Início do conteúdo
    Notícias
  • EXPOSIÇÃO VIRTUAL DO MALG INAUGURA NESTA QUINTA-FEIRA

    No dia 12 de abril, quinta-feira, inaugura a exposição Coleção Leopoldo Gotuzzo no Museu de Arte do Campus Virtual da UFPel no Vgrid.

    A mostra faz parte das ações do projeto de extensão da UFPel coordenado pela professora Juliana Angeli (Centro de Artes) e pelo professor Carlos Campani (Instituto de Física e Matemática) e propõe a realização de exposições virtuais ao longo de 2017 e 2018. O projeto está vinculado ao Projeto de Pesquisa V-Grad do Professor Carlos A.P. Campani.

    O Museu de Arte faz parte do ambiente virtual criado pelo projeto V-Grad, usando o software OpenSimulator, e que objetiva utilizar um ambiente virtual 3D para fins educacionais.

    A exposição Coleção Leopoldo Gotuzzo, com curadoria da professora Juliana Angeli, apresenta ao público um recorte da Coleção Leopoldo Gotuzzo, pertencente ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (MALG/CA/UFPel).

    São 28 obras, entre retratos, nus, naturezas mortas e paisagens realizadas por Gotuzzo no período compreendido entre 1905 e 1971, no Brasil e na Europa, possibilitando ao visitante fruir e conhecer a produção do artista ao longo de sua trajetória.

    Para visitar a exposição e fazer parte dessa experiência 3D, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel. Instruções detalhadas para criar uma conta no OSGRID, instalar o programa cliente Firestorm (exige computador com aceleração gráfica), logar-se na conta do OSGRID e teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas neste tutorial: https://www.slideshare.net/camp…/manual-de-uso-para-o-osgrid

    Coleção Leopoldo Gotuzzo

    De 12 a abril a 1º de julho de 2018

    Local: Museu de Arte do Campus Virtual da UFPel no VGRID

  • VISITA À MOSTRA “O UNIVERSO NAÏF DE MANOEL SOARES MAGALHÃES”

    No dia 31 de outubro, a aula da turma de Laboratório em Fotografia 2, da Profa. Juliana Angeli do Centro de Artes, consistiu em uma visita à exposição de Manoel Soares de Magalhães no Museu de Arte do Campus Virtual do VGrid. Em novembro teremos a exposição da turma de Laboratório em Fotografia 1.

  • INAUGURA A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE DO CAMPUS VIRTUAL 3D DA UFPEL NO VGRID

    No dia 19 de setembro, às 18h, será realizada a abertura de uma exposição diferente. O universo naïf de Manoel Soares Magalhães” acontece no mundo virtual, no Museu de Arte do Campus Virtual 3D da UFPel no VGRID.

    A exposição faz parte do calendário do projeto de extensão “Exposições de Arte no Ambiente Virtual 3D do VGRID”, coordenado pela Professora Juliana Angeli do Centro de Artes e pelo Professor Carlos Campani do Instituto de Física e Matemática, e que propõe a realização de exposições virtuais ao longo de 2017 e 2018. Estão previstas mostras de artistas da cidade, de alunos do Centro de Artes e do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, do Centro de Artes da UFPel. Este projeto está vinculado ao Projeto de Pesquisa V-Grad do Professor Carlos A.P. Campani. O Museu de Arte faz parte do ambiente virtual criado pelo projeto V-Grad, usando o software OpenSimulator, e que objetiva utilizar um ambiente virtual 3D para fins educacionais.

    O universo naïf de Manoel Soares Magalhães” ficará em cartaz até o dia 19 de novembro deste ano. Natural de Pelotas, Manoel é artista visual, jornalista, escritor e roteirista de cinema. A exposição apresenta 12 obras do artista e texto de apresentação de Arnoldo Walter Doberstein (Doutor em História pela PUCRS e pesquisador do ICES – Instituto Cultural Emílio Sessa). Como em uma exposição tradicional, o visitante pode circular no ambiente, visualizar as obras e interagir com outros visitantes. Além disso, é possível, clicando sobre os quadros ou no painel de entrada do Museu obter informações sobre o artista e sobre as obras.

    Para fazer parte dessa experiência 3D, basta criar uma conta no servidor público OSGRID e teleportar-se para dentro do ambiente virtual da UFPel. Instruções detalhadas para criar uma conta no OSGRID, instalar o programa cliente Firestorm (exige computador com aceleração gráfica), logar-se na conta do OSGRID e teleportar-se para o ambiente do VGRID podem ser encontradas neste tutorial: https://www.slideshare.net/campani/manual-de-uso-para-o-osgrid

  • VGRID COMPLETAMENTE CONFIGURADO

    A partir de hoje, o VGRID encontra-se em funcionamento completo, encerrando a sua fase experimental. O grid foi configurado com liberação do acesso externo aos prédios da UFPel (que já vinha funcionando há algum tempo) e acesso nos seguintes prédios: Anglo; FAURB; Mercosul; Centro de Artes/IAD; ICH/FaE; e MALG. Infelizmente, problemas técnicos impediram a liberação do grid no Campus de Capão do Leão, onde, inicialmente, não estão programadas atividades. Caso seja constatado algum problema de acesso em algum destes prédios, ou haja interesse no acesso em algum prédio que não esteja listado acima, solicitamos que entre em contato pelo e-mail: carlos.a.p.campani arroba gmail.com