O PROGRAU fortalece sua identidade regional e vínculos sociais na Região Sul e Cone Sul por meio de suas ações de extensão que abordam seus temas estruturadores:
1- efetiva inserção regional, levada a cabo sob as diferentes abordagens das linhas de pesquisa integradas, num lugar com aspectos climáticos, sócio-geográficos e culturais próprios da localização austral e de região de fronteira internacional, refletindo compromisso com a região em seus aspectos de planejamento sustentável e eficiência energética.
2- olhar contemporâneo que articula passado, presente e futuro, valorizando o patrimônio cultural edificado e a paisagem urbana e natural que busca interpretar, problematizar e apropriar esses elementos como valores coletivos e significativos para a sociedade.
3- planejamento participativo, assessoria a pequenos municípios e assistência técnica a comunidades com fragilidades socioambientais através da inserção de novas tecnologias que fortalece a atuação social e urbana, consolidando vínculos regionais.
Projetos de Extensão
Ativos:
Caminhografia Urbana com Escolas
2025-2028
Coordenação: Eduardo Rocha
O projeto de extensão “Caminhografia Urbana COM Escolas” busca integrar a prática da caminhografia urbana — uma combinação de caminhada e cartografia — ao contexto escolar, promovendo a interação crítica e sensível dos estudantes com o espaço urbano. Desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel em parceria com escolas públicas locais, o projeto se fundamenta na necessidade de engajar os jovens no reconhecimento e análise de seu ambiente urbano, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente educação de qualidade (ODS 4) e cidades sustentáveis (ODS 11). O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e médio. O projeto tem como objetivos principais adaptar a metodologia da caminhografia para o ambiente escolar, estimular habilidades de observação e registro, desenvolver mapas afetivos e sensoriais e fomentar reflexões críticas sobre questões urbanas e sociais. A metodologia envolve várias etapas, começando com workshops de capacitação para professores. Posteriormente, os estudantes participam de caminhadas guiadas, nas quais utilizam técnicas de registro como fotografias, desenhos e anotações. A prática é complementada por oficinas de cartografia social, nas quais são criados mapas que refletem as emoções e percepções dos participantes. As atividades culminam em discussões em grupo e na organização de uma exposição com os materiais produzidos. A execução do projeto está planejada para um período de três anos, dividido em fases de preparação, realização de atividades e organização de resultados. Recursos como materiais de desenho, câmeras fotográficas (inclusive celulares dos estudantes) e mapas das áreas percorridas são fundamentais. Os resultados esperados incluem maior engajamento dos estudantes com questões urbanas, desenvolvimento de um olhar crítico sobre a cidade e fortalecimento da relação entre a universidade e as escolas. A avaliação será feita por meio do feedback dos participantes, análise qualitativa dos materiais e produção de um relatório final. A equipe coordenadora, liderada por Eduardo Rocha, conta com profissionais e estudantes de diferentes áreas, reforçando o caráter interdisciplinar e colaborativo do projeto. Além disso, conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Urbanismo de Pelotas. Este projeto valoriza a inclusão social e a produção de conhecimento local, promovendo uma abordagem educativa transformadora que conecta jovens estudantes às dinâmicas e significados de seu ambiente urbano.
Requalificação Urbana Participativa no Enfrentamento das Emergências Climáticas
2024-2025
Coordenação: Nirce Saffer Medvedovski
No contexto da emergência climática, são as favelas e os bairros mais precários que sofrem seus efeitos mais dramáticos. Desmoronamentos, assoreamentos e enchentes tem atingido as populações em situação de fragilidade sócio ambiental comprometendo ainda mais sua qualidade de vida. O episódio de maio de 2024 confirmou esta situação com as comunidades ribeirinhas de Pelotas, tanto junto aos cursos de água que atravessam a cidade como junto do São Gonçalo e da Lagoa dos Patos. A FAURB tem a responsabilidade de formação de alunos que terão a atribuição profissional de projetar e construir os ambientes da vida cotidiana das populações. É urgente que os conceitos de sustentabilidade sejam potencializados nas decisões arquitetônicas e urbanas. Utilizando tecnologias sociais desenvolvidas em parceria com o GEGRADI/FAURB- Grupo de Estudos de Ensino /aprendizagem em Representação Gráfica Digital, o NAURB – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Arquitetura e Urbanismo, organiza projetos participativos com as comunidades pelotenses para a qualificação da moradia e bairros atingidos. Estas tecnologias sociais podem ser potencializadas pela inovação tecnológica, como a ação especifica de pesquisa que objetiva a facilitação da edição de imagens a partir de Inteligência Artificial. Um segundo objetivo é efetuar o diagnóstico da situação habitacional das famílias afetadas pela emergência climática e efetuar a assessoria técnica para habitação de interesses social para a recuperação da qualidade habitacional e urbana das comunidades afetadas. Com este projeto buscamos contribuir simultaneamente para a sensibilização e capacitação dos alunos e atendimento das demandas da população de maior fragilidade sócio ambiental na atual situação de crise e no período posterior de recuperação e requalificação da cidade, cumprindo com a responsabilidade social da universidade pública.
