A Intergeracionalidade como Mecanismo de Ressignificação do Lugar

Esta ação visa investigar as apropriações e relações afetivas entre jovens e idosos com intuito de potencializar o encontro entre as gerações, possibilitando a ressignificação da vida pública. Busca-se: (i) compreender a intergeracionalidade nos espaços públicos em contextos de vulnerabilidade social de cidades metropolitanas e como a afetividade e as apropriações podem ressignificar os lugares; (ii) identificar as relações intergeracionais ou possibilidades para que ocorram a partir das apropriações e relações afetivas com o bairro; (iii) caracterizar e mapear a cidade em seus aspectos sócio físicos que potencializem a vida pública no bairro e de possibilidades de encontro entre gerações; (iv) elaborar recomendações de programas intergeracionais com base nas apropriações e relações afetivas investigadas, a fim de potencializar a vida pública urbana e o encontro geracional no bairro.

Pesquisadores

Mateus Romualdo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. mateusromualdoteles@gmail.com

Adriana Portella, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. adrianaportella@yahoo.com.br