Grupos de Promoção e Prevenção em Saúde

Os grupos de Prevenção em Saúde visam a promoção do bem-estar e da saúde geral de estudantes da UFPel, com matrícula ativa. As atividades são semanais durante o semestre letivo, e ocorrem nas salas 118 e 211 do Campus II/ICH – Rua Almirante Barroso, n° 1202.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nos links disponíveis abaixo, junto às demais informações sobre cada iniciativa.

ATENÇÃO! Inscrições encerradas!

Clínica de Experimentação de Si

Pensando em oportunizar aos discentes no período de férias acadêmicas um espaço terapêutico, o Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente vem, por meio de uma Clínica de Experimentação de Si, desenvolver três encontros grupais, com duração aproximada de duas horas cada, sobre as temáticas dos Afetos primordiais segundo filósofo Spinoza. Os encontros serão pautados em diálogos e atividades ligadas à arte, à leitura e à escrita, de forma livre e de modo a serem trabalhadas questões afetivas ligadas à ansiedade, à depressão e às dificuldades em meio à vida acadêmica.

Coordenação: Lisandra Osorio (Psicóloga)

Local: Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202 – sala 211)

Data: 16, 17 e 18 de outubro de 2023 (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira)

Horário:  14:00 às 16:00 ou 18:30 às 20:00 (fazer a opção no momento da inscrição)

As inscrições estão encerradas

Grupo Parentalidade Acadêmica

O grupo terapêutico Parentalidade Acadêmica é destinado para mães universitárias e pais universitários. Trata-se de um campo em construção de acolhimento, diálogo, discussão e reflexões, que se insere como proposta de assistência psicológica no intuito de apoio no trato das diferentes exigências da vida acadêmica que se soma às demandas atribuídas à maternidade e à paternidade. Busca contribuir na formação integral, na melhora do desempenho acadêmico e na prevenção da evasão, bem como tornar a trajetória acadêmica um caminho mais suave e menos árduo.

O grupo ocorrerá presencial e semanalmente, nas terças-feiras, das 18h30min às 20h, no Campus II (Rua Almirante Barro, 1.202 – sala 118). O início dos encontros será no dia 04 de abril.

A facilitação será feita pela dupla Patrícia e Henrique, que são respectivamente mãe e estudante/pai e estudante, ambos do Estágio Específico de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

Decolonizar: Rodas de Escuta e Escrevivências Étnico-Raciais
O objetivo do grupo é oferecer um espaço de escuta e acolhimento — tendo o foco em assuntos étnico-raciais — em compreensão da necessidade de pertencimento dos acadêmicos racializados. O grupo busca se utilizar de “escrevivências” como uma ferramenta de possibilidades para a compreensão dos seus sentimentos e afetos.

Os encontros ocorrerão de forma presencial, no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211), às terças-feiras, das 9h às 10h30min, a partir do dia 04 de abril.

A facilitação será feita pela dupla Pamela e Vitória, ambas do Estágio Específico de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas neste link.

Plural: afetos e trocas sobre diversidade de gênero e sexualidade
Alunos e alunas de Psicologia da UFPel em vínculo com o Nupadi oferecem um espaço de acolhimento e trocas em grupo terapêutico sobre diversidade de gênero e sexualidade, buscando a promoção de direitos de cidadania, dignidade, respeito e liberdade nos espaços dentro e fora da Universidade. Também se propõe a reforçar a autonomia desses sujeitos através da compreensão integral de suas existências, diálogos, reflexões e elaboração de sentimentos, comportamentos, trajetórias e saberes.

Os encontros do grupo serão presenciais e ocorrerão nas quartas-feiras, das 16h às 17h30min, no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211), iniciando em 05 de abril.

A facilitação será feita pela dupla Lara e Gustavo, ambos do Estágio Específico de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

Grupo de Vivências Acadêmicas
O grupo terapêutico Vivências Acadêmicas, neste ano, é direcionado a alunas e alunos formandos ou quase formandos. O objetivo é oferecer um espaço seguro para trocar experiências e apaziguar angústias e inseguranças através das semelhanças.

Os encontros serão semanais e presenciais, às quartas-feiras, das 10h às 11h30min, no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211). O início será em 05 de abril.

A facilitação será feita pela dupla Daiane e Isadora, ambas do Estágio Específico de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

Conexão 360°: Grupo terapêutico para estudantes trabalhadores
O grupo é dedicado a pessoas que vivem uma dupla jornada dentro da Universidade, sendo estudante e trabalhador, seja CLT, estágio remunerado, freelancer, pessoa jurídica, entre tantos outros regimes de trabalho.

Trata-se de um grupo terapêutico para estudantes da UFPel trabalhadores, com o objetivo de criar espaços de compartilhamento de vivências seguros e afetuosos para diminuir a sobrecarga da rotina intensa do dia a dia.

Os encontros serão nas terças-feiras, das 18h às 19h30min, no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202 – Sala 211). O início será em 04 de abril.

A facilitação será feita pela dupla Bruna e Karina, ambas do Estágio Específico de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link.

Contato: nupadi.prae@gmail.com