Conheça o Instagram de mais um projeto da Prae

O Círculo de Estudos das Práticas Antirracistas é um projeto de extensão universitária que surge da recente experiência da equipe do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI/CP/PRAE). No ano de 2023, a equipe se integrou em uma série de encontros conduzidos pela pedagoga Josy Dias Anacleto durante os quais foram realizados estudos e diálogos sobre as diversas temáticas englobadas pela questão do racismo, promovendo inicialmente o Letramento Racial do grupo e, posteriormente, aprofundando na temática da educação antirracista. Com o objetivo de oportunizar a formação em educação antirracista para outros servidores, foram promovidos, ainda em 2023, dois encontros: O I Encontro de Formação Antirracista na Prae e um encontro na mesma modalidade com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Em novembro do mesmo ano, a pedagoga Josy Dias Anacleto foi convidada para participar de uma palestra no Evento “Falas e Vivências- Mês da Consciência Negra”, com o tema “Os primeiros passos no letramento racial”, na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório. A partir desses encontros e reflexões em torno do papel dos técnico-administrativos em educação na emergência de uma educação antirracista, foi criado esse projeto que visa amplificar os estudos dessa temática para outras unidades organizacionais da Universidade, comunidade local e profissionais da rede pública de ensino, ação que se refletirá na promoção de espaços e serviços de atendimento mais qualificados e acolhedores para os estudantes da Ufpel e da rede pública de ensino.