Relatório da XIX Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPEL
De 12 de novembro a 14 de novembro de 2018.
O presente relatório tem como objetivo relatar os acontecimentos do evento no decorrer dos dias.
A semana acadêmica tem a finalidade de agregar conhecimentos, trocar experiências, trazer o cotidiano da futura profissão aos graduandos e a interação do estudante com a da área da educação. A semana acadêmica é o um momento o qual podemos refletir sobre a relação da teoria com a pratica, o momento de troca de experiências inovadoras e a utilização de ambas forma um conjunto para melhorar o processo de ensino aprendizagem.
Esse ano a comissão de organização da XIX Semana Acadêmica dos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPEL, entendeu que seria necessária realizar uma semana compacta dentro do 2 semestre de 2018, além de oportunizar a todos os participantes um local de fácil acesso, amplo e que pudesse ocorrer várias atividades.Por se tratar de um evento durante a organização tivemos alguns obstáculos, como local, trazer palestrantes de fora da universidade e da região e divulgação para fora da universidade.
No primeiro dia, 12 de novembro, foi realizado o credenciamento dos participantes, posteriormente foi feita cerimônia de abertura do evento com representantes da reitoria, do IFM, coordenadores do curso Diurno e Noturno, integrantes da comissão organizadora. Após a cerimônia de abertura, ocorreu a mesa redonda dos egressos falando de sua trajetória na universidade até a pós-graduação e a noite tivemos Apresentação dos PPG’s do IFM.
No segundo dia, 13 de novembro ocorreu a palestra sobre a Matemática Escolar no Brasil, a mesa redonda sobre a BNCC e o Novo Ensino Médio, logo após os participantes foram convidados a assistirem a mostra de Banners e trabalhos do LAM. As oficinas de Conceitos Geométricos em Libras e Ângulos e distâncias para orientação através da Bússola.
No terceiro dia, 14 de novembro, ocorreu a palestra sobre “A Energia das Esferas”, a oficina sobre o “QR Code: potencialidades para o ensino e aprendizagem da Matemática”, a palestra “Sobre onde moramos: a geometria da terra”, a palestra sobre “O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida”. Logo após ocorreu a mesa redonda “Matemática na Escola: experiências e desafios” e o coquetel de encerramento com os participantes e convidados.
Durante o credenciamento, foi entregue a todos os participantes do evento um formulário de avaliação do evento, como forma de identificarmos algo ocorrido e oportunizando a todo o acesso a dúvidas, sugestões e avaliação do evento.
Os participantes trouxeram oportunas sugestões, respondendo as perguntas da avaliação. Deixamos o desafio para a próxima organização, partir desta premissa e elevar ainda mais a importância desse evento a comunidade universitária do curso de Licenciatura em Matemática e também para nossa região. Das avaliações entregues, tivemos as seguintes informações:
1. Quantas atividades da semana acadêmica você participou?
Como você classifica a XIX Semana Acadêmica? Justifique sua classificação. |
Excelente | 43% |
Muito Bom | 27% |
Bom | 27% |
Ruim | 0% |
Muito Ruim | 0% |
Listamos abaixo algumas das justificativas.
* Muito bem organizada e muito bem pensada. No entanto a falha que ressalto é ter ocorrido a oficina de QR Code em paralelo com a Oficinas da Terra.
* Gostei dos temas, principalmente do primeiro dia. Os assuntos trabalhados foram interessantes, mas acho que as palestras poderiam ser mais dinâmicas e animadas.
* Esforço da equipe e palestras interessantes.
* Super organizada.
* Trouxe motivação e interação com os demais colegas e várias experiências dos professores.
* Poderiam ter mais oficinas ao ensino da matemática.
* Poderia ter mais apresentações. Mas a organização está de Parabéns. Poderia também ter mais palestras sobre acessibilidade nas escolas e talvez mais palestras sobre matemática pura e sobre o caminho percorrido até ser professor universitário.
* Algumas palestras tiveram características importantes para nós alunos da matemática.
* Atividades diversificadas, ótima organização.
* Desde sua organização, as palestras e oficinas tiveram atendimento vip e com qualidade.
* Foi uma semana bem organizada e bem preparada, com bons palestrantes.
* Estava bem organizada, boa recepção.
* Excelente preocupação na prática e nos desafios nas escolas.
- Sugira no verso Palestra ou oficina para a próxima semana acadêmica?
· Oficina: como fazer o currículo Lattes e sua importância no mercado de trabalho; · Palestra sobre quase todos os projetos de iniciação científica, familiarizando os discentes e orientadores; · Oficina sobre tecnologias digitais; · Trazer mais sobre matemática pura e aplicada. Não haver oficinas e palestras muito longas; · Continuar com mesas de relatos das trajetórias de egressos e professores. · Oficina de Libras; · Ser uma semana com 5 dias. Para palestras experiências nas escolas e oficinas com aplicações práticas de matemática. · Oficinas sobre construções de atividades e como mudar o ensino superior nas licenciaturas. · Algo que fale de problemas psicológicos; · Tecnologia, confecção de materiais manipuláveis para o ensino da matemática nos anos finais do ensino Fundamental. · Palestras sobre os estágios e falem mais sobre práticas pedagógicas; · Palestrantes com professores visitantes de outras universidades; · Poderia ter mais palestras sobre acessibilidade nas escolas. · Sobre o caminho percorrido até ser professor universitário; · Aplicações matemáticas em assuntos cotidianos; · Palestra com o NAI ( núcleo de acessibilidade e inclusão) da UFPEL; · Palestra da Educação Matemática no século XX;
|