Programa Residência Pedagógica

O Projeto institucional do Programa de Residência Pedagógica na UFPel visa a aprimorar a formação inicial de professores com base no planejamento de atividades de ensino que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas escolas de educação básica das redes públicas de educação básica. A atuação conta com a residência de licenciados matriculados a partir do 5º semestre do Curso. O Programa de Residência Pedagógica será implementado com base nas seguintes ações: i) preparação da equipe, estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semiestruturada em sala de aula, elaboração de relatório do residente juntamente com o preceptor e o docente orientador, avaliação da experiência, entre outras atividades; ii) elaboração de planos de aula; e iii) regência com acompanhamento do preceptor (ele deve também estar presente em sala de aula). Além dessas ações de caráter geral, cada subprojeto apresentará atividades e trabalhos específicos com a finalidade de direcionar e suplementar as peculiaridades de cada área de atuação. O Projeto contempla o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em escolas públicas estaduais e municipais, a partir de atividades vinculadas aos Cursos de Licenciatura em: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português e Inglês; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro.

Publicado em 07/07/2020, na categoria Notícias.