Voltar para Produção

Dissertações

O donwload das dissertações abaixo pode ser realizado clicando AQUI 

 

1. WINKLER, A. S. “EFEITO DA DECLIVIDADE DO TERRENO EM RELAÇÃO AO ARMAZENAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA EM ÁREAS SISTEMATIZADAS

2. ALVES, R. P. A. PARÂMETROS DE UM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO COM CANA-DE AÇÚCAR EM SALTO DO JACUÍ NO RIO GRANDE DO SUL”

3. KATH, A. H. “EFEITO RESIDUAL DA CINZA DA CASCA DE ARROZ NA ACIDEZ E NA DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO, SILÍCIO E POTÁSSIO NO SOLO.”

4. DOS SANTOS, P. P. “EROSIVIDADE DETERMINADA POR DESAGREGAÇÃO DE CHUVA DIÁRIA NO LADO BRASILERO DA BACIA DA LAGOA MIRIM”

5.SÓRIA, M. “QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DE CONTRIBUIÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SINNOT – PELOTAS/RS”

6.  DISCONZI, P. B. “MODELAGEM DA GERAÇÃO DE SEDIMENTOS POR MEIO DA MEUPS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO SANTA BÁRBARA, PELOTAS/RS 

7.  NUNES, M. R. “MITIGAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM PLANTIO DIRETO”

8. PANZIERA, W. “PARÂMETROS DE SOLO E DE PLANTA EM CONFIGURAÇÕES DE ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS DA CANA-DE-AÇUCAR”

9.  DA SILVA, J. T. “EMISSÕES DE METANO E ÓXIDO NITROSO EM ÁREA DE ARROZ IRRIGADO INFLUENCIADAS POR SISTEMA DE PREPARO DO SOLO”

10. NETO, G. C. M. “EFICIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE NITROGÊNIO PELAS CULTIVARES DE ARROZ IRGA 417 E IRGA 424”

11. GERBER, A. C. “COBERTURA, USO DA TERRA E QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DE CONTRIBUIÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA MOREIRA-RS” 

12.  JURUÁ, K. T. “ÍNDICES DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA MONITORAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA RURAL”

13. TUCHTENHAGEN, I. K. “QUALIDADE FÍSICA DE UM ARGISSOLO SOB A INFLUÊCIA DE DIFERENTES DOSES DE CINZA DE CASCA DE ARROZ” 

14. VEÇOZZI, T. A. “EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE FERTILIZANTE NITROGENADO DE LIBERAÇÃO CONTROLADA E SEUS EFEITOS NAS EMISSÕES DE METANO E ÓXIDO NITROSO EM ARROZ IRRIGADO”

15. COUTO, R. S. “AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS QUANTI-QUALITATIVAS DOS RECURSOS HÍDRICOS EM SUB-BACIA DO RIO PIRATINI/RS”

16. DA SILVA, G. M. “AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE SECA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL”

17. MOTA, M. C. “AÇÃO ENTRE DADOS METEOROLÓGICOS ESTIMADOS E OBSERVADOS PARA UTILIZAÇÃO EM MODELOS DE ESTIMATIVA DE PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA”

18. MONTEIRO, A. B. “VARIABILIDADE DOS COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE EM POMAR DE PESSEGUEIRO IRRIGADO EM FUNÇÃO DA GRANULOMETRIA DO SOLO”

19. SCHOSSLER, D. S. “IDENTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE CAMPOS NATIVOS NO BIOMA PAMPA E VALORAÇÃO DO ESTOQUE DE CARBONO UTILIZANDO A METODOLOGIA TESSA”

20. ROSADO, J. P. “CINZA DE CASCA DE ARROZ E LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO COMO FERTILIZANTES”

21. SILVEIRA, S. R. “ÍNDICES DE SECA AGRÍCOLAS E METEOROLOGICA PARA ALGUMAS LOCALIDADES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL”

22. LEMOS, G. DA S.”MAPEAMENTO DE ÁREAS DE SOJA EM MUNICÍPIOS DA METADE SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A PARTIR DE IMAGENS DE SATÉLITE”

23. JUNIOR, L. C. W. “IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE ÁREAS DE SOJA NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL POR MEIO DE IMAGENS MODIS”

24. PAIVA, R. B. “QUALIDADE ESTRUTURAL DA CAMADA SUPERFICIAL DE UM ARGISSOLO SOB DIFERENTES USOS”

25. NEVES, A. P. “DINÂMICA DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM PLANTAÇÕES DE ACÁCIA MEARNSII DE WILD EM SOLOS NO BIOMA PAMPA”

26. BRAGA, M. G. CARACTERIZAÇÃO E DELINEAMENTO DE BANHADOS: ESTUDO DE CASO NO BANHADO DO TAIM

27. PENNING, L. H. RELAÇÃO TEMPORAL ENTRE O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO E VARIÁVEIS CLIMÁTICAS USANDO A ABORDAGEM EM ESPAÇO DE ESTADOS EM UMA ÁREA DE TERRAS BAIXAS CULTIVADA COM ARROZ IRRIGADO POR ASPERSÃO

28. COSTA FILHO, A. DAS  N. ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DAS ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CHASQUEIRO

29. GEISSLER, L. O. ATRIBUTOS FÍSICO-QUÍMICOS E DA FAUNA EDÁFICA COMO INDICADORES DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO

30. RODRIGUES, M. SUBPRODUTOS DA MINERAÇÃO DE CALCÁRIO DA FORMAÇÃO IRATI COMO FONTES DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E ENXOFRE

31. DORNELES, V. R. ANÁLISE DE CHUVAS INTENSAS COM ABORDAGEM DE DADOS PLUVIOGRÁFICOS E PLUVIOMÉTRICOS

32. HIPÓLITO, A. W. ESTUDO ESPACIAL MULTI-RESOLUÇÃO E ESPECTRO-TEMPORAL SUBPIXEL NO MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO

33. SALÉ, M. M. EFICIÊNCIA DE ABSORÇÃO E DE UTILIZAÇÃO DE FÓSFORO POR CEREAIS E HORTALIÇAS

34.  GUEVARA, M. D. F. EMISSÕES DE METANO E ÓXIDO NITROSO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO E ÁREA NATURAL DE TERRAS BAIXAS

35. SILVA, T. P. VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICOS E ESTIMATIVA DA EROSÃO HÍDRICA DE SOLOS NA SUB BACIA MICAELA-RS

36. ARDUIN, R. L. N. USO DE AGRO MINERAL SILICÁTICO, GESSO E CAL PARA ESTABILIZAÇÃO DA ARGILA DE ÁREA DEGRADADA DA BARRAGEM SANTA BÁRBARA, PELOTAS-RS