Histórico da Unidade de TIC da UFPel
1976
Criação do NPD
A UFPel designa um coordenador e cria o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), como órgão suplementar do Instituto de Física e Matemática (IFM).
1977
Aquisição do IBM-1130
A UFPel recebe da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um computador IBM 1130 (16KB de RAM e 6MB de memória em disco) por meio de um projeto do IFM enviado à Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico (CAPRE). Na foto, o colega Jony Telechi Silveira (Tuca).
1978
Primeiros usuários
A Secretaria Geral de Cursos (Pró-Reitoria Acadêmica) e o Departamento de Pessoal (Pró-Reitoria Administrativa) foram os primeiros demandantes, respectivamente, do Sistema Acadêmico (em FORTRAN) e da Folha de Pagamento (em COBOL).
1982
Redenominação a CPD
Devido ao acréscimo da demanda de serviços prestados às unidades acadêmicas e administrativas, o NPD passa a vincular-se ao Gabinete do Reitor, como Centro de Processamento de Dados (CPD). Em substituição ao IBM 1130, é instalado um mainframe IBM 360 doado pela Universidade Federal do Paraná. Foto (Em pé: Sandokan, Ademir, Borges, Jorge Espiga, Adair, Tuca, Humberto, João Baptista, Guilherme, Bayard, Osantos, Gil e Cláudio Di Muro. Sentadas: Cristina, Sônia, Tereza, Rozane e Vera).
1983
SID 5800
Aquisição de um minicomputador SID 5800 com 512kB de RAM, 160MB em disco e 8 terminais, dedicado ao desenvolvimento de sistemas administrativos, em linguagem COBOL (foto da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel). Na foto, as colegas Vera Regina Soares e Rozane da Silveira Alves.
1983
Desenvolvimento de sistemas no SID
Aqui relembra-se o analista de TI Bayard Silva Centeno, operando um terminal do SID 5800 (foto da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel).
1983
Aquisição dos primeiros micros pela UFPel
De acordo com o Sistema de Patrimônio, além do SID 5800, no biênio 1983-1984, foram efetivados os primeiros registros de microcomputadores na Universidade.
1987
O primeiro PC
Em 1987, foi registrado o primeiro PC da UFPel. Tratava-se de Itautec I-7000 (clone nacional do IBM PC-XT).
1987
Secretaria Geral dos Cursos (SGC)
Neste registro da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel vê-se parte da equipe da Secretaria Geral dos Cursos (Pró-Reitoria de Graduação e Assistência), operando um CP-500. Na foto, as colegas Neida Monks, Joanna Darc Marcello e Maria Regina Larangeira.
1988
Seção de Registro Institucional do CPD
Nesta foto da mesma Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel registra-se o aporte de um Apple IIe ao titular da Seção de Registro Institucional (Econ. Cleberto Miranda).
1988
Uso do PC-XT como emulador de terminal
Aqui relembra-se o colega Francisco Antunes Fossati, da Secretaria Geral dos Cursos (Pró-Reitoria de Graduação e Assistência), operando um PC-XT como emulador de terminal do mainframe (foto da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel).
1988
IBM 4341
Através de projeto UFPel-FURG, com recursos do SESU-MEC, é adquirido um mainframe IBM 4341/M02 com 8MB de memória principal e 3,2GB em discos magnéticos.
1988
CYBER 930 (Radar)
Para equipar o Radar Meteorológico são adquiridos um computador CDC CYBER 930 com 16MB de RAM, 2,4GB em disco, duas estações de trabalho e dezenove microcomputadores.
1989
Laboratório de Pesquisas em Educação
Além do Radar, ampliando o interesse pela descentralização e reorganização de espaços destinados à infraestrutura computacional na Instituição, apontam-se: o Centro de Pesquisas Epidemiológicas (FaMed), a Seção de Tecnologia Educacional (PRG), o Departamento de Finanças e Contabilidade (PRA) e o Laboratório de Pesquisas em Educação (LaPE-FaE), coordenado por analistas de TI da UFPel, e que atendeu às aulas práticas de Linguagem LOGO ministradas no primeiro Curso de Especialização em Informática na Educação, promovido conjuntamente pela UFPel e UFRGS, entre 1988 e 1990 (foto da Coleção CCS / Memória da UFPel).
