Pesquisa e Produção do Conhecimento em Arquitetura e Urbanismo (obrigatória)
Professor responsável: Eduardo Grala da Cunha
Créditos: 3
Ementa: Arquitetura e urbanismo, produção de conhecimento e problemas de pesquisa. As dimensões éticas e estéticas da arquitetura e urbanismo e suas implicações epistemológicas. Formas de conhecimento, análise, interpretação e divulgação da produção do conhecimento na arquitetura e urbanismo. Apresentações normalizadas na área de arquitetura e urbanismo, redação técnica e representações de espaço e objeto. Análises de dissertações da área de arquitetura e urbanismo com vistas à explicitação de seus respectivos quadros teóricos e metodológicos.
Análise e Representação de Superfícies Complexas da Arquitetura Contemporânea
Professora responsável: Janice de Freitas Pires
Créditos: 4
Ementa: A disciplina tem a proposta de desenvolver um estudo teórico e prático sobre a incidência de superfícies complexas na arquitetura contemporânea. Parte do reconhecimento dos seus atributos arquitetônicos e de seus processos de geração valendo-se da análise e da representação por meios digitais de projetos de referência. O estudo envolve o emprego de tecnologias de desenho paramétrico e fabricação digital. Promove a discussão sobre o emprego de superfícies complexas em processos projetuais de arquitetura nos últimos 20 anos e seus desdobramentos para o ensino de arquitetura.
Antropologia em Contextos de Conflito
Professora responsável: Louise Prado Alfonso
Créditos: 3
Ementa: Propor uma reflexão crítica sobre o papel de diferentes profissionais em contextos de conflito e de violência. Refletir teoricamente sobre estes conceitos a partir de uma perspectiva multidisciplinar, como foco na Antropologia. Trazer para a discussão temas como: a relação entre Estado e violência, direitos humanos, escravidão em diferentes temporalidades, direito às cidades e ao território, relações interétnicas na formação do Estado. Pensar na prática as relações de conflito e/ou violência no Rio Grande do Sul a partir de estudos de caso. Compreender na localidade escolhida a diversidade de interesses locais e globais que configuram a particularidade do conflito e formas de violência.
Análise Dirigida a Percepção Ambiental
Professora responsável: Adriana Portella
Créditos: 2
Ementa: Estudo e análise de montagem de questionários e entrevistas; estudo de testes estatísticos não-paramétricos aplicados à pesquisas na linha da Percepção Ambiental; introdução ao software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise quantitativa; e noções gerais de análise qualitativa através do software NVIVO.
Avaliação Pós-Ocupação: as relações Usuário Meio Ambiente
Professora responsável: Nirce Saffer Medvedovski
Créditos: 3
Ementa: Introdução às Relações Ambiente-Comportamento, necessidades, expectativas e satisfação do usuário; conceituação de qualidade e desempenho do ambiente construído. Avaliação pós ocupação. Avaliação dos especialistas x avaliação dos usuários. Métodos e técnicas: abordagem interdisciplinar, qualitativa e quantitativa. A realimentação do projeto através da avaliação pós-ocupação. Diretrizes para futuros projetos e indicadores para a gestão da qualidade de ambientes construídos (uso, operação e a manutenção). Estudos de casos exemplares de falta de qualidade no ambiente construído com ênfase na habitação de interesse social. Responsabilidade do poder público e a defesa do consumidor, responsabilidade profissional.
Caminhografia Urbana
Professor responsável: Eduardo Rocha
Créditos: 4
Ementa: Conhecer e agir na cidade a partir da prática da caminhografia urbana. Cartografia Urbana como o método de mapear e inscrever sobre a cidade. Caminhar tendo o percurso como exercício ético e estético transformando e intervindo na cidade.
