Shadow

APRESENTAÇÃO

A sexta edição do Encontro Internacional Fronteiras e Identidades dará continuidade ao evento internacional promovido pelo Programa de Pós-graduação em História da UFPEL. Desde sua primeira edição em 2012, este encontro tem como base o campo de concentração do PPGH/UFPEL: “Fronteiras e Identidades”, e tem se consolidado como uma referência para a discussão de temas afins nas ciências humanas, especialmente no sul do Brasil.

A última edição, realizada de forma remota em 2021 durante o período pandêmico da COVID-19, atraiu uma expressiva participação de pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. Agora, em 2024, o evento retorna presencialmente com a intenção de debater sobre a história, as memórias e os esquecimentos relacionados às efemérides que marcam estes primeiros anos da década de 2020.

Além dos temas gerais sobre identidades e fronteiras, nesta edição, pretendemos abrir um fórum de discussões centrado no centenário de eventos significativos dos anos 1920, com destaque para as tensões políticas e culturais da época e suas repercussões. Também buscamos promover debates sobre os 60 anos do Golpe de Estado de 1964 e suas consequências sociais e políticas no Brasil e em países vizinhos, assim como as políticas de memória relacionadas aos regimes ditatoriais na América Latina.

Por meio desses temas, o objetivo é fomentar o conhecimento histórico e historiográfico através do diálogo entre pesquisadoras e pesquisadores de diferentes partes do Brasil e do mundo, destacando novas pesquisas sobre a construção de identidades, tanto oficiais quanto não-oficiais, e os usos do passado em diferentes contextos temporais. Pretendemos discutir as funções sociais e culturais das celebrações e suas implicações historiográficas.

Com isso, esperamos que o Encontro Internacional Fronteiras e Identidades continue a ser um espaço enriquecedor para o intercâmbio acadêmico e a reflexão crítica sobre questões fundamentais para as ciências humanas.

 

Local das atividades:
Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS).
Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CEHUS) – segundo andar da Biblioteca das Ciências Sociais.
Instituto de Ciências Humanas (ICH) – Rua Alberto Rosa, 154.

 

Identidade visual para o VI EIFI. Artista Théo Gomes