1989
Primeira impressora compatível com micros
De acordo com o Sistema de Patrimônio, no biênio 1989-1990, foi registrada a primeira impressora compatível com os microcomputadores da época. Tratava-se de uma Rima XT 180.
1991
Centro de Informática
O Centro de Processamento de Dados passa a denominar-se Centro de Informática (CI).
1992
Encontro de Informática
Realizado o I Encontro de Informática da UFPel, no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), atualmente, Agência da Lagoa Mirim. Na foto, o analista de TI Francisco P. M. Rodrigues.
1993
IBM-4381
Por conta da Fase I do Projeto Cone Sul, que interligou as principais universidades do interior do RS, culminando com a conexão de 60 terminais na UFPel, houve a substituição do IBM 4341 por uma CPU IBM 4381, com 16 Mbytes de RAM e 8 Gbytes de memória em discos. Destaca-se nessa época, ainda, a aquisição de uma impressora a laser IBM 3827 de última geração.
1993
Infraestrutura de conectividade
De acordo com o Sistema de Patrimônio, em 1993 foram registradas as primeiras placas de rede para conexão com cabos coaxiais.
Houve, também, a expansão da rede de terminais do IBM 4341 para 60 terminais, alocados em diversas unidades da UFPel, ampliando o acesso da comunidade aos recursos computacionais do mainframe e aos serviços de rede.
1994
Conexão com a Internet
A UFPel interliga-se à Rede Tchê, denominação da rede de computadores que conectava as universidades e centros de pesquisas localizados no Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando à comunidade acadêmica o acesso irrestrito à Internet.
1995
UFPel na World Wide Web
O Grupo de Gerência de Redes do Centro de Informática disponibiliza o primeiro servidor WWW da Universidade, para hospedagem da “home page” institucional da UFPel, bem como de páginas pessoais dos usuários. No registro da Coleção CCS / Fototeca Memória da UFPel: analista de TI Bayard Centeno (diretor do CI), prof. Élio Paulo Zonta (diretor do IFM), prof. Alexandre Gonçalves (diretor da FVet) e os analistas de TI Roger Trarbach e Henrique Vianna.
1995
Servidores de rede
De acordo com o Sistema de Patrimônio, no biênio 1995-1996, foram registrados os primeiros servidores de rede da UFPel.
1997
Expansão da fibra óptica no câmpus do Capão do Leão
Considerando-se a infraestrutura existente na época, no biênio 1997-1998, tornou-se possível a expansão da fibra óptica no câmpus do Capão do Leão..
1999
Rede local UFPelNet
O próximo passo foi a interligação do câmpus do Capão do Leão.
2000
Manutenção
Devido a crescente demanda pela manutenção dos microcomputadores, teve início um grupo de atendimento, vinculado à Seção de Produção e Manutenção do Centro de Informática (CI), formado por um aluno estagiário do Curso de Eletrônica do IFSul, dois servidores do CI e mais dois de outras unidades.
2001
Primeiros switches ethernet
Com a aquisição dos primeiros switches ethernet implementaram-se as demais conectividades.
2002
Expansão dos servidores
De acordo com o Sistema de Patrimônio, em 2002 houve a aquisição de novos servidores para a expansão dos serviços.
2002
Primeiros sistemas Web
A aquisição de novos servidores possibilita o início do desenvolvimento de sistemas Web, utilizando linguagem PHP e bancos de dados MySQL e PostgreSQL. Entre os primeiros sistemas desenvolvidos estão o controle de Portarias, o sistema do Vestibular e um sistema de publicação de notícias para os sites.
2003
Gestão Online (GOL)
Com a iminente desativação do computador IBM de grande porte do Centro de Informática, que estava se tornando obsoleto, e com alto custo de manutenção, a Profª Rozane da Silveira Alves iniciou o desenvolvimento de um novo sistema de gestão acadêmica, instalado em um servidor de rede, que poderia ser acessado por meio da internet. Posteriormente, o sistema foi denominado de Gestão Online (GOL), ampliado e adequado ao crescimento da Universidade, utilizando alunos-estagiários dos cursos da área de Informática da UFPEL, UCPel e IFSUL, priorizando apresentar uma interface de uso intuitivo e de fácil acesso à comunidade acadêmica.
2003
Switches gerenciáveis
Infraestrutura que possibilitou nova expansão na rede.