Ações de apoio à comunidade riograndense frente aos desafios das emergências climáticas
2024-2026
Coordenação: Eduardo Grala da Cunha
Este projeto é caracterizado por um conjunto de ações elaboradas pelos professores e Laboratórios do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel os quais tem objetivo apoiar à comunidade Pelotense frente aos desafios da crise climática vivida no mês de maio de 2024 pelo Rio Grande do Sul. É um projeto guarda-chuva que abrigará as ações promovidas pela FAURB envolvendo diferentes escalas de atuação e influência.
LabCom Praxi – Segunda Edição
2024-2026
Coordenação: Celina Maria Britto Corrêa
Este Projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de espaços construídos (públicos, abertos, edificações e interiores), através de ações organizadas por demandas da sociedade. É um projeto de fluxo contínuo que busca assessorar, no campo projetual da Arquitetura, da Antropologia e do Turismo, grupos que entrem em contato com o Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da UFPel. Se propõe o desenvolvimento conceitual de intervenções no ambiente construído, a partir dos princípios que norteiam as atividades do LabCom – INCLUSÃO SOCIAL E BEM-ESTAR PARA TODOS. Serão atendidas as demandas que tenham um cunho social, que favoreçam usuários e comunidades marginalizadas e muitas vezes esquecidas pelo planejamento institucionalizado. A participação multidisciplinar de discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas, de instituições públicas ou socialmente organizadas e comunidades desatendidas é pré-requisito para o oferecimento das ações.
Conectando Saberes: O impulso das redes sociais no meio acadêmico
2024-2026
Coordenação: Eduardo Grala da Cunha
Em pleno século XXI, é evidente que as redes sociais transcendem sua função original de plataforma pessoal. Empresas, estabelecimentos comerciais e marcas expandiram sua presença nesses canais para estreitar o relacionamento com seu público-alvo. Por que não aproveitar essa tendência em prol da divulgação e promoção dos inúmeros projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas? Aproximadamente 94% das organizações participantes de pesquisa estão ativas nas redes sociais e 62% consideram plataformas como Instagram e Facebook fundamentais, desempenhando um papel vital em seus negócios. Sem contar que o uso das redes sociais segue crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Este projeto além de promover todas as atividades do LabCom via social media, pretende avaliar o impacto das redes sociais na divulgação de vídeos educacionais com uma comunicação fácil e acessível. Busca-se junto a comunidade externa e interna da UFPel entender os benefícios que as redes sociais proporcionam tanto para os estudantes da Universidade quanto para a comunidade de local e internacional.
Desenvolvimento de projetos de arquitetura para crianças autistas
2023-2026
Coordenação: Eduardo Grala da Cunha
O projeto de extensão guarda-chuva irá inicialmente englobar duas ações de desenvolvimento de dois projetos de arquitetura para crianças autistas. O primeiro projeto será o centro da Ampahro (Associação de Pais de crianças autistas). O segundo projeto a ser desenvolvido é o de uma escola espacial para crianças autistas juntamente com um centro dia para permanência de crianças autistas.
Patrimônio Cultural de Pelotas e da região Sul do Rio Grande do Sul: mediações e interações educativas
2022-2026
Coordenação: Aline Montagna da Silveira
O projeto contempla ações educativas voltadas ao reconhecimento e apropriação, por parte da comunidade, de bens culturais. Nessa perspectiva, propõe a realização de atividades que instiguem a refletir sobre a importância de conhecer e salvaguardar esses bens, reconhecidos ou não, que integram o patrimônio cultural da região sul do Rio Grande do Sul.
AUCS no HE-UFPel – Hospital Escola da UFPel
2022-2026
Coordenação: Cristhian Moreira Brum
O Projeto de Extensão “AUCS no HE-UFPel – Hospital Escola da UFPel” se constitui em ações no campo da arquitetura, urbanismo e cidadania voltados à saúde, com o desenvolvimento de produções teóricas com conhecimento específico da arquitetura hospitalar que permitam discussões contemporâneas da humanização dos espaços de saúde, dos fluxos, da ambiência hospitalar e de setores que envolvam o “Complexo Hospital Escola da UFPel” e seu entorno. A percepção e avaliação do HE-UFPel pelos atores do processo vem a dar subsídios aos movimentos iniciais que podem ser realizados em ações extensionistas que visem possibilitar o aprendizado e a melhoria do estabelecimento assistencial de saúde. Desta forma, o desenvolvimento de ações ao longo do período do projeto e de demandas sobre os mais diferentes problemas vivenciados no HE-UFPel por si só, possibilita a troca de saberes e a construção coletiva e participativa de soluções arquitetônicas de saúde, consolidando o processo de extensão da UFPel em permitir a produção do conhecimento voltado para as pessoas, e, promovendo a cidadania.
Satolep [FabLab]
2022-2025
Coordenação: Luísa Rodrigues Félix Dalla Vecchia
Este projeto visa a democratização de acesso a tecnologias de fabricação digital no âmbito da UFPel e comunidade geral de Pelotas e região. Busca, ainda, possibilitar o compartilhamento de conhecimentos sobre esse tema entre a comunidade da Faurb e da UFPel com a comunidade em geral visando instigar a invenção, inovação e criação. Para tanto serão oferecidos treinamentos para o uso de equipamentos de fabricação digital e processos associados a este fim. O projeto buscará parcerias para atividades de ensino, pesquisa e extenção considerando três escalas: (1) no âmbito da FAUrb, dando apoio a diferentes disciplinas e projetos; (2) no âmbito da UFPel com parcerias em projetos em conjunto com outras unidades além da FAUrb; (3) ações que reverberam direta ou indiretamente na comunidade em geral de Pelotas e região seja através de treinamentos e dias abertos para o público em geral com através de parcerias com outras entidades (como escolas públicas) articulando atividades específicas para tal público. Espera-se com este projeto incentivar a inovação nas três escalas mencionadas. Espera-se também com essa iniciativa, estabelecer um FAB Lab na UFPel seguindo as diretrizes da rede mundial de FAB Labs visando o credenciamento e reconhecimento como membro desta rede (as ações deste projeto não dependem desse credenciamento inicialmente, sendo tal credenciamento entendido como um resultado; para as ações serão utilizados os equipamentos existentes na FAUrb).
Proben
2020-2028
Coordenação: Antônio César Silveira Baptista da SIlva
O PROBEN – Programa de Bom Uso Energético é um programa da Universidade Federal de Pelotas, institucionalizado pela RESOLUÇÃO No 03, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011. Desde 2006, quando iniciou suas atividades como projeto de ensino, o Proben economizou mais de R$ 5 milhões a UFPel e investiu em projetos de desenvolvimento tecnológico relacionados com seus objetivos. Nos últimos anos o Proben tem chamado a atenção de outras instituições e do Governo Federal, resultando num Acordo de Cooperação Técnica entre UFPel, Ministério do Planejamento e Ministério do Meio Ambiente, para implementar o Proben Esplanada, no Distrito Federal. Atendendo ao seu princípio básico de auto-sutentabilidade financeira e de propagação para além das fronteiras da UFPel, o programa visa PROMOVER o uso racional da energia em edificações, através da divulgação, do desenvolvimento tecnológico, da prestação de serviço de capacitação de pessoal, diagnóstico energético e gestão energética.
Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações Residenciais, Comerciais, Públicas e de Serviço
2016-2026
Coordenação: Antônio César Silveira Baptista da Silva
O projeto visa PROMOVER a eficiência energética nas edificações do país, através da divulgação, capacitação de pessoal e avaliação no nível de eficiência energética de edificações, segundo os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQC), Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQR), Requisitos de Avaliação da Conformidade do Nível de Eficiência Energética para Edifícios (RAC). Para tanto serão realizadas palestras, cursos e inspeções de eficiência energética, conforme o escopo o LINSE|UFPEL acreditado junto ao INMETRO, como organismo de inspeção, identificado e certificado como OIA-EEE/003.