Cidade e Contemporaneidade
Professor responsável: Eduardo Rocha
Créditos: 3
Ementa: Fundamentos sobre a cidade na contemporaneidade. Conceitos da filosofia da diferença e a contemporaneidade. Experimentações da arte na contemporaneidade. Filosofia, arte, cidade e contemporaneidade. Cartografias e metodologias para a apreensão das manifestações da contemporaneidade na cidade.
Cidades e suas Margens: trajetos, percursos e mapas
Professora responsável: Louise Prado Alfonso
Créditos: 4
Ementa: A disciplina visa discutir especificidades da abordagem antropológica para o estudo das cidades, buscando entender apropriações, dinâmicas e tensões dos espaços urbanos – e suas territorialidades – a partir dos conceitos de margens, trajetos, percursos e processos de gentrificação. Busca, ainda, apresentar e refletir sobre métodos e técnicas de pesquisa associadas a mapeamentos nas Ciências Humanas, propondo um exercício de campo para a realização de cartografias pautadas em temas e recortes atuais da antropologia urbana.
Conforto Ambiental
Professor responsável: Antônio César Baptista da Silva
Créditos: 3
Ementa: Atividades teóricas e práticas de medição e avaliação de conforto de ambientes internos.
Cor Imagem e Cidade
Professora responsável: Natalia Naoumova
Créditos: 3
Ementa: A disciplina aborda questões estéticas no processo de percepção visual do ambiente urbano e análise dos fatores relacionados com a policromia das edificações de diferentes estilos que afetam a imagem estética de centros históricos. Observa-se, a cor inserida no contexto cultural e ambiental. Os temas abordados visam aprofundar os estudos teóricos sobre a cor nos assuntos relacionados a patrimônio histórico, composição plástica e percepção ambiental.
Edifícios Solares Fotovoltaicos
Professora responsável: Isabel Tourinho Salamoni
Créditos: 2
Ementa: Fundamentos sobre as fontes renováveis de energia, mecanismos de incentivo e panorama energético mundial. Sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica: tecnologias, estratégias de integração com a edificação, dimensionamento do sistema, custos e legislações em vigor.
Eficiência Energética na Arquitetura
Professor responsável: Antônio César Baptista da Silva
Créditos: 3
Ementa: Estudo das principais variáveis arquitetônicas envolvidas no processo de adequação do ambiente construído ao clima e às necessidades de conforto do ser humano, enfatizando os sistemas naturais de obtenção de conforto e sua integração com os sistemas artificiais de climatização e de iluminação. Estudo e análise das variáveis determinantes do desempenho energético da edificação.
Ergonomia: tópicos emergentes e reemergentes
Professor responsável: Luis Antonio dos Santos Franz
Créditos: 4
Ementa: Inter e intra potencialidades nos Fatores humanos; Análise Ergonômica enquanto metodologia multifacetada; e, Ergonomia em ato. O conteúdo está inserido em um programa que envolve a exposição e discussão epistemológica envolvendo a Ergonomia, a apresentação dos recursos metodológicos presentes no campo da Ergonomia, a discussão e construção dos caminhos e práticas na pesquisa em Ergonomia, a reconstrução e ressignificação da Ergonomia na prática e a construção de conteúdos.
Fundamentos de Gestão da Construção
Professor responsável: Fabio Kellermann Schramm
Créditos: 4
Ementa: Paradigmas da produção aplicados à construção civil; Construção Enxuta; Projeto do Sistema de Produção (PSP); Planejamento e Controle da Produção (PCP).
Fundamentos para a Docência de Representação Gráfica e Digital para Arquitetura
Professora responsável: Adriane Borda Almeida da Silva
Créditos: 2
Ementa: Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxmann), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se a instrumentalização para a investigação sobre o processo formativo de desenho dirigido para a ação projetual de arquitetura.
Geometrias Implícitas e Produção de Sentidos
Professora responsável: Adriane Borda Almeida da Silva
Créditos: 3
Ementa: Estudos morfológicos, analíticos e interpretativos, de projetos e obras de arte, arquitetura e design. Trata-se de uma abordagem advinda da geometria e que se desdobra em questões de linguagem, de leitura e construção de imagens. Amplia a discussão para o campo da estética. Observa as narrativas relativas ao contexto de criação do projeto, social e tecnológico, para problematizar a organização formal como produção de sentidos.
Gestão do Ciclo de Vida de Edificações com Uso da Tecnologia BIM
Professora responsável: Rafaela Bortolini
Créditos: 3
Ementa: A disciplina explora uma abordagem interdisciplinar sobre a metodologia BIM para gerenciar informações ao longo de todo ciclo de vida das edificações. A disciplina conta com conhecimentos teórico-práticos sobre a aprendizagem de conceitos da metodologia BIM. Visa a busca da melhoria contínua e incremental dos projetos, processos, pessoas e materiais relacionados ao ciclo de vida de edificações com objetivo de aumentar a competitividade, produtividade e sustentabilidade na indústria da AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação). A disciplina tem a finalidade de apresentar conceitos fundamentais sobre a gestão dos processos de projeto, construção, operação e manutenção, possibilitando a análise de como ferramentas e sistemas facilitam o fluxo de informações em ambientes colaborativos multidisciplinares, incluindo comunicação entre intervenientes. A disciplina pretende desenvolver no aluno a compreensão sistemática e senso crítico sobre as vantagens, as condições limitantes, as características e as diretrizes para a adoção de BIM.
Gestão do Processo de Projeto
Professor responsável: Fabio Kellermann Schramm
Créditos: 3
Ementa: A natureza do Projeto, problemas e soluções. O projeto como um processo gerencial. O Processo de Desenvolvimento de Produto. A gestão do processo de Projeto. Impacto da tecnologia da informação na gestão do processo de projeto.
História da Arquitetura e da Cidade no Brasil e no RS
Professora responsável: Ana Lúcia Oliveira
Créditos: 3
Ementa: História da arquitetura e da cidade no Brasil enfatizando os processos de morfologia urbana. Cidades planejadas e não planejadas. Fazendo uma retrospectiva da morfologia dos assentamentos humanos desde a pré-história aos dias atuais.
Iluminação na Arquitetura I
Professora responsável: Celina Maria Britto Correa
Créditos: 3
Ementa: Importância, princípios e conceitos da luz na Arquitetura. Estudo da luz nos seus aspectos físicos, psico-fisiológicos e comportamentais. Iluminação artificial. Projetos de iluminação.
Iluminação na Arquitetura II
Professora responsável: Celina Maria Britto Correa
Créditos: 3
Ementa: Luz natural na Arquitetura. Luz natural e eficiência energética. Dispositivos arquitetônicos para a iluminação natural das edificações. Modelos preditivos de disponibilidade de luz natural. Método experimental de iluminação natural através de modelos reduzidos e simulações computacionais.
Intervenções na cidade contemporânea
Professora responsável: Aline Montagna da Silveira
Créditos: 4
Ementa: Estudo crítico da cidade contemporânea, a partir de uma visão teórico-metodológica amparada nas discussões atuais que envolvem aspectos como a: preservação de bens culturais (em especial àqueles ligados à herança industrial e ferroviária), a conservação integrada, a inserção de elementos contemporâneos em arquiteturas e ambientes urbanos relevantes, os agentes das transformações e as permanências e descontinuidades do tecido urbano.
Introduction to outdoor thermal comfort and urban microclimates
Professora responsável: Lisandra Fachinello Krebss
Créditos: 3
Ementa: Introduzir o estudo dos microclimas urbanos como condicionantes e como resultados de decisões projetuais nas cidades; Conhecer as variáveis ambientais envolvidas no estudo de clima urbano; Entender as alternativas de experimentação possibilitadas pelas simulações computacionais.
Introdução à arquitetura de ambientes de saúde
Professor responsável: Cristhian Moreira Brum
Créditos: 4
Ementa: Introduzir fundamentos teóricos da programação arquitetônica de ambientes de saúde por meio das relações comportamentais, funcionais e ambientais, juntamente com a interpretação das normatizações específicas da área de saúde e vigilância sanitária. Planejar e aplicar a gestão de edifícios destinadas a saúde dentro da dinâmica e leitura do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS), bem como sua relação com o usuário. Construir o planejamento dos edifícios de saúde quanto sua evolução, identidade e escalas conforme demandas e necessidades.
Mass Customization in Architecture and design
Professora responssável: Luísa Félix Dalla Vecchia
Créditos: 3
Ementa: This course analyzes concept of mass customization and its application in architecture and design. It uses theoretical references and research in the area to analyze different approaches, applied methods, tools and technologies for using this concept in architecture and other design disciplines. Related concepts that enhance mass customization are also covered.
Oficina de Modelagem Urbana 2
Professor responsável: Mauricio Couto Polidori
Créditos: 3
Ementa: Conhecer fundamentos e recursos de modelagem urbana com base em autômato celular e grafos, realizar experimentos práticos com modelos urbanos; estudar e discutir casos de teoria e prática de modelagem.
Oficina de Redação de Artigos Científicos em Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído
Professor responsável: Fabio Kellermann Schramm
Créditos: 4
Ementa: A importância da publicação científica. Panorama das tendências editoriais da área de Tecnologia e Gestão do Ambiente Construído. Tipos de artigos. Elementos básicos para a elaboração de artigos científicos na área. Etapas dos processos de elaboração, submissão e revisão de artigos científicos.
Percepção e Análise do Espaço Urbano
Professora responsável: Adriana Portella
Créditos: 2
Ementa: Fornecer ao aluno base teórico-científica para os seguintes estudos – (i) investigação das relações entre usuários e o ambiente construído, envolvendo os processos de percepção e cognição ambiental como instrumentos de planejamento e construção do espaço urbano; (ii) análise do efeito de características físico-espaciais definidoras da estética e qualidade urbana, níveis de territorialidade, segurança, legibilidade e acessibilidade sobre as atitudes e comportamentos dos indivíduos; e (iii) desenvolvimento de análises empíricas e avaliações de desempenho através de métodos de avaliação pós-ocupação e métodos de descrição e análise espacial.
Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil e Legislação de Proteção Nacional e Internacional
Professora responsável: Ana Lúcia Oliveira
Créditos: 3
Ementa: Política de preservação cultural no Brasil com ênfase nos órgão nacionais e internacionais, legislações, documentos (cartas patrimoniais), programas e financiamento dos projetos culturais nacionais e internacionais.
Processos Projetuais
Professor responsável: Cristhian Moreira Brum
Créditos: 3
Ementa: A disciplina “processos projetuais” tem como objetivo a reflexão dos processos criativos em arquitetura pelo estudo de arquitetos paradigmáticos através da análise de projetos. A disciplina inclui também a realização de exercícios projetuais que visam a experimentação de processos de caráter inovador bem como a incorporação de outras expressões artísticas dentro do campo disciplinar da arquitetura. A disciplina busca trabalhar não só as capacidades ideativas mas também o desenvolvimento de procedimentos gráficos que estimulem e facilitem a materialização das ideias projetuais de uma forma efetiva, por meio de croquis e fotocomposições.
Preservação de bens culturais: abordagens teóricas e metodológicas
Professora responsável: Aline Montagna da Silveira
Créditos: 4
Ementa: O campo disciplinar do restauro. A preservação de bens culturais. Abordagens teóricas e metodológicas da conservação e da restauração. Intervenções contemporâneas de restauro.
Projeto com Técnicas Tradicionais
Professora responsável: Nirce Saffer Medvedovski
Créditos: 3
Ementa: O objetivo básico do curso é desenvolver estratégias de projeto voltadas à utilização de técnicas construtivas tradicionais adaptadas às condições contemporâneas de produção da arquitetura. Pretende-se discutir as formas de projetar que são destrutivas e ineficientes do ponto de vista ambiental, ecológico e energético, buscando recuperar uma arquitetura natural, para a qual os componentes intangíveis, como vento, luz e energia solar e materiais naturais tornam-se arquitetura performante.
Seminário Arquitetura e Domesticação
Professor responsável: Eduardo Rocha
Créditos: 2
Ementa: Cidade pestilenta. Sobre Cadeiras e Clareiras. CeiluLARES. Desconjuro moderno. Construir, morar e pensar. Domesticação e linguagem. Língua e linha. Famulus. Robson’s house of three little pigs.
Seminário PROGRAU
Créditos: 1
Ementa: Visa subsidiar o processo de prosseguimento, aperfeiçoamento e implementação dos projetos de dissertação, tratam de discussões específicas, que visam completar a formação do aluno.
Simulação Computacional de Eficiência Energética
Professor responsável: Eduardo Grala da Cunha
Créditos: 4
Ementa: Tecnologia e adequação ambiental. Aspectos estéticos da tecnologia no ambiente construído. A estética da arquitetura bioclimática. Adequação de estratégias bioclimáticas e o clima local. Projeto de soluções climatização passiva. Estudo do desempenho energético de estratégias de climatização passiva. Simulação computacional. Análise econômica da implantação de soluções.
Teoria, História e Critica da Arquitetura II
Professora responsável: Celia Gonsales
Créditos: 2
Ementa: Arquitetura e cidade no contexto contemporâneo. A condição pos-moderna na arquitetura. Abordagens teóricas da arquitetura e no urbanismo contemporâneos. Análise da arquitetura moderna e contemporânea com ênfase na habitação coletiva e habitação de interesse social. A teoria e o exercício projetual.
Teoria, História e Crítica da Arquitetura
Professora responsável: Celia Gonsales
Créditos: 4
Ementa: Arquitetura e cidade no contexto da modernidade. Nascimento da reflexão moderna sobre a arquitetura no final do século XVII e durante o século XVIII. Debate teórico seguido no século XIX e início do século XX. Formação das abordagens teóricas básicas da arquitetura e do urbanismo modernos. A realidade brasileira. A habitação coletiva e habitação social modernas. A questão do patrimônio no contexto da arquitetura e da cidade modernas. A teoria e o exercício projetual.
Tópicos Avançados em Simulação Computacional de Eficiência Energética
Professor responsável: Eduardo Grala da Cunha
Créditos: 4
Ementa: Configurações avançadas do modelo; Modelagem do solo; Modelagem do ático; Cálculo de demanda e consumo; Modelagem de ventilação natural; Climatização artificial de ambientes; Análise de Resultados.
Tópicos Especiais em Antropologia – Pesquisa Etnográfica
Professora responsável: Louise Prado Alfonso
Créditos: 4
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo pensar o método etnográfico, sua inserção em projetos de pesquisa e extensão e desenvolver ações junto às comunidades pelo viés extensionista propondo atividades segundo as demandas locais. Bem como, acompanhar e fornecer apoio teórico-metodológico para o desenvolvimento de pesquisa etnográfica ou antropológica. Devido ao contexto de pandemia a proposta é aprofundar debates considerando a realização de pesquisas etnográficas virtuais.
Ver e Fazer a Cidade – Entre Temas Superados e Emergente
Professora responsável: Ana Elisia da Costa
Créditos: 2
Ementa: Estudos tipo-morfológicos frente à complexidade dos temas emergentes na Arquitetura e Urbanismo. Conceito de tipo-morfologia – da gênese às críticas contemporâneas. Temas e práticas emergentes nos discursos, Bienais e mídia. Análise de projetos e obras emergentes”: padrões, relações, hibridizações e transversalidades entre a cultura-erudita e a cultura-em-construção, entre o universal e o local. Ênfase aos temas ligados aos modos de morar, ao uso do espaço público, ao patrimônio e à atuação de “coletivos” de arquitetos e urbanistas.