2006
RECOP (Pelotas)
Início das ações visando a interligação da UFPel à Rede Metropolitana de Pelotas – RECOP – versão local da Redecomep nacional, iniciativa da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
2007
Servidores para disponibilização do Sistema SIE
O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) foi um projeto apoiado pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e pelo Ministério da Educação (MEC) no período de 2000 a 2008.
2008
Seminário Interno do Centro de Informática
Realizado em agosto de 2008, nas dependências do Centro de Informática no câmpus Capão do Leão, o I Seminário Interno de autoavaliação da unidade de TIC. Na foto, os colegas Bayard Centeno e Adenauer Yamin.
2008
Seminário Interno do Centro de Informática
Na foto, o colega Alfredo Tillmann apresentando o SIE (Sistema de Informações Educacionais).
2008
Seminário Interno do Centro de Informática
Na foto, o colega Lúcio Tavares apresentando um dos sistema em desenvolvimento.
2008
WordPress Institucional
Visando atender a crescente demanda por websites institucionais, o Centro de Informática adota o software livre WordPress como solução de hospedagem, proporcionando maior agilidade e autonomia às unidades acadêmicas e administrativas para criarem seus sites.
2008
SAUI
Nesse mesmo ano foi implantado o Sistema de Apoio a Usuários de Informática (SAUI), que pode ser considerado o marco inicial do Atendimento UFPel.
2010
COBALTO
Objetivando essencialmente a integração dos sistemas existentes, o Cobalto foi concebido como uma inovação tecnológica, valendo-se de padrões e aspectos, tais como a modelagem de dados e a gestão ágil de desenvolvimento, dentre outros.
O Sistema Cobalto segue os princípios de utilização do software livre e integra por meio de “módulos”, as diversas “funcionalidades” acadêmicas e administrativas da UFPel.
2011
CGIC
O Centro de Informática (CI) e o Centro Especializado em Seleção (CES) são agregados em uma nova unidade denominada Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC), com transferência de parte da equipe desde o campus do Capão do Leão até o centro, onde se localizava o CES.
2011
Atualização de servidores
De acordo com o Sistema de Patrimônio, em 2011 foi feita mais uma atualização de servidores.
2011
WUFPel
Início da implantação da rede sem fio (wi-fi) institucional.
2012
Primeiro PDTI
A partir da criação do Comitê TI da UFPel foi institucionalizado o primeiro Plano Diretor de TI da Universidade – PDTI (2012-2013) com base no Planejamento Estratégico promovido pelo CGIC. Em 2018, o segundo – PDTI (2017-2018); em 2019, o terceiro – PDTIC (2019-2022); e, em 2022, o quarto – PDTIC (2023-2027).
2013
Coordenação de Tecnologia da Informação
O núcleo de TI desvincula-se do setor de concursos e passa a ser designado Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), mudando-se para o prédio do Anglo, junto à Reitoria.
2013
Chegada da fibra à RECOP
Após retomada do projeto, em 2012, e redefinição do traçado, houve a assinatura do convênio da RECOP, envolvendo UFPel, CEEE e RNP, com início do processo de aquisição da fibra e equipamentos, em 2013.
2014
Reforma no Anglo
Início das obras destinadas ao espaço da Unidade de TIC.
2014
Solução de Servidores CISCO
Em 2014, foram adquiridas duas storages (unidades de armazenamento) NetApp FAS2552 com capacidade líquida total de 92,71 TB e um conjunto de 12 servidores blade Cisco UCSB-B200-M3, com dois processadores Intel Xeon E5-2660 de 8 cores (núcleos) e 128 GB de memória RAM por servidor, totalizando 192 CPUs e 1,5 TB de RAM.
2017
PROGIC
Criada a Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC), que incorpora a área de TI, a Coordenação de Comunicação Social (CCS), e cria a nova Coordenação de Processos e Informações Institucionais, incluindo o Escritório de Processos.
2017
Portal Institucional
PROGIC lança o Portal Institucional UFPel, visando facilitar o acesso da comunidade a informações institucionais essenciais. O Portal Institucional UFPel é o local definitivo para consulta de informações acadêmicas e administrativas da Universidade Federal de Pelotas, colocando à disposição da comunidade dados consolidados de cursos, disciplinas, projetos, unidades e servidores. O layout padronizado das páginas visa assegurar que informações essenciais e exigidas pela legislação estejam disponíveis e facilmente localizáveis em todas as consultas.
