Início do conteúdo
Histórico

Histórico da Unidade de TIC da UFPel

NPD / CPD

Centro de Informática

CGIC / CTI / PROGIC / SGTIC

1991

Centro de Informática

O Centro de Processamento de Dados passa a denominar-se Centro de Informática (CI).

1992

Encontro de Informática

Realizado o I Encontro de Informática da UFPel, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), atualmente, Agência da Lagoa Mirim. Na foto, o analista de TI Francisco P. M. Rodrigues.

1993

IBM-4381

Por conta da Fase I do Projeto Cone Sul, que interligou as principais universidades do interior do RS, culminando com a conexão de 60 terminais na UFPel, houve a substituição do IBM 4341 por uma CPU IBM 4381, com 16 Mbytes de RAM e 8 Gbytes de memória em discos. Destaca-se nessa época, ainda, a aquisição de uma impressora a laser IBM 3827 de última geração.

1993

Interligação com a BITNET

A contratação de um canal Transdata da Embratel proporciona a interligação à rede BITNET, disponibilizando o serviço de correio eletrônico (e-mail) à comunidade universitária. A UFPel é identificada na rede pelo domínio @BRUFPEL.

1993

Infraestrutura de conectividade

De acordo com o Sistema de Patrimônio, em 1993 foram registradas as primeiras placas de rede para conexão com cabos coaxiais.
Houve, também, a expansão da rede de terminais do IBM 4341 para 60 terminais, alocados em diversas unidades da UFPel, ampliando o acesso da comunidade aos recursos computacionais do mainframe e aos serviços de rede.

1994

Conexão com a Internet

A UFPel interliga-se à Rede Tchê, denominação da rede de computadores que conectava as universidades e centros de pesquisas localizados no Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando à comunidade acadêmica o acesso irrestrito à Internet.

1995

UFPel na World Wide Web

O Grupo de Gerência de Redes do Centro de Informática disponibiliza o primeiro servidor WWW da Universidade, para hospedagem da “home page” institucional da UFPel, bem como de páginas pessoais dos usuários. No registro da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel: analista de TI Bayard Centeno (diretor do CI), prof. Élio Paulo Zonta (diretor do IFM), prof. Alexandre Gonçalves (diretor da FVet) e os analistas de TI Roger Trarbach e Henrique Vianna.

1995

Servidores de rede

De acordo com o Sistema de Patrimônio, no biênio 1995-1996, foram registrados os primeiros servidores de rede da UFPel.

1997

Expansão da fibra óptica no câmpus do Capão do Leão

Considerando-se a infraestrutura existente na época, no biênio 1997-1998, tornou-se possível a expansão da fibra óptica no câmpus do Capão do Leão..

1999

Rede local UFPelNet

O próximo passo foi a interligação do câmpus do Capão do Leão.

2000

Manutenção

Devido a crescente demanda pela manutenção dos microcomputadores, teve início um grupo de atendimento, vinculado à Seção de Produção e Manutenção do Centro de Informática (CI), formado por um aluno estagiário do Curso de Eletrônica do IFSul, dois servidores do CI e mais dois de outras unidades.

2001

Primeiros switches ethernet

Com a aquisição dos primeiros switches ethernet implementaram-se as demais conectividades.

2002

Expansão dos servidores

De acordo com o Sistema de Patrimônio, em 2002 houve a aquisição de novos servidores para a expansão dos serviços.

2002

Primeiros sistemas Web

A aquisição de novos servidores possibilita o início do desenvolvimento de sistemas Web, utilizando linguagem PHP e bancos de dados MySQL e PostgreSQL. Entre os primeiros sistemas desenvolvidos estão o controle de Portarias, o sistema do Vestibular e um sistema de publicação de notícias para os sites.

2003

Gestão Online (GOL)

Com a iminente desativação do computador IBM de grande porte do Centro de Informática, que estava se tornando obsoleto, e com alto custo de manutenção, a Profª Rozane da Silveira Alves iniciou o desenvolvimento de um novo sistema de gestão acadêmica, instalado em um servidor de rede, que poderia ser acessado por meio da internet. Posteriormente, o sistema foi denominado de Gestão Online (GOL), ampliado e adequado ao crescimento da Universidade, utilizando alunos-estagiários dos cursos da área de Informática da UFPEL, UCPel e IFSUL, priorizando apresentar uma interface de uso intuitivo e de fácil acesso à comunidade acadêmica.

2003

Switches gerenciáveis

Infraestrutura que possibilitou nova expansão na rede.

2006

RECOP (Pelotas)

Início das ações visando a interligação da UFPel à Rede Metropolitana de Pelotas – RECOP – versão local da Redecomep nacional, iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

2007

Servidores para disponibilização do Sistema SIE

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) foi um projeto apoiado pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e pelo Ministério da Educação (MEC) no período de 2000 a 2008.

2008

Seminário Interno do Centro de Informática

Realizado em agosto de 2008, nas dependências do Centro de Informática no câmpus Capão do Leão, o I Seminário Interno de autoavaliação da unidade de TIC. Na foto, os colegas Bayard Centeno e Adenauer Yamin.

2008

Seminário Interno do Centro de Informática

Na foto, o colega Alfredo Tillmann apresentando o SIE (Sistema de Informações Educacionais).

2008

Seminário Interno do Centro de Informática

Na foto, o colega Lúcio Tavares apresentando um sistema em desenvolvimento.

2008

WordPress Institucional

Visando atender a crescente demanda por websites institucionais, o Centro de Informática adota o software livre WordPress como solução de hospedagem, proporcionando maior agilidade e autonomia às unidades acadêmicas e administrativas para criarem seus sites.

2008

SAUI

Nesse mesmo ano foi implantado o Sistema de Apoio a Usuários de Informática (SAUI), que pode ser considerado o marco inicial do Atendimento UFPel.

2010

COBALTO

Objetivando essencialmente a integração dos sistemas existentes, o Cobalto foi concebido como uma inovação tecnológica, valendo-se de padrões e aspectos, tais como a modelagem de dados e a gestão ágil de desenvolvimento, dentre outros.
O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização do software livre e integra por meio de “módulos”, as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel.