidades. A historiografia atual tem se valido de uma diversificada gama de fontes, o que complexifica o rigor metodológico da pesquisa. Para o estudo de trajetórias, não é diferente. Pode-se investigar personagens através dos fios e dos rastros deixados através de documentações variadas, tais como jornais, cartas, fotografias, livros, processos-crime ou documentos pessoais, dentre muitos outros. Cada tipologia de fonte demanda uma reflexão metodológica específica sobre a sua utilização para a produção de conhecimento histórico. Com o avanço da tecnologia e a difusão crescente de acervos digitais, somam-se novos suportes e novas possibilidades de pesquisa, podendo o/a historiador/a enfrentar dificuldades que oscilam entre a carência de informações sobre a trajetória em estudo ou o excesso de fontes e a consequente necessidade de selecionar. O presente ST vem contemplar, portanto, o debate metodológico que acompanha o ofício historiográfico, notadamente no estudo de trajetórias, em diferentes espaços e temporalidades históricas.
ST 3 – Revisitar o passado: as Idades Médias no presente
Profa. Dra. Daniele Gallindo Goncalves (PPGH/UFPel)
Prof. Dr. Lukas Gabriel Grzybowski (UEL)
Talvez a necessidade de se repensar o conceito de longa Idade Média nunca esteve tão premente em nossa sociedade. A todo tempo somos confrontados por “medievos”, em séries, filmes, jogos, obras literárias, mas também nos noticiários, na política, e, inclusive, nos prazeres da carne. Medieval é tanto a política repressiva do Estado, como a atração gastronômica Hipster; é tanto a disciplina estudada na graduação em história, como o devaneio racista de grupos conservadores. É conhecimento acadêmico e também estética midiática. Nesse sentido, o presente simpósio temático receberá contribuições que proponham (re)leituras da chamada Idade Média, desde seu clássico recorte temporal – séculos V ao XV – até a contemporaneidade através das múltiplas recepções do período pelas mais diversas mídias. Abrangendo várias espacialidades e temáticas, as contribuições submetidas para esse simpósio temático buscam compreender a fabricação de um período histórico bem como as reverberações no presente de tais análises. Relações de poder, gênero, ritual, corpo, mitos políticos, usos do passado, ficção, memória, medieval fantasia: todos esses são temas relevantes para a construção da troca a qual esse simpósio se propõe.
ST 4 – Ensino de História, Mídias, Tecnologias e Aprendizagens
Prof. Dr. Wilian Junior Bonete (PPGH/UFPEL)
Profa. Dra. Amanda Nunes Moreira (SEDUC/RS)
Doutoranda Natiele Gonçalves Mesquita (PPGH/UFPEL)
O ensino de história é um campo investigativo que contempla inúmeras temáticas cujo lócus é conhecimento histórico escolar em suas múltiplas dimensões. Conforme nos indica Circe Bittencourt (2014), diferentes articulações têm sido feitas por inúmeros pesquisadores e hoje podemos afirmar que existe um quadro muito rico de abordagens epistemológicas, metodológicas e temáticas que circundam o ensino de História. Não se trata de falar sobre o ensino de História ou como a História deve ser ensinada, mas sim de como “fazer a pesquisa em ensino de História”. Todavia, sabe-se que existem disputas e tensões que giram em torno dos seus sentidos, dos saberes, das memórias, das políticas curriculares, da produção de narrativas históricas e das relações entre cultura histórica e cultura escolar. Deste modo, o presente simpósio temático almeja acolher trabalhos que reflitam sobre os desafios do desenvolvimento de pesquisas sobre o ensino de história, as suas relações com conceitos como consciência histórica, cultura histórica, narrativa, identidade, práxis docente e discente, aprendizagem histórica, mídias e tecnologias. Além disso, o espaço também é aberto para reflexões que envolvam o ensino de História e suas relações com temas específicos como livros didáticos de História, recortes temáticos-temporais distintos, currículos de História, políticas públicas, gênero, educação para as relações étnico-raciais e diversidade cultural.
