Pesquisa e Produção do Conhecimento em Arquitetura e Urbanismo (obrigatória) Professora responsável: Eduardo Grala da Cunha Créditos: 3 Ementa: Arquitetura e urbanismo, produção de conhecimento e problemas de pesquisa. As dimensões éticas e estéticas da arquitetura e urbanismo e suas implicações epistemológicas. Formas de conhecimento, análise, interpretação e divulgação da produção do conhecimento na arquitetura e urbanismo. Apresentações normalizadas na área de arquitetura e urbanismo, redação técnica e representações de espaço e objeto. Análises de dissertações da área de arquitetura e urbanismo com vistas à explicitação de seus respectivos quadros teóricos e metodológicos. |
|
Antropologia em Contextos de Conflito Professora responsável: Louise Prado Alfonso Créditos: 3 Ementa: Propor uma reflexão crítica sobre o papel de diferentes profissionais em contextos de conflito e de violência. Refletir teoricamente sobre estes conceitos a partir de uma perspectiva multidisciplinar, como foco na Antropologia. Trazer para a discussão temas como: a relação entre Estado e violência, direitos humanos, escravidão em diferentes temporalidades, direito às cidades e ao território, relações interétnicas na formação do Estado. Pensar na prática as relações de conflito e/ou violência no Rio Grande do Sul a partir de estudos de caso. Compreender na localidade escolhida a diversidade de interesses locais e globais que configuram a particularidade do conflito e formas de violência. |
|
Análise Dirigida a Percepção Ambiental Professora responsável: Adriana Portella Créditos: 2 Ementa: Estudo e análise de montagem de questionários e entrevistas; estudo de testes estatísticos não-paramétricos aplicados à pesquisas na linha da Percepção Ambiental; introdução ao software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) para análise quantitativa; e noções gerais de análise qualitativa através do software NVIVO. |
|
Avaliação Pós-Ocupação: as relações Usuário Meio Ambiente Professora responsável: Nirce Saffer Medvedovski Créditos: 3 Ementa: Introdução às Relações Ambiente-Comportamento, necessidades, expectativas e satisfação do usuário; conceituação de qualidade e desempenho do ambiente construído. Avaliação pós ocupação. Avaliação dos especialistas x avaliação dos usuários. Métodos e técnicas: abordagem interdisciplinar, qualitativa e quantitativa. A realimentação do projeto através da avaliação pós-ocupação. Diretrizes para futuros projetos e indicadores para a gestão da qualidade de ambientes construídos (uso, operação e a manutenção). Estudos de casos exemplares de falta de qualidade no ambiente construído com ênfase na habitação de interesse social. Responsabilidade do poder público e a defesa do consumidor, responsabilidade profissional. |
|
Caminhografia Urbana Professor responsável: Eduardo Rocha Créditos: 4 Ementa: Conhecer e agir na cidade a partir da prática da caminhografia urbana. Cartografia Urbana como o método de mapear e inscrever sobre a cidade. Caminhar tendo o percurso como exercício ético e estético transformando e intervindo na cidade. |
|
Cidade e Contemporaneidade Professor responsável: Eduardo Rocha Créditos: 3 Ementa: Fundamentos sobre a cidade na contemporaneidade. Conceitos da filosofia da diferença e a contemporaneidade. Experimentações da arte na contemporaneidade. Filosofia, arte, cidade e contemporaneidade. Cartografias e metodologias para a apreensão das manifestações da contemporaneidade na cidade. |
|
Cidades e suas Margens: trajetos, percursos e mapas Professora responsável: Louise Prado Alfonso Créditos: 4 Ementa: A disciplina visa discutir especificidades da abordagem antropológica para o estudo das cidades, buscando entender apropriações, dinâmicas e tensões dos espaços urbanos – e suas territorialidades – a partir dos conceitos de margens, trajetos, percursos e processos de gentrificação. Busca, ainda, apresentar e refletir sobre métodos e técnicas de pesquisa associadas a mapeamentos nas Ciências Humanas, propondo um exercício de campo para a realização de cartografias pautadas em temas e recortes atuais da antropologia urbana. |
|
Conforto Ambiental Professor responsável: Antônio César Baptista da Silva Créditos: 3 Ementa: Atividades teóricas e práticas de medição e avaliação de conforto de ambientes internos. |
|
Cor Imagem e Cidade Professora responsável: Natalia Naoumova Créditos: 3 Ementa: A disciplina aborda questões estéticas no processo de percepção visual do ambiente urbano e análise dos fatores relacionados com a policromia das edificações de diferentes estilos que afetam a imagem estética de centros históricos. Observa-se, a cor inserida no contexto cultural e ambiental. Os temas abordados visam aprofundar os estudos teóricos sobre a cor nos assuntos relacionados a patrimônio histórico, composição plástica e percepção ambiental. |
|
Eficiência Energética na Arquitetura Professor responsável: Antônio César Baptista da Silva Créditos: 3 Ementa: Estudo das principais variáveis arquitetônicas envolvidas no processo de adequação do ambiente construído ao clima e às necessidades de conforto do ser humano, enfatizando os sistemas naturais de obtenção de conforto e sua integração com os sistemas artificiais de climatização e de iluminação. Estudo e análise das variáveis determinantes do desempenho energético da edificação.
Ergonomia: tópicos emergentes e reemergentes
Professor responsável: Luis Antonio dos Santos Franz
Créditos: 4
Ementa: Inter e intra potencialidades nos Fatores humanos; Análise Ergonômica enquanto metodologia multifacetada; e, Ergonomia em ato. O conteúdo está inserido em um programa que envolve a exposição e discussão epistemológica envolvendo a Ergonomia, a apresentação dos recursos metodológicos presentes no campo da Ergonomia, a discussão e construção dos caminhos e práticas na pesquisa em Ergonomia, a reconstrução e ressignificação da Ergonomia na prática e a construção de conteúdos.
|
|
Fundamentos para a Docência de Representação Gráfica e Digital para Arquitetura Professora responsável: Adriane Borda Almeida da Silva Créditos: 2 Ementa: Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxmann), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se a instrumentalização para a investigação sobre o processo formativo de desenho dirigido para a ação projetual de arquitetura. |
|
Geometrias Implícitas e Produção de Sentidos Professora responsável: Adriane Borda Almeida da Silva Créditos: 3 Ementa: Estudos morfológicos, analíticos e interpretativos, de projetos e obras de arte, arquitetura e design. Trata-se de uma abordagem advinda da geometria e que se desdobra em questões de linguagem, de leitura e construção de imagens. Amplia a discussão para o campo da estética. Observa as narrativas relativas ao contexto de criação do projeto, social e tecnológico, para problematizar a organização formal como produção de sentidos. |
|
História da Arquitetura e da Cidade no Brasil e no RS Professora responsável: Ana Lúcia Oliveira Créditos: 3 Ementa: História da arquitetura e da cidade no Brasil e no Rio Grande do Sul, na Colônia, no Império e na República Velha. |
|
Iluminação na Arquitetura I Professora responsável: Celina Maria Britto Correa Créditos: 3 Ementa: Importância, princípios e conceitos da luz na Arquitetura. Estudo da luz nos seus aspectos físicos, psico-fisiológicos e comportamentais. Iluminação artificial. Projetos de iluminação. |
|
Iluminação na Arquitetura II Professora responsável: Celina Maria Britto Correa Créditos: 3 Ementa: Luz natural na Arquitetura. Luz natural e eficiência energética. Dispositivos arquitetônicos para a iluminação natural das edificações. Modelos preditivos de disponibilidade de luz natural. Método experimental de iluminação natural através de modelos reduzidos e simulações computacionais. |
|
Oficina de Modelagem Urbana 2 Professor responsável: Mauricio Couto Polidori Créditos: 3 Ementa: Conhecer fundamentos e recursos de modelagem urbana com base em autômato celular e grafos, realizar experimentos práticos com modelos urbanos; estudar e discutir casos de teoria e prática de modelagem. |
|
Percepção e Análise do Espaço Urbano Professora responsável: Adriana Portella Créditos: 2 Ementa: Fornecer ao aluno base teórico-científica para os seguintes estudos – (i) investigação das relações entre usuários e o ambiente construído, envolvendo os processos de percepção e cognição ambiental como instrumentos de planejamento e construção do espaço urbano; (ii) análise do efeito de características físico-espaciais definidoras da estética e qualidade urbana, níveis de territorialidade, segurança, legibilidade e acessibilidade sobre as atitudes e comportamentos dos indivíduos; e (iii) desenvolvimento de análises empíricas e avaliações de desempenho através de métodos de avaliação pós-ocupação e métodos de descrição e análise espacial. |
|
Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil e Legislação de Proteção Nacional e Internacional Professora responsável: Ana Lúcia Oliveira Créditos: 3 Ementa: Política de preservação cultural no Brasil com ênfase nos órgão nacionais e internacionais, legislações, documentos (cartas patrimoniais), programas e financiamento dos projetos culturais nacionais e internacionais. |
|
Projeto com Técnicas Tradicionais Professora responsável: Nirce Saffer Medvedovski Créditos: 3 Ementa: O objetivo básico do curso é desenvolver estratégias de projeto voltadas à utilização de técnicas construtivas tradicionais adaptadas às condições contemporâneas de produção da arquitetura. Pretende-se discutir as formas de projetar que são destrutivas e ineficientes do ponto de vista ambiental, ecológico e energético, buscando recuperar uma arquitetura natural, para a qual os componentes intangíveis, como vento, luz e energia solar e materiais naturais tornam-se arquitetura performante. |
|
Simulação de Eficiência Energética Professor responsável: Eduardo Grala da Cunha Créditos: 4 Ementa: Tecnologia e adequação ambiental. Aspectos estéticos da tecnologia no ambiente construído. A estética da arquitetura bioclimática. Adequação de estratégias bioclimáticas e o clima local. Projeto de soluções climatização passiva. Estudo do desempenho energético de estratégias de climatização passiva. Simulação computacional. Análise econômica da implantação de soluções. |
|
Teoria, História e Critica da Arquitetura II Professora responsável: Celia Gonsales Créditos: 2 Ementa: Arquitetura e cidade no contexto contemporâneo. A condição pos-moderna na arquitetura. Abordagens teóricas da arquitetura e no urbanismo contemporâneos. Análise da arquitetura moderna e contemporânea com ênfase na habitação coletiva e habitação de interesse social. A teoria e o exercício projetual. |
|
Teoria, História e Crítica da Arquitetura Professora responsável: Celia Gonsales Créditos: 4 Ementa: Arquitetura e cidade no contexto da modernidade. Nascimento da reflexão moderna sobre a arquitetura no final do século XVII e durante o século XVIII. Debate teórico seguido no século XIX e início do século XX. Formação das abordagens teóricas básicas da arquitetura e do urbanismo modernos. A realidade brasileira. A habitação coletiva e habitação social modernas. A questão do patrimônio no contexto da arquitetura e da cidade modernas. A teoria e o exercício projetual. |