Início do conteúdo
Histórico

Histórico da Unidade de TIC da UFPel

NPD / CPD

Centro de Informática

CGIC / CTI / PROGIC / SGTIC

1976

Criação do NPD

A UFPel designa um coordenador e cria o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), como órgão suplementar do Instituto de Física e Matemática (IFM).

1977

Aquisição do IBM-1130

A UFPel recebe da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um computador IBM 1130 (16KB de RAM e 6MB de memória em disco) por meio de um projeto do IFM enviado à Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico (CAPRE). Na foto, o colega Jony Telechi Silveira (Tuca).

1978

Primeiros usuários

A Secretaria Geral de Cursos (Pró-Reitoria Acadêmica) e o Departamento de Pessoal (Pró-Reitoria Administrativa) foram os primeiros demandantes, respectivamente, do Sistema Acadêmico (em FORTRAN) e da Folha de Pagamento (em COBOL).

1982

Redenominação a CPD

Devido ao acréscimo da demanda de serviços prestados às unidades acadêmicas e administrativas, o NPD passa a vincular-se ao Gabinete do Reitor, como Centro de Processamento de Dados (CPD). Em substituição ao IBM 1130, é instalado um mainframe IBM 360 doado pela Universidade Federal do Paraná. Foto (Em pé: Sandokan, Ademir, Borges, Jorge Espiga, Adair, Tuca, Humberto, João Baptista, Guilherme, Bayard, Osantos, Gil e Cláudio Di Muro. Sentadas: Cristina, Sônia, Tereza, Rozane e Vera).

1983

SID 5800

Aquisição de um minicomputador SID 5800 com 512kB de RAM, 160MB em disco e 8 terminais, dedicado ao desenvolvimento de sistemas administrativos, em linguagem COBOL (foto da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel). Na foto, as colegas Vera Regina Soares e Rozane da Silveira Alves.

1983

Desenvolvimento de sistemas no SID

Aqui relembra-se o analista de TI Bayard Silva Centeno, operando um terminal do SID 5800 (foto da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel).

1983

Aquisição dos primeiros micros pela UFPel

De acordo com o Sistema de Patrimônio, além do SID 5800, no biênio 1983-1984, foram efetivados os primeiros registros de microcomputadores na Universidade.

1987

O primeiro PC

Em 1987, foi registrado o primeiro PC da UFPel. Tratava-se de Itautec I-7000 (clone nacional do IBM PC-XT).

1987

Secretaria Geral dos Cursos (SGC)

Neste registro da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel vê-se parte da equipe da Secretaria Geral dos Cursos (Pró-Reitoria de Graduação e Assistência), operando um CP-500. Na foto, as colegas Neida Monks, Joanna Darc Marcello e Maria Regina Larangeira.

1988

Seção de Registro Institucional do CPD

Nesta foto da mesma Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel registra-se o aporte de um Apple IIe ao titular da Seção de Registro Institucional (Econ. Cleberto Miranda).

1988

Uso do PC-XT como emulador de terminal

Aqui relembra-se o colega Francisco Antunes Fossati, da Secretaria Geral dos Cursos (Pró-Reitoria de Graduação e Assistência), operando um PC-XT como emulador de terminal do mainframe (foto da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel).

1988

IBM 4341

Através de projeto UFPel-FURG, com recursos do SESU-MEC, é adquirido um mainframe IBM 4341/M02 com 8MB de memória principal e 3,2GB em discos magnéticos.

1988

CYBER 930 (Radar)

Para equipar o Radar Meteorológico são adquiridos um computador CDC CYBER 930 com 16MB de RAM, 2,4GB em disco, duas estações de trabalho e dezenove microcomputadores.

1989

Laboratório de Pesquisas em Educação

Além do Radar, ampliando o interesse pela descentralização e reorganização de espaços destinados à infraestrutura computacional na Instituição, apontam-se: o Centro de Pesquisas Epidemiológicas (FaMed), a Seção de Tecnologia Educacional (PRG), o Departamento de Finanças e Contabilidade (PRA) e o Laboratório de Pesquisas em Educação (LaPE-FaE), coordenado por analistas de TI da UFPel, e que atendeu às aulas práticas de Linguagem LOGO ministradas no primeiro Curso de Especialização em Informática na Educação, promovido conjuntamente pela UFPel e UFRGS, entre 1988 e 1990 (foto da Coleção CCS / Memória da UFPel).

1989

Primeira impressora compatível com micros

De acordo com o Sistema de Patrimônio, no biênio 1989-1990, foi registrada a primeira impressora compatível com os microcomputadores da época. Tratava-se de uma Rima XT 180.