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Planejamento Urbano na Capilha, Rio Grande, RS
2022-2024
Coordenação: Maurício Couto Polidori
Apoiar o planejamento urbano local da Vila Capilha, no Município de Rio Grande, RS, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizando levantamentos, diagnóstico. prognósticos e propostas de cenários de futuro, integrando para isso atividades de ensino, extensão, pesquisa e administração.
25 anos depois das 100 imagens da Arquitetura Pelotense: caminhografando o patrimônio cultural da cidade
2022-2024
Coordenação: Eduardo Rocha
O projeto de extensão, comemorativo aos 50 anos da FAUrb/UFPel, pretende reunir estudantes, professores, pesquisadores e cidadãos, com o objetivo de: criar e praticar roteiros de caminhadas pelas 100 imagens da arquitetura pelotense, (re)fotografando as “100 Imagens da Arquitetura Pelotense” (MOURA, SCHLEE, 1998) e organizar exposição digital e analógica sobre o projeto; a fim de repensar o patrimônio e as políticas culturais na cidade
Ciclo.UFPel_2
2022-2024
Coordenação: Maurício Couto Polidori
Disponibilizar bicicletas para a comunidade externa e interna da UFPel, mapeando os percuros reais dos usuários. Esse projeto integra extensão com pesquisa, podendo suas práticas e resultados contibuirem na tomada de decisão da Prefeitura de Pelotas e da UFPel.
Aprendendo com o Usuário – III Edição
2022-2024
Coordenação: Nirce Saffer Medvedovski
Coordenação adjunta: Adriane Borda Almeida da Silva
O projeto vai dar continuidade às atividades de extensão e pesquisa do projeto “Aprendendo com o usuário – Estratégias de transformação do espaço habitacional”, que objetiva oferecer assistência técnica ao ambiente construído de assentamentos precários. Este projeto é realizado com o suporte do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo – NAURB – e do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética – LABCEE – da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal de Pelotas. É desenvolvido na área da macro Região do São Gonçalo, e tem se voltado para a comunidade do loteamento Anglo, no bairro da Balsa, localizada na região Leste da cidade de Pelotas/RS, Zona Bioclimática 2, Sul do Brasil. O objetivo desta proposta é melhorar a qualidade de vida da comunidade da Macro Região do São Gonçalo, com ênfase no entorno imediato do Campus Anglo, reforçando os vínculos da universidade com a comunidade, através da assistência técnica para qualificação do ambiente construído. Reconhecendo que o processo de autoconstrução do espaço privado e coletivo é a estratégia para a adequação às necessidades dos moradores das áreas de maior precariedade no Brasil, o trabalho tem como objetivo dar assistência técnica e conscientizar os moradores que o conforto e bem-estar espacial deve ser levado em consideração nesse processo. Tem como objetivos específicos: 1) Dar continuidade à assistência técnica para a comunidade da macro Região do São Gonçalo. Dar assistência aos projetos de dispositivos climáticos implementados no Loteamento PAC Anglo, avaliando os resultados de sua implementação junto com a comunidade; 2) Efetuar projeto participativo de qualificação do entorno do Canal do Pepino envolvendo a população residente, a comunidade universitária e as empresas localizadas na microrregião; 3) Identificar as intervenções realizadas pelos moradores nos projetos-padrão dos programas habitacionais e dar assessoria técnica para os processos de melhoria e ampliação das unidade habitacionais. 4 ) Organizar o acervo de imagens , fotos e vídeos , gerados nas oficinas participativas da fase 1 e 2 do projeto “Aprendendo como o Usuário”e das presentes Ações e produzir material de divulgação para mídia digital. O projeto tem sua ênfase em métodos e técnicas de projetos participativos, dando ênfase na voz do usuário e na qualificação técnica da assessoria prestada pela comunidade acadêmica.