Todas as páginas do Portal são geradas dinamicamente, com dados obtidos em tempo real do sistema integrado de gestão da UFPel (COBALTO), assegurando a divulgação de informações sempre atualizadas, sem demandar esforço adicional das unidades.
2017
Início das operações da RECOP
Após recomendação no âmbito da CEEE, em 2016, e cooperação técnica de implantação e manutenção assumida pela Vetorial, em 2017, a RECOP passou a operar, interligando diversas instituições por meio de fibras ópticas. Além da conexão das unidades do Centro ao Capão do Leão, a rede de alta velocidade contemplou, preliminarmente, a Embrapa, a Prefeitura e o IFSul.
2019
Fase de acabamento da reforma no Anglo
Registro da obra destinada ao espaço de TIC, em 15/08/2019.
2020
Novo datacenter no Campus Anglo
O novo datacenter instalado em espaço reformado no Campus Anglo, além das melhorias originalmente projetadas à gestão acadêmico-administrativa, garantiu a exequibilidade das adaptações provocadas pela pandemia, na medida em que a Universidade passou a adotar o Ensino Remoto Emergencial (e-Aula), a Webconferência (Webconf), além de outras atividades agrupadas nos Decretos 10.332/2020, 10.996/2022 e 11.260/2022, que tratam da chamada Estratégia de Governo Digital no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal.
2020
Aquisição de novos servidores DELL
Em 2020 foram acrescidos ao datacenter uma storage Dell EMC Unity XT 380, com capacidade líquida de 85,2 TB e quatro servidores de rack Dell PowerEdge R640, com dois processadores Intel Xeon Gold 5218 de 16 cores, totalizando 128 CPUs, 1,5 TB de memória RAM e 11,46 TB de armazenamento. Também entre 2019 e 2020 foram adquiridas quatro storages QNAP 1272XU-RP, com capacidade líquida total de 290,88 TB de armazenamento.
2020
Atendimento UFPel
Nesse mesmo período da Pandemia de Covid-19, destaca-se a implementação do chamado Atendimento UFPel, que é o portal por onde as comunidades acadêmica e geral podem solicitar os mais variados tipos de atendimentos aos diversos segmentos acadêmicos e administrativos da Universidade.
2021
SGTIC
A PROGIC é redenominada Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC). Foto (Em pé: Diego, Marcelo, Alfredo, Felipe, Maria Luiza, Milton, Virgínia, Henrique, Leandro, Pablo e Jeronimo. Agachados: Gustavo, Alexandre, Augusto, Fabrício, Amanda, Vinícius e Cauê).
2021
Novas instalações
Inauguração do espaço destinado à Unidade de TIC no Anglo, contendo oito módulos, divididos em 23 salas e totalizando 560 m².
2022
Comitê de Governança Digital (CGD)
Cumprindo o Decreto 10.332 (alterado pelo Decreto nº 10.996, de 14 de março de 2022 e pelo Decreto nº 11.260, de 23 de novembro de 2022), a UFPel institui o seu Comitê de Governança Digital (CGD).
2023
Celebração da RECOP
Com a presença dos dirigentes da UFPel, IFSul, Embrapa, Prefeitura, RNP, Serpro e Vetorial foi celebrada a inauguração da REDECOMEP de Pelotas (RECOP), cujo projeto foi construído em 2006 e iniciou as operações em 2017, unindo esforços da comunidade acadêmica da Universidade, especialmente de quatro reitores e sete gestores da Unidade de TIC.
2023
Quadro de pessoal da SGTIC
Alfredo, Aline, Amanda, Arthur, Augusto, Camilo, Cassio, Cauê, Clara, Diego Oliveira, Diego Smiths, Diogo, Diorgenes Yuri, Eduardo Cunha, Eduardo Monks, Fabrício, Felipe, Fernanda, Francisco, Gustavo Magalhães, Gustavo Zechlinski, Henrique Vianna, Henrique Rippel, Jeronimo, José Hiram, Júlio, Leandro Garcia, Leandro Dias, Marcelo, Maria Luiza, Milton, Pablo, Paula, Rafael Padilha, Rafael Santos, Rafael Cardoso, Ricardo, Thiago, Thomas, Vanderson, Vinícius e Virgínia.