ST 5 – Estado, Poder e Autoritarismo na América Latina: percepções atuais
Prof. Dr. Charles Pereira Pennaforte (PPGH/UFPel)
Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra (PPGH/UFPel)
Prof. Dr. Robert Wagner Porto (DPHDM)
O presente Simpósio Temático, procura destacar aspectos importantes da história contemporânea da América Latina referente aos processos que levaram às rupturas democráticas em diversos países e, por esta razão, efetivaram perseguições e repressões em regimes autoritários. Desvelar, nesse cenário, memórias, aspectos, grupos que vivenciaram esse momento é fundamental para ressignificar proficuamente o nosso passado recente e ampliar nosso conhecimento histórico sobre esse rico mosaico. Ampliando o debate no sentido de abarcar análises que tenham como foco a participação ampla de trabalhadores, militares, políticos e demais sujeitos históricos que vivenciaram esse momento tensionado da histórica da América Latina torna-se fundamental para uma reflexão mais aprofundada da realidade contemporânea, sobretudo para refletir sobre a própria construção dessas memórias ainda em processo de disputa na sociedade.
ST 6 – História das Mulheres e Gênero
Profa. Dra. Lorena Almeida Gill (PPGH/UFPel)
Profa. Dra. Ana Clara Correa Henning (PPGD/UFPel)
Doutoranda Alice da Conceição Teixeira (PPGH/UFPel)
Doutoranda Caroline Cardoso da Silva (PPGH/UFPel)
O simpósio abrange debates relacionados à história das mulheres e ao gênero, a partir de abordagens diversas como raciais, de classe, geracionais, vinculadas a sexualidades e identidades. O grupo de estudos pretende enfocar casos de violências e assédios, mulheres no mercado de trabalho, demandas judiciais e lutas por direitos, mulheres nas ciências, resistências cotidianas, construção de redes, além de trajetórias femininas. A ideia é se ter um simpósio com múltiplas abordagens, que contribua para a construção de conhecimentos relacionados a diferentes áreas das ciências humanas.
ST 7 – História Social da Escravidão e do Pós-Abolição
Prof. Dr. Jonas M. Vargas (PPGH/UFPel)
Prof. Dr. Paulo R. S. Moreira (PPGH/UFPel e PPGH/FURG)
Profa. Dra. Claudia Daiane Garcia Molet (PPGH/UFPel)
Nas últimas décadas, a historiografia brasileira tem sido palco de um grande número de estudos sobre a histórica presença negra. Reunindo uma série de pesquisas com notáveis contribuições nacionais e internacionais e utilizando-se de um leque variado de fontes documentais, o panorama atual apresenta uma diversidade de temáticas e enfoques que vão desde a história social e econômica até os estudos de caráter mais político e cultural. Os movimentos negros e quilombolas contemporâneos, auxiliados por pesquisas acadêmicas recentes, tem exumado a presença histórica negra gaúcha, tentando denodadamente dissipar os miasmas identitários eurocêntricos e racistas que nos assombram até hoje. Nossa intenção nesse Simpósio é oferecer um espaço de diálogo entre pesquisadores e pesquisadoras que investiguem o amplo espectro da “história social da escravidão e do pós-abolição” sob seus mais diversos aspectos: genealogias & famílias, resistências, agências, associativismo (clubes, irmandades), imprensa, trajetórias/biografias, mundos do trabalho, inserções laborais, identidades sociais e étnicas, quilombos históricos e contemporâneos, tráfico.
ST 8 – Lugares de memória, patrimônio cultural e identidades
Prof. Dr. Darlan De M Marchi (PPGH/UFPel)
Profa. Dra. Jossana Peil Coelho (PPGMP/UFPel)
Profa. Dra. Olívia Silva Nery (PPGMP/UFPel)
Este simpósio temático tem como objetivo receber trabalhos que abordem diversas perspectivas relacionadas aos lugares de memória e ao patrimônio cultural, ressaltando suas relações com a formação da consciência histórica, na promoção do diálogo intercultural e na preservação da diversidade cultural. Através de uma abordagem crítica dos campos da memória social e do patrimônio, busca-se discutir a instituição de lugares de memória, as patrimonializações e as musealizações, ou seja, problematizando as políticas de memória e de esquecimento em diferentes contextos sociais, políticos e históricos. Além disso, pretende-se proporcionar espaço para diversas abordagens teóricas e metodológicas no estudo da preservação, conservação e gestão dos patrimônios culturais, contemplando temas como sustentabilidade, participação comunitária, turismo cultural, museologia e novas tecnologias digitais. Também são de interesse as intersecções entre patrimônio cultural, lugares de memória, usos do passado e os novos usos do patrimônio, tanto como ferramentas para fortalecer identidades e construir narrativas históricas, quanto em contextos de conflitos políticos e sociais.
