Grupo terapêutico “Emoções em diálogo: encontro e transformação” está com inscrições abertas

Emoções em diálogo: encontro e transformação é um Grupo Terapêutico de Promoção e Prevenção em saúde que tem como objetivo criar um espaço seguro e acolhedor para a reflexão, exploração e discussão das emoções. Através de encontros regulares, buscará  promover a conscientização emocional, facilitar a troca de experiências e fortalecer o autoconhecimento dos membros, visando o desenvolvimento de habilidades de regulação emocional.

Cada encontro será dedicado a um assunto específico relacionado às emoções e seus atravessamentos.

O grupo será mediado pelos estudantes estagiários do curso de Psicologia Gabriel Venzke Rutz e Karoline dos Santos Foster sob orientação da Profa. Ana Laura Sica Cruzeiro Szortyka.

Público alvo: Estudantes da UFPel

Inscrições: 1º a 8 de agosto

Início dos encontros: 15 de agosto

Encerramento: 17 de outubro

Dia e horário dos encontros: Semanalmente nas quintas-feiras às 17h,
programados para terem duração de cerca de 1h a 1h30min.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – CLIQUE AQUI!

Programação (resumida) dos 3 primeiros encontros:

1º Encontro (15/08) – Abertura do Grupo
• Dinâmica grupal, pensada com o propósito de todos se conhecerem e para que seja possível;
• Reflexões acerca das emoções em um geral como processos fundamentais para os indivíduos, desde as consideradas “negativas”, como tristeza, raiva, medo, até as consideradas “positivas”, como a alegria, amor, serenidade.
• Referência: Gazzaniga, Michael; Heatherton, Todd; Halpern, Diane. Ciência psicológica – 5. ed. – Porto Alegre. Artmed, 2018.

2º Encontro (22/08) – Alegria e tristeza
• Pensar a perspectiva de que essas emoções são complementares ou dependentes uma da outra, contrapondo-se a ideia de serem emoções opostas.

3º Encontro (29/08) – Medo e nojo
• Seguindo as emoções básicas, Medo e Nojo parecem ser emoções negativas, porém são importantes, visto que protegem o indivíduo de situações potencialmente perigosas.