Por Superávit Caseiro

Seguindo o calendário do Conselho de Política Monetária do Banco Central (Copom), acontece amanhã e quarta-feira reunião que define a nova taxa básica de juros. Apesar do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ter acenado na semana passada para uma nova alta de 0,25%, a maior parte dos investidores, de acordo com o site Seu Dinheiro, acredita na manutenção da taxa em 13,75% ao ano. Já se o aumento cogitado por Neto for confirmado, a taxa passa para 14%.

O principal motivo para os investidores acreditarem na manutenção da taxa é uma leve queda na taxa de inflação. Porém, o presidente do BC afirmou na semana passada que a batalha contra a inflação ainda está em andamento e que o cenário é de instabilidade. Segundo o Seu Dinheiro, na véspera do pronunciamento 15% apostavam em um ajuste, enquanto 81% apostavam na manutenção da taxa. Após a fala de Campos Neto, o número de investidores que acreditam que a Selic chegue aos 14% na reunião de terça e quarta-feira dobrou, chegando aos 30%.

A taxa Selic é a taxa básica de juros e é a referência para calcular o juro pago desde taxa de crédito consignado até investimentos na renda fixa. Por isso, além de interessar aos investidores e aos profissionais do mercado financeiro, a taxa afeta a vida de toda a população que faz uso de empréstimos, crediário e outros tipos de pagamentos e recebimentos de forma parcelada.