ST 9 – História, Mídias e Cultura Pop: perspectivas em debate
Prof. Dr. Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho (UCPel)
Prof. Dr. Felipe Radünz Krüger (Rede Pública de Educação de Rio Grande)
Prof. Dr. Mario Marcello Neto (Colégio São José/Colégio Gonzaga)
Este ST visa contemplar a necessidade de ampliação do debate a respeito das mídias, da cultura pop e do entretenimento na História, uma temática que se insere dentro do escopo da linha de pesquisa “Imagens: Entre iconografia, cultura visual e intermidialidade”. A escolha é embasada na crescente importância de compreender como as mídias e a cultura pop têm moldado a sociedade ao longo do tempo. Estudos como de Stuart Hall (2018) sobre a cultura pop como um eco da identidade social; e a pesquisa de Douglas Kellner (2001), que trata da evolução das mídias e sua influência na narrativa histórica, destacam a relevância desse tema. Portanto, nosso intuito é promover um ambiente de debates sobre os mais variados aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas sobre mídias, entretenimento e cultura pop. Partindo do pressuposto de que as mídias e suas formas variadas de entretenimento são elementos substanciais no mundo contemporâneo, este ST pretende reunir pesquisas diversas sobre cinema, televisão, desenhos animados, dentro de uma amplitude teórica diversa que possa contribuir para o estudo desse campo no âmbito da história. Portanto, convidamos pesquisadores a contribuírem com suas pesquisas e reflexões para enriquecer nosso entendimento sobre as mídias, cultura pop e entretenimento na História. Nosso intuito é criar um espaço de diálogo multidisciplinar que permita explorar essas temáticas sob diversas perspectivas e enriquecer nosso conhecimento como um todo.
ST 10 – 60 anos do Golpe de 1964 e a ditadura empresarial-militar no Brasil: objetos, metodologias e embates no tempo presente
Profa. Dra. Alessandra Gasparotto (PPGH/UFPel)
Profa. Dra. Graciela Bonassa Garcia (UFRRJ)
Profa. Dra. Helen Scorsatto Ortiz (IFRS)
Este Simpósio Temático busca oportunizar a apresentação e a discussão de trabalhos de pesquisa que abordem temáticas vinculadas ao Golpe de 1964 e à ditadura empresarial-militar no Brasil, além de ser um espaço de reflexão e trocas sobre fontes e metodologias de pesquisa utilizadas. Serão contemplados estudos que abordem temáticas relacionadas ao processo que culminou com o Golpe e ao longo período ditatorial brasileiro, tais como: o suporte empresarial ao Golpe e à manutenção da ditadura; os contornos e as origens do apoio ao regime; o aparato repressivo e os diferentes grupos sociais atingidos (trabalhadores/as urbanos e rurais, camponeses/as, povos do campo, mulheres, povos indígenas, população negra, comunidade LGBTQIA+ etc); as resistências, os exílios e a clandestinidade; as graves violações de direitos humanos; a redemocratização e as lutas pela Anistia; as comissões da verdade (nacional, estaduais e no âmbito da sociedade civil); a justiça de transição no Brasil, o direito à memória e os debates e embates no tempo presente sobre o Golpe e a ditadura.
ST 11 – História e Imprensa: discussões metodológicas e exemplos de pesquisas
Prof. Dr. Aristeu Elisandro Machado Lopes (PPGH/UFPel)
Prof. Dr. Luis Carlos dos Passos Martins (PUCRS)
Doutorando Euler Fabres Zanetti (UFPel)
O presente simpósio temático tem por objetivo reunir pesquisas que tratam de estudos sobre a imprensa em suas relações com a história. A intenção é reunir pesquisadores e pesquisadoras, principalmente da área de História, proporcionando debates e trocas acadêmicas. Serão bem-vindos trabalhos que abordam discussões metodológicas, assim como exemplos de pesquisas concluídas ou em andamento com temas diversificados (compreendendo assuntos políticos, culturais, sociais, entre outros), recortes temporais diversos (do século XIX ao século XXI) e veículos variados (desde os pequenos periódicos aos jornais de ampla circulação, além das revistas de notícias e entretenimento).
