Número mínimo de créditos

SOBRE O NÚMERO MÍNIMO DE CRÉDITOS

Nenhum candidato será admitido à defesa de dissertação ou tese, antes de obter, no mínimo, o total de 22 (vinte e dois) créditos para o mestrado ou 40 (quarenta) para o doutorado.

Do total de créditos exigidos para o mestrado, o estudante deverá obter no mínimo 16 (dezesseis) créditos na área de concentração, sendo que destes, no mínimo 8 (oito) créditos deverão ser cursados em uma Instituição Nucleadora. Os 6 (seis) créditos restantes poderão ser obtidos em disciplinas de domínio conexo.

Do total de créditos exigidos para o doutorado, o estudante deverá obter no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos na área de concentração, sendo que destes, no mínimo 12 (doze) créditos deverão ser cursados em uma Instituição Nucleadora. Os 16 (dezesseis) créditos restantes poderão ser obtidos em disciplinas de domínio conexo.

Área de concentração (AC)

O programa pertence à área de conhecimento/concentração das ciências biológicas II (CBII) da CAPES (biofísica, bioquímica, farmacologia e fisiologia). Portanto, disciplinas cursadas nesses campos serão consideradas disciplinas na área de concentração.

Domínio conexo (DC)

Disciplinas de domínio conexo são aquelas caracterizadas em áreas diferentes da CBII.

Crédito acadêmico

Unidade de medida que representa a quantidade de horas de estudo e atividades dentro de uma disciplina. Onde cada crédito corresponderá a 17 horas/aula semestrais, equivalendo a 14 horas/relógio, uma vez que cada hora/aula contém 50 minutos.

Não há disciplina obrigatória no PPGMCF e os créditos podem ser cursados em sua totalidade nas Instituições Nucleadoras.