A Poluição Visual e as Leis de Ordenamento do Aparato Publicitário

A ação tem como objetivo definir diretrizes para a criação de uma metodologia participativa para a implementação de leis de ordenamento do aparato publicitário, que prezem pela percepção do usuário, em cidades de diferentes escalas urbanísticas. Para a concretização do exposto, dois objetivos específicos foram criados: (i) questionar grupos de munícipes e identificar os níveis de aprovação, conhecimento sobre o assunto e entendimento da importância de legislações de ordenamento dos aparatos publicitários em suas respectivas cidades, levando em conta as diferentes escalas e movimentações sociais sobre a problemática, e (ii) analisar a percepção de moradores de diferentes cidades, relacionando com a forma que foi feito o ordenamento do aparato publicitário nesses municípios, a fim de entender quais as preferências das pessoas para tratativa do problema.

A ação é de natureza mista, sendo quantitativa e qualitativa e adota estudos de caso para atingir os objetivos. Visto que a investigação procura uma noção abrangente do problema exposto, divide o estudo de caso em principal e secundários, sendo o principal a cidade de Santo Ângelo, e os secundários as cidades de São Paulo e Caxias do Sul, todos no Brasil.

Dentre a metodologia escolhida, além do estudo bibliográfico sobre o tema tratado, diferentes abordagens são realizadas no que se refere ao estudo de caso principal e os secundários. Entretanto, o estudo da legislação urbana vigente dos três locais é realizado separadamente, além da aplicação de um questionário comum aos moradores desses centros. Outra etapa é a de aplicação de entrevista a amostras pertinentes ao estudo, como legisladores, apoiadores e interessados desse tipo de política pública, a fim de entender a percepção dos mesmos. Em termos do estudo de caso principal, haverá também o levantamento físico de determinado recorte da cidade para triangulação dos dados obtidos. Salienta-se que, mesmo com o desenvolvimento da pesquisa em plena pandemia do COVID-19, os métodos escolhidos são passiveis de realização inteiramente online. Por fim, a realização de um fórum de políticas públicas também faz parte do escopo da ação, atentando que o resultado obtido do mesmo sirva de incentivo a população e fomente o entendimento da importância de tal tipo de política pública.

Pesquisadores

Giovanni Rotta, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas. gioorotta@gmail.com

Adriana Portella, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas. adrianaportella@yahoo.com.br