ST 12 – História Política: diálogos possíveis
Profa. Dra. Letícia Sabina Wermeier Krilow (PPGH/UFPel),
Profa. Dra. Thaíze Ferreira da Luz (IFRS)
Doutorando Gustavo Henrique Kunsler Guimarães (Unisinos)
Doutorando Mateus José da Silva Santos (PPGH/UFPel)
Quando René Rémond (2003) nos aponta a direção de uma História Política chamada de “renovada” está nos indicando a possibilidade de uma abertura, ou seja, a possibilidade de interligar a História Política com outros campos da produção historiográfica e com outras disciplinas. Neste sentido, além da política, “o político” passa a ganhar destaque, observado tanto como o lugar de gestão das sociedades quanto uma variável importante na compreensão do desenvolvimento histórico. Dessa forma, o simpósio temático História Política: diálogos possíveis visa construir um espaço de debate com o objetivo de congregar trabalhos, já concluídos ou em andamento, que versam sobre as múltiplas abordagens e objetos de estudo no âmbito da História Política, assim como reflexões teórico-metodológicas acerca das fontes e objetos de estudo. Busca-se, com isso, estabelecer um diálogo profícuo entre os temas já clássicos da História Política (gênese e o desenvolvimento dos regimes e dos partidos políticos, elites políticas, eleições e campanhas eleitorais, propagandas e imaginários políticos, nações e nacionalismos, ideologias políticas, culturas políticas, trajetórias políticas, política externa, relações internacionais etc.) e outros campos da produção historiográfica ( história pública, história e mídias, história da educação etc.) e outras disciplinas (comunicação, sociologia, ciência política, antropologia etc.).
ST 13 – História Social do Crime: violência e práticas de justiça entre fronteiras e identidades
Profa. Dra. Mariana Flores da Cunha Thompson Flores (UFSM)
Doutoranda Geza Carús Guedes (PPGH/UFPEL)
Doutorando Vitor Wieth Porto (PPGH/UFPEL)
O presente simpósio temático visa contribuir e intensificar o debate já presente na historiografia brasileira no que se refere à História Social do Crime, através da reunião de pesquisadores do tema e do debate de seus trabalhos. Desse modo, o simpósio tem interesse em receber trabalhos que analisem o período entre os séculos XVI-XXI e que utilizem os mais variados tipos de fontes criminais, civis, periódicas e audiovisuais, para abordar aspectos diversos de manifestações de violência, práticas de justiça, controle e criminalidade, com especial atenção aos valores e costumes grupos populares, excluídos, em geral, de abordagens mais tradicionais. Nesse sentido, o cruzamento com o tema da fronteira se coloca na medida em que as investigações relacionam-se com a abordagem de diferentes atores, suas estratégias e redes de relações nas perspectivas das fronteiras identitárias, de gênero, de raça e geográficas; práticas privadas de justiça e suas intersecções e tensões com o Estado, principalmente durante seu período de construção e consolidação; a atuação do próprio Estado através das instituições e de seus agentes nos poderes executivo, legislativo e judiciário; entre outros. O simpósio busca proporcionar um ambiente de discussão a respeito das metodologias desenvolvidas pelos/as pesquisadores/as a partir dos inúmeros temas possíveis.
ST 14 – História da Punição no Brasil
Prof. Dr. Bruno Rotta Almeida (PPGH/UFPel);
Prof. Dr. Hugo Leonardo Rodrigues Santos (PPGD/UFAL);
Doutoranda Tamara Juriatti (PPGH/UFPel)
O Simpósio Temático “História da Punição no Brasil” busca congregar pesquisadores/as dedicados à história da punição, em suas várias abordagens sobre o delito, a lei penal, o policiamento e as prisões. A problematização está relacionada à dinâmica da performance das agências criminais, práticas de governo e atuações de instituições estatais e religiosas, a fim de averiguar as múltiplas facetas que envolvem o Estado, agentes e setores sociais e as respectivas interfaces a respeito dos impactos, importações, experiências, tensões e resistências em torno do contexto da punição no Brasil. A história da punição no Brasil acompanha as transformações estruturais, passando por mudanças nos códigos, nos delitos, nas penas, nas práticas ilegais, nas polícias, no sistema judiciário, nas instituições punitivas, nas organizações sociais e nas concepções teóricas, sendo estes cenários permeadas por relações de classe, raça, gênero e sexualidade. Através do estudo da punição é possível entender diversos aspectos sociais, jurídicos, políticos, culturais, econômicos e geográficos que se desdobram em muitas facetas na continentalidade do território brasileiro. Assim, buscamos congregar diferentes pesquisas sobre o tema, especialmente as de caráter interdisciplinar, buscando analisar suas especificidades e a sua relação com a problemática referida.
