Revista de Arquitetura e Urbanismo

Projectare 2

2Capa_Projectare_2

O temas apresentados nesta edição remetem a um momento importante na FAUrb, no qual buscamos entender melhor as relações entre o espaço e o ambiente, cultural e natural, em diversas abordagens e escalas. Os autores tratam de apresentar desde o processo de trabalho com tipologias edilícias, interação com a periferia, desenho auxiliado por computador, trabalhos de diplomação, sustentabilidade, ideário do urbanismo modernista, dinâmica e evolução urbana, planejamento no meio rural, até zoneamento, geoprocessamento e indicadores urbanos, plano diretor e cartografias urbanas. Esses temas, para além das escolhas de seus autores, podem representar uma ação coletiva para o mundo que queremos, com a dimensão espacial melhor compreendida e valorizada.
Nessa edição contamos com uma Comissão Editorial com representantes da UFPel, de outras universidades brasileiras e do exterior, fazendo da Revista Projectare um exemplo de produção local com validação ampla, no caminho de construir bases teóricas que sustentem nossas práticas e nos remetam ao futuro com segurança.
Esperamos contar com leitores curiosos e críticos, que deem sentido aos nossos esforços. Além disso, com o registro do que fazemos hoje, queremos ser autores das mudanças, compartilhar das utopias dos outros, experimentar esse conjunto de ideias e ir rumo ao futuro, para o que a Revista Projectare está tentando colaborar.

Os Editores

ARTIGOS