Dúvidas, sugestões e reclamações

Os RUs possuem nutricionista responsável pelo serviço de alimentação à  disposição dos comensais, que podem retirar dúvidas e devem ser contatados imediatamente no caso de qualquer intercorrência.

Além disso, pode-se entrar em contato com a Seção de Apoio aos Restaurantes Universitários (SARE) através dos seguintes canais de atendimento:

– E-mail: ru.praeufpel@gmail.com
– Pessoalmente na PRAE: Rua Almirante Barroso, 1202, sala G116.

Ao entrar em contato com a SARE para o registro formal de reclamações, o setor pode realizar a apuração, solicitar esclarecimento e notificar a empresa responsável pelos RUs quando necessário.

Ainda denúncias podem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria da UFPel: https://wp.ufpel.edu.br/ouvidoria/ ou diretamente à Vigilância Sanitária Municipal (Em Pelotas: (53) 3284-7733)

DÚVIDAS FREQUENTES

É permitido retirar alimentos do RU?

Não, somente nos casos de dificuldade de locomoção, mediante apresentação de atestado médico. Isso ocorre pois a manipulação e consumo destes alimentos fora dos Restaurantes Universitários inviabiliza o controle higienicossanitário das preparações pela equipe técnica. Assim, a instituição só pode garantir a segurança dos alimentos enquanto estiverem dentro dos Restaurantes.

Ainda assim, nesses casos, o alimento é porcionado em embalagem própria para este fim, fornecida pelo RU e a orientação é de consumo da refeição em até 30 minutos após a sua retirada.

É permitido reaproveitar alimentos nos RUs?

Uma das condições fundamentais para o bom desempenho de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é o planejamento adequado do volume de refeições a ser preparado, buscando-se diminuir ou controlar o desperdício de alimentos (MEZOMO, 2002).

Além disso, sabe-se que a fome ainda afeta 8,4 milhões de brasileiros (FAO, 2024), de forma que o controle das perdas em uma UAN trata-se de uma questão econômica, ambiental e político-social. Assim, caso ocorra sobra de alimentos em uma UAN, deve-se seguir rigorosamente alguns critérios técnicos para aproveitá-los de forma segura e evitar o desperdício.

As sobras são divididas em sobra limpa e sobra suja. Sobra limpa pode ser definida como os alimentos que foram produzidos, mas não foram distribuídos nos buffets, podendo ser aproveitados em preparações futuras se houver controle de tempo de exposição e temperatura. A sobra suja, ou não aproveitável, pode ser definida como os alimentos que foram produzidos, distribuídos, mas não foram consumidos. O resto é todo o alimento devolvido no prato ou bandeja (VAZ, 2011).

Assim, caso haja alimentos produzidos, mas que não foram distribuídos nos RUs, estes são reaproveitados, respeitando a legislação com relação aos critérios de tempo e temperatura de armazenamento. Para isso, existem planilhas de controle desses parâmetros, as quais são analisadas pelas fiscais de contrato e que ficam disponíveis à Vigilância Sanitária Municipal, por até 30 dias.

Referências:

MEZOMO, I.B. (2002) Os Serviços de Alimentação: planejamento e administração. 5. ed. São Paulo: Manole. 413 p

FAO, IFAD, UNICEF, WFP and WHO. 2024. In Brief to The State of Food Security and Nutrition in the World 2024 – Financing to end hunger, food insecurity and malnutrition in all its forms. Rome, FAO. https://doi.org/10.4060/cd1276en

VAZ, C. S. Restaurantes: controlando custos e aumentando lucros. 2. ed. Brasília: METHA LGE, 2011. 193 p