LabCom PRAXI
2021-2023
Coordenação: Adriana Araújo Portella
Este Projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de espaços construídos (públicos, abertos, edificações e interiores), através de ações organizadas por demandas da sociedade. É um projeto de fluxo contínuo que busca assessorar, no campo projetual da Arquitetura, da Antropologia e do Turismo, grupos que entrem em contato com o Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da UFPel. Se propõe o desenvolvimento conceitual de intervenções na cidade. Partindo dos princípios que norteiam as atividades do LabCom – INCLUSÃO SOCIAL E BEM-ESTAR PARA TODOS, serão atendidas as demandas que tenham um cunho social, que favoreçam usuários e comunidades marginalizadas e muitas vezes esquecidas pelo planejamento da cidade. A participação multidisciplinar de discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas, de instituições públicas ou socialmente organizadas e comunidades desatendidas é pré-requisito para o oferecimento das ações.
OFICINAS de Ensino/aprendizagem de Representação Gráfica e Digital
2021-2024
Coordenação: Adriane Borda Almeida da Silva
O Projeto se constitui por uma dinâmica de estudo, treinamento, proposição e oferecimento de cursos de extensão na área de representação gráfica e digital. A especificidade desta área está em ser potencializada continuamente pelo desenvolvimento das tecnologias computacionais e de informação e comunicação e por sua aplicabilidade às diferentes atividades educativas e profissionais, integrando-se cada vez mais ao cotidiano da sociedade como um todo. Atento assim às demandas de um contexto social imediato e ao estágio de desenvolvimento tecnológico o Projeto busca, na interação com a comunidade, a retroalimentação e a provocação para a apropriação de saberes, relativos à área em questão, significativos para ambos os contextos, intra e extra universidade, com potencial de transformação de realidades. Busca empregar o conceito de Tecnologia Social, centrado em promover a autonomia a partir do empoderamento. Tendo em vista os diferentes propósitos de reconhecimento das tecnologias de representação, desde a constante atualização frente à evolução destas tecnologias até o estabelecimento de uma cultura de uso das mesmas pela sociedade como um todo, os cursos de extensão abarcam um panorama geral dos meios digitais incluindo os seguintes temas: Fundamentos e Aplicações de Informática Gráfica, Modelagem Geométrica, Modelagem Visual, Animação, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Mundos Virtuais e interatividade, Multimídia, Fotogrametria, Anamorfismos, Fabricação Digital, Desenho Paramétrico. Ainda pela especificidade do conhecimento, os resultados dos processos formativos muitas vezes referem-se a disponibilização de representações (produtos) que podem ser exploradas por ações educativas e culturais. Desta maneira, cada oficina pode contemplar objetivos específicos, associados inclusive a projetos de ensino e pesquisa. Nesta direção ao longo dos 16 anos contínuos de reedição deste projeto, foram sendo associados resultados como uma coleção de objetos de aprendizagem (dirigidos à formação em Arquitetura, tendo em vista a formação do corpo docente envolvido), próprios para a modalidade de ensino não presencial, e de modelos tridimensionais físicos e digitais relativos especialmente à arquitetura de interesse patrimonial da cidade de Pelotas. Particularmente esta coleção de modelos físicos relativos ao patrimônio, produzida por meio das técnicas de fabricação digital, tem dado suporte a outras ações e projetos de extensão que objetivam atribuir acessibilidade a este tipo de informação para pessoas com deficiência visual e cognitiva. Nos últimos anos de edição o conceito de jogos tem permeado cada uma das ações junto ao projeto, na busca de agregar aspectos de ludicidade aos momentos de interação associados tanto ao ensino como à extensão. Frente aos resultados, de continuidade de ações motivadas intra e extra universidade, este projeto está sendo reeditado mantendo cada um dos seus objetivos.
Planejamento Urbano em Herval, RS
2020-2023
Coordenação: Maurício Couto Polidori
Apoiar a Prefeitura Municipal de Herval, RS em atividades de planejamento urbano, trocando com a administração dados espaciais, ambientais e sociais. As informações da Prefeitura são organizadas num Sistema de Informações Geográficas (SIG), sendo adicionados dados inéditos produzidos pelos extensionistas. Esse conjunto alimenta ações de planejamento urbano e de simulação de crescimento da cidade, frente a um zoneamento ambiental urbano, eleição de traçados e alternativas de ocupação do território em até 40 anos. Como está disposto no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, o projeto fortalece o ensino em aspectos teóricos e práticos, oportunizando notável contato com a realidade e com a futura atividade profissional. Ademais, a extensão está ancorada no ensino e na pesquisa, associada à disciplina de Planejamento Urbano e à investigação com modelagem espacial.