ST 15 – Religiões e religiosidades: fronteiras, saberes e identidades
Prof. Dr. Renan Santos Mattos (UFFS – Campus Erechim)
Prof. Dr. Mauro Dillmann (PPGH/UFPel)
Doutorando Marcelo Studinski (PPGH/UFPel)
O Simpósio Temático tem por objetivo reunir pesquisas que problematizem religiões e religiosidades em perspectiva histórica, considerando diversas fronteiras (geográficas, culturais, sociais, epistemológicas, políticas) que as (re)conformam em diferentes momentos, do passado ao presente. A historiografia tem avançado na problematização às diferentes formas de generalizações e essencialismos às vezes presentes em apressadas explicações sobre experiências humanas diante da fé e da crença e contribuído para a construção de argumentos e sentidos críticos aos processos e fenômenos religiosos. Importante considerar que pressupostos teórico-metodológicos consistentes têm sido promissores para a análise e para a melhor compreensão das diferentes manifestações e expressões religiosas de uma sociedade. O Simpósio busca agregar pesquisas sobre esse universo de investigações voltadas às religiões e religiosidades conjugados com outros diferentes temas e perspectivas dos campos social, político e cultural não apenas da História, mas também de outras disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. Desse modo, nossa intenção se volta ao enriquecimento do debate sobre como e por que, em diferentes contextos, grupos delimitam fronteiras identitárias-religiosas, atribuem sentidos aos modos de ser/existir/comemorar/festejar, expressam suas compreensões diante da vida, da morte, de outras experiências e se alteram, em processos harmônicos ou conflituosos, ao longo do tempo.
ST 16 – Jovens Pesquisadores
Coordenação: Discentes de mestrado e de doutorado do PPGH/UFPel
O presente simpósio temático é destinado, exclusivamente, para o recebimento de propostas de comunicação de discentes de graduação. Serão bem-vindas propostas de pesquisas em andamento desenvolvidas na área das Ciências Humanas, em especial no campo da história, com os mais variados temas e abordagens. O objetivo do simpósio é reunir pesquisadores e pesquisadoras da graduação e promover trocas acadêmicas com o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel.
ST 17 – Espaço, sociedade e territórios nas fronteiras coloniais do Extremo Sul
Profª Drª Eliane Cristina Deckmann Fleck (PPGH/UFPEL)
Prof. Dr. Artur H. Franco Barcelos (PPGEO/FURG)
Prof. Dr. Adriano Comissoli (PPGH/UFSM)
Nas últimas décadas, os estudos sobre o período colonial na América têm demonstrado uma significativa renovação. Isso se deve, em parte, ao incremento das temáticas indígenas e afro-americanas, que levou à releitura tanto da historiografia, quanto da documentação já conhecida e à exploração de um manancial de novas fontes. Emergiu desse processo uma visão que contempla uma multiplicidade de atores e desloca o protagonismo atribuído tradicionalmente às elites religiosas, políticas, econômicas e militares para outros agentes sociais. Observa-se também que os processos de desterritorialização e territorialização verificados nas possessões coloniais, mormente em situações de construção de fronteiras apontam para o desaparecimento de grupos humanos e, em muitos casos, o aparecimento de novas identidades, gestadas no contexto do avanço colonial. A administração política e militar, antes vista de cima, passou a contemplar análises sobre sujeitos de cargos e postos mais baixos, bem como sobre suas práticas e capacidade de adaptação e de negociação em tempos de fronteiras fluidas e móveis. Neste sentido, este Simpósio Temático tem como objetivo acolher trabalhos que tragam como temática os movimentos, as agências e os processos que permitam perceber a dinâmicas destes giros conceituais. Igualmente, serão bem-vindos os trabalhos que tratem das fontes para o período colonial e das continuidades e permanências que ensejam as propostas decoloniais em voga.