Esta página apresenta os documentos orientadores produzidos pelo Comitê UFPel Digital, Pró-Reitorias e o Núcleo de Apoio a
Tecnologias Educacionais (NATE):
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
– Modelo de Plano de Ensino para o Calendário Alternativo.
ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS
– Orientações para acesso ao e-AULA e recomendações para atuação discente.
ORIENTAÇÕES INTEGRAÇÃO COBALTO x e-AULA
– Orientações para da funcionalidade do Cobalto “Turmas no e-AULA” (acessar dentro do COBALTO “Professor → Cadastro → Turmas no e-AULA”). Nesta funcionalidade o professor pode gerenciar a atualização da(s) turma(s) no e-AULA como também realizar a inserção de monitores. Acesse também o vídeo 12 da seção abaixo.
ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AO E-AULA
– Orientações para acesso ao e-AULA: Plataforma de Apoio ao Ensino Remoto e Presencial da UFPel;
– Orientações em vídeo sobre a plataforma e-aula (detalhes sobre a interface, perfil, mostrar/ocultar disciplina, backup/restauração, editor e outras informações):
- e-AULA – Acesso e detalhes de interface do novo Moodle (01);
- e-AULA – Menu para acesso ao perfil e mudar papel (02);
- e-AULA – Detalhes na interface do novo Moodle (03);
- e-AULA – Ocultar e mostrar uma disciplina (04);
- e-AULA – Alterando o perfil (05);
- e-AULA – Backup cópia de uma disciplina curso no AVA Institucional (06);
- e-AULA – Restaurar um backup no e-AULA (07);
- e-AULA – Módulo de integração Cobalto versus e-AULA (08);
- e-AULA – Editor padrão no e-AULA e como alterar para o editor idêntico ao do AVA Institucional (09);
- e-AULA – Integração do sistema de webconferência com o e-AULA (10) (link provisório)
- e-AULA – Sugestão de estrutura para uma disciplina (11) (link provisório)
- e-AULA – Inclusão de monitores no e-AULA (12)(link provisório)
- e-AULA – Conceitos iniciais – Contribuição Prof. Gerson CA/UFPel (13)(link provisório) Slides
- e-AULA – Registro de frequência – Moodle (15)(link provisório)
ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO WEBCONF UFPEL
– Orientações para o uso do sistema de webconferência da UFPel. Também são disponibilizados diversos vídeos:
- Como acessar o serviço e criar salas de webconferência;
- Funcionalidades básicas da sala de webconferência;
- Como administrar a sala em uma sessão de webconferência;
- Como gerenciar as gravações da sessões de webconferência;
- Como participar de um sessão de webconferência;
- Dicas de melhores práticas no uso do serviço de webconferência;
- Novidades: aprovação de participantes, senhas nas salas e lista de gravações;
- Como realizar o download das gravações do sistema de webconferência.
CANAL DE ATENDIMENTO PARA DOCENTES E ALUNOS
Para relato de dúvidas, sugestões ou reclamações utilize o sistema de atendimento, escolha a área graduação ou pós-graduação e o tópico “Ambiente e-AULA“.
O sistema de atendimento está disponível em:
https://atendimento.ufpel.edu.br/