Curso de Química Industrial inaugura novas instalações

Um dos pioneiros proporcionados pelo Reuni (Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais) na UFPel, o curso de Química de Industrial, iniciado no segundo semestre de 2008, já dispõe de um amplo e moderno prédio, projetado e construído de acordo com suas necessidades. O imóvel, com cerca de 1,5 mil metros quadrados, abriga oito laboratórios, quatro salas de aula, sala de preparação, sala dos professores, laboratório de informática, entre outros ambientes, como espaço para o diretório acadêmico e almoxarifado.
O ato inaugural foi realizado na manhã de quarta-feira(28 de novembro), com a presença do reitor Cesar Borges; do vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes; do diretor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), professor Sérgio Nascimento; das coordenadoras do curso, professoras Ruth Néia Lessa e Raquel Guimarães Jacob; e demais docentes, alunos e membros da administração central da UFPel.
No início da cerimônia, usou da palavra a professora Raquel Jacob, que, em nome da coordenação do curso, agradeceu o apoio recebido da Reitoria para a criação de uma nova infraestrutura para a área de Química. “Este apoio permitiu não só a construção de um prédio para abrigar o curso de Química Industrial, mas também a contratação de 11 novos professores e a aquisição de equipamentos de pequeno e grande porte”, enfatizou.
Segundo ela, é visível o salto de qualidade verificado no ensino de Química no âmbito da instituição, o que proporcionou ao curso o reconhecimento pelo Ministério da Educação com conceito 4 e boas colocações dos egressos da primeira turma no mercado de trabalho.
Outros resultados apontados foram a qualificação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química e a criação do nível de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química.
Em seu pronunciamento, o diretor do CCQFA, Sérgio Nascimento, disse que em 40 anos como professor e administrador do Instituto de Química e Geociências sentiu na pele as deficiências e dificuldades na área de infraestrutura. “O que estamos vendo aqui é um paraíso”, disse, ao falar da qualidade estrutural do novo prédio e dos equipamentos que serão instalados. Ele destacou que, apenas para os dois laboratórios de Análise Instrumental, os recursos obtidos do Reuni para equipamentos são da ordem de R$ 5 milhões.
Nascimento admitiu que será necessário ainda galgar alguns degraus como a licitação da instalação da rede elétrica e de informatização e o sistema de tratamento de resíduos, mas disse confiar na consolidação do projeto na nova gestão, tanto do CCQFA como da Reitoria. “O importante é que já temos o prédio e os equipamentos”, observou. Segundo ele, a infraestrutura projetada pelo novo imóvel e a capacitação docente impressionou os avaliadores do Inep, sendo decisiva para o reconhecimento do curso de Química Industrial e para a atribuição do conceito 4.
Os principais agradecimentos se dirigiram à coordenação do Reuni na UFPel; à professora Ruth Néia, idealizadora do novo curso; ao professor Gelson Perin, que idealizou a construção do prédio;  ao professor Elio Paulo Zonta, falecido recentemente, mas que foi incansável no apoio ao empreendimento; e aos engenheiros responsáveis.
Ao fechar a solenidade, o reitor Cesar Borges disse estar vivendo os momentos finais de sua gestão e manifestou a satisfação de ver concluídas obras importantes como as que serão inauguradas a partir desta quarta-feira. Realizações que, segundo ele, só se tornaram possíveis com a capacidade criativa dos professores e com os recursos do Reuni. Ele expressou a expectativa de que a nova administração da UFPel perceba a necessidade de um “Reuni-2”. Expressando fé no futuro da Universidade, Cesar Borges citou a frase do ex-presidente Lula ‘Quem virá depois de mim terá de fazer muito mais’. “E, por certo, farão, concluiu”.
Laboratórios
O curso de Química Industrial do CCQFA apresenta uma formação flexível e generalista, baseada nos princípios da Química Sustentável e com ênfase no aproveitamento dos Recursos Renováveis, permitindo que os egressos atuem nos mais variados segmentos da Indústria Química e também na pesquisa.
São os seguintes os oito laboratórios que funcionarão no prédio do curso de Química Industrial: Química Geral, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Ambiental, Físico-Química, Tecnologias e Operações Unitárias, Análise Instrumental 1 e Análise Instrumental 2.

(Texto extraído do Portal da UFPel)

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.