O Senso de Lugar e a Percepção do Usuário perante o Projeto Padrão em Instituições de Ensino

Esta ação tem como objetivo geral propor uma metodologia participativa para identificar as características do lugar, com o intuito de melhorar o espaço escolar oriundo de projetos padrão. Os objetivos específicos são: (i) analisar o contexto histórico e os modelos das escolas de projeto padrão no Brasil, construídos até o final do século XX, (ii) confrontar o conceito de lugar com o de arquitetura de projeto padrão, (iii) elencar métodos participativos da percepção ambiental que auxiliem na descoberta das características do lugar escolar, (iv) avaliar como a arquitetura escolar de projeto padrão é percebida por seus usuários, e (v) relacionar um conjunto de procedimentos que auxiliem na tomada de decisões para a melhoria de projetos padrão de arquitetura escolar.

A ação referente à apropriação em escolas de projeto padrão é de cunho qualitativo e fenomenológico, pois é a partir da descrição da experiência visualizada em campo que se conhece as relações pessoa-ambiente e que se traz uma interpretação de suas motivações e consequências. Através de um estudo de caso na edificação do Centro Integral de Atenção à Criança (CAIC) na cidade de Pelotas no Brasil pretende-se descobrir como o ambiente escolar de arquitetura padrão influencia no sentimento de pertencimento de seus usuários.

Essa ação está dividida em quatro etapas metodológicas:

a) Para conhecer o contexto histórico das escolas de projeto padrão e do modelo, o qual faz parte o estudo de caso, propõe-se a revisão de literatura e pesquisa documental;

b) A fim de caracterizar o objeto de estudo, conhecer seus usuários e elucidar as próximas etapas metodológica são realizados levantamentos físicos e visitas exploratórias na escola;

c) Com o intuito de conhecer as percepções e sensações dos usuários, de maneira individual perante a escola estudada, são realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chaves para essa comunidade escolar, como funcionários, ex-funcionários e ex-representantes de pais de alunos no conselho da escola;

d) Para conhecer o pensamento dos alunos da escola, assim como conhecer a importância da instituição como centro comunitário e suas características enquanto lugar, são propostos dois grupos focais, um com alunos e ex-alunos e outro com moradores do bairro onde se localiza a escola.

Pesquisadores

José Henrique Carlúcio Cordeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas. joseccordeiro@yahoo.com.br

Adriana Portella, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas. adrianaportella@yahoo.com.br