“COMO UM LEVE ECO DA IDADE MÉDIA”: GEORGE ORWELL E O SEU TEMPO ENTRE OS MORADORES DE RUA

Dr. Stephen Basdeo[1]

Era a estrondosa década de 1920. Após a carnificina da Grande Guerra (1914-18), parecia realmente que a Grã-Bretanha estava mudando para melhor em alguns aspectos. Os antigos costumes sociais vitorianos foram corroídos; o primeiro governo do Partido dos Trabalhadores chegou ao poder; o bem-estar social havia melhorado na forma de pensões e no início da remoção de guetos.

No entanto, em alguns aspectos, a era vitoriana ainda estava em andamento, pelo menos no que se refere à situação dos pobres. Os vagabundos, da mesma forma que faziam há cerca de 100 anos, ainda tinham que “vagabundear” de cidade em cidade para receber uma refeição em uma casa de trabalho (“workhouse”) e, se eles tivessem um pouco de dinheiro, poderiam ir para uma casa de hospedagem comum (“common lodging house”). Esses eram os piores: por alguns pence ou talvez um xelim por noite, eles conseguiam ter uma cama suja e infestada de insetos em um quarto com vários outros vagabundos e um balde como banheiro. Não – era muito melhor ir para a casa de trabalho ou, como os vagabundos a chamavam, “o espigão” (“the spike”).

George Orwell foi um homem que, imitando Jack London e outros investigadores sociais, como Henry Mayhew, decidiu se aventurar nas áreas mais pobres da cidade e, vestindo roupas de vagabundo, passar um tempo entre os párias da sociedade, tanto em Londres quanto em Paris, aceitando vários trabalhos braçais e dormindo em casas de hospedagem, e conhecendo “as pessoas do abismo”.

Mais tarde, Orwell publicou essas lembranças em Down and Out in Paris and London (1933). O que é interessante no conto de Orwell, do ponto de vista de um historiador do crime ou de um estudioso de Robin Hood, é o relato de uma tarde que Orwell passou com alguns vagabundos enquanto esperava a abertura da ala casual da casa de trabalho de “Cromley” (uma contração dos nomes das aldeias de Croydon e Bromley, perto de Londres). Os vagabundos ficavam sentados contando histórias uns aos outros, entre as quais histórias de fantasmas e releituras de contos góticos. Mas deixe Orwell contar o resto com suas próprias palavras:

Outro vagabundo contou a história de Gilderoy, o ladrão escocês. Gilderoy era o homem que havia sido condenado à forca, escapou, capturou o juiz que o havia condenado e (sujeito esplêndido!) o enforcou. Os vagabundos gostaram da história, é claro, mas o interessante foi ver que eles haviam entendido tudo errado. A versão deles era de que Gilderoy havia fugido para a América, enquanto na realidade ele foi recapturado e condenado à morte. A história havia sido alterada, sem dúvida deliberadamente, assim como as crianças alteram as histórias de Sansão e Robin Hood, dando-lhes finais felizes que são bastante imaginários. Isso fez com que os vagabundos conversassem sobre história, e um homem muito velho declarou que a “lei da mordida única” era uma sobrevivência dos dias em que os nobres caçavam homens em vez de veados. Alguns dos outros riram dele, mas ele tinha a ideia bem firme em sua cabeça. Ele também tinha ouvido falar das Corn Laws [Leis do Milho] e do jus primae noctis (ele acreditava que isso realmente tinha existido); e também da Grande Rebelião, que ele achava que era uma rebelião dos pobres contra os ricos – talvez ele a tivesse confundido com as rebeliões camponesas. Duvido que o velho soubesse ler, e certamente não estava repetindo artigos de jornal. Seus fragmentos de história haviam sido passados de geração em geração de vagabundos, talvez por séculos em alguns casos. Era uma tradição oral que perdurava, como um leve eco da Idade Média.[2]

 

Uma citação longa, com certeza. Mas vamos nos concentrar na breve referência descartável de Orwell a Robin Hood. A morte de Robin Hood nas mãos da Prioresa de Kirklees remonta ao poema A Gest of Robyn Hode (1495), no qual Robin Hood, sendo um velho doente, pede à Prioresa para ser sangrado. No entanto, a Prioresa, em aliança com Sir Roger de Doncaster, conspira para matá-lo.

A história foi então ampliada em uma balada do início da modernidade intitulada The Death of Robin Hood (A morte de Robin Hood), talvez de origem do século XVI ou início do XVII, na qual a Prioresa simplesmente o sangra até a morte.

Orwell era um homem instruído de uma família relativamente rica, mesmo que tenha passado por momentos difíceis em alguns momentos de sua vida. Podemos supor que sua familiaridade com a história da morte de Robin Hood veio talvez por ter lido uma das muitas reimpressões baratas das baladas de Robin Hood ou algumas das muitas reimpressões de livros vitorianos de Robin Hood que podiam ser emprestados de bibliotecas públicas nas décadas de 1920 e 1930. O livro Robin Hood (1928), de Sarah Hawkes Sterling – que contém um relato da morte de Robin Hood – também parece ter sido um dos favoritos das crianças nas décadas de 1930 e 1940, de acordo com a pesquisa que realizei a partir dos registros do Mass Observation. No entanto, está claro que, como argumenta Stephen Knight, a história da morte de Robin Hood nunca foi popular entre os fãs do fora da lei, especialmente entre as crianças, que frequentemente mudam a história. As pessoas não gostam de ver um herói morrer.

O principal entretenimento dos vagabundos, entretanto, era a história do fora da lei escocês Gilderoy. Orwell acertou bastante na história de Gilderoy, portanto, não é preciso acrescentar muito, mas é interessante que Gilderoy tenha tido um final feliz. É como se o vagabundo desejasse que ele escapasse das autoridades uma última vez, que fizesse uma fuga milagrosa da lei. As histórias de ladrões desonestos que escapavam da justiça eram populares entre muitos leitores mais pobres desde o século XVIII, porque a vida do ladrão representava uma vida sem as restrições do trabalho árduo e pouco recompensador que muitas pessoas da classe trabalhadora viviam. O tropo de um ladrão que escapa bravamente da