Revista de Arquitetura e Urbanismo

Projectare 6

6Capa_Projectare_6

A edição número 6 de Revista Projectare apresenta assuntos de interesse da arquitetura e do urbanismo, trazendo a questão das linguagens em arquitetura, da reutilização de prédios de interesse cultural, da habitação de interesse social, de teorias e projetos urbanos, de tecnologia e de participação comunitária. Está organizada em parceria do LabUrb – Laboratório de Urbanismo da FAUrb com o PROGRAU – Programa de Pós-Gradua- ção em Arquitetura e Urbanismo da FAUrb, dando sequencia ao trabalho iniciado pelo Grupo PET FAUrb – Programa de Educação Tutorial, em 1999, ao conceber a primeira edição, publicada no ano seguinte.
A Revista Projectare vem apresentando dois objetivos principais: a) oportunizar a divulgação do conhecimento produzido localmente, incluindo professores, alunos e egressos da FAUrb; b) incluir argumentos sobre arquitetura e urbanismo produzidos nacional e internacionalmente, conectando a comunidade regional com uma rede de conhecimentos mais ampla. Atualmente são mais frequentes os artigos produzidos nas pós-graduações, com resultados finais ou parciais das investigações.
Os conteúdos apresentados nessa edição mostram cinco tipos de temas principais: teoria e crítica da arquitetura; habitação de interesse social; teoria da urbanização; tecnologia aplicada ao conforto térmico e participação comunitária. Nesse caminho é notável a preocupação dos autores em revelar fundamentos no campo disciplinar, discutir ideias e identificar nexos da cidade contemporânea e instrumentar a prática projetual.

Professores Maurício Polidori e Ana Paula Zechlinski

ARTIGOS