CURSO DE NEUROCIÊNCIA APLICADA A TESTES SENSORIAIS COM ALIMENTOS
A utilização de escalas e métodos tradicionais avaliativos para mensurar o impacto da experiência sensorial dos consumidores são muito limitados. Processos automáticos e inconscientes normalmente estão fora do ‘radar’ dos instrumentos de avaliação. A neurociência permite não só medir esta percepção, mas decupar ao longo do tempo as respostas emocionais bem como a intensidade destes fenômenos.
Objetivo: Oferecer os conhecimentos fundamentais de como os estímulos sensoriais, em particular os gustativos e olfativos, modulam o sistema cognitivo e os impactos que estas respostas possuem na preferência por produtos. Conteúdo programático:
- A neurociência em uma nova perspectiva para avaliação sensorial.
- Emoção x sentimento – o que e como medir?
- Medidas do sistema nervoso central- como a mente interpreta os produtos.
- Medidas do sistema nervoso periférico- como o corpo interpreta os produtos.
- Neurociência: uma forma mais robusta de comprovação de claims.
- Simulação de coleta de dados em neurolab.
- Utilização de novos equipamentos durante o curso
O curso será realizado presencialmente na cidade de Pelotas, dia 27 de agosto de 2022 no auditório da reitoria (4º andar) da Universidade Federal de Pelotas localizado na rua Gomes Carneiro 1, Centro – Pelotas, RS – Brasil
As inscrições podem ser realizadas através do site: https://www.even3.com.br/neuroealimentos/
Realização: Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (@nenc.br), Laboratório de Análise Sensorial – UFPel (@lab.sensorial) e Associação Brasileira de Ciências Sensoriais e do Consumidor (@abcscoficial).
Publicado em 27/07/2022, na categoria Notícias.