O Caminhar na Cidade: Ressignificação do Lugar

A pandemia do Covid-19 causou impactos sociais, econômicos, culturais e políticos no mundo todo. O distanciamento social é uma das medidas mais utilizadas globalmente para evitar a disseminação da doença. Esta ação busca apresentar alternativas para a mobilidade urbana considerando o receio das pessoas em utilizar o transporte público em decorrência dos riscos de aglomeração. A ação foca na análise de como requalificar as ruas para os pedestres, a partir da percepção do senso de lugar, a fim de estimular novos hábitos de caminhadas (para lazer e trabalho) e novas formas de estar e interagir nos espaços públicos.

Pesquisadores

Aracele Rocha Mahfuz, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. araceleceu@gmail.com

Adriana Portella, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. adrianaportella@yahoo.com.br

Gisele Pereira, Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. gisele_pereira@hotmail.com