Por Naiane Konradt/Superávit Caseiro

Segundo estudo mensal feito por economistas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) divulgado nesta quarta-feira,1, os alimentos básicos do café da manhã tradicional dos brasileiros vão ficar inacessíveis para algumas famílias de baixa renda. Isso poque o preço destes itens estão acima da inflação.

A pesquisa mostrou que o pãozinho francês teve aumento de 13,1%, a margarina de 22,2% e o leite de 23,4%, acima da inflação. Já o café em pó teve um aumento considerável, chegando a 65,7%.  No total, o valor do café da manhã como um todo alcançou alta de 32,16% no período de 12 meses, com todos os itens acima da inflação, conforme dados referentes ao Índice Geral de Preços ao Consumidor (IPCA). No mesmo período, outros produtos também tiveram alta significativa, como o tomate (103,26%), o café em pó (67,53%) e a batata-inglesa (63,4%). A cesta básica ficou 28,9% mais cara.

Infelizmente, os mais afetados serão os brasileiros de baixa renda. Com os aumentos fica cada vez mais difícil consumir estes produtos, que para muitos, se tornou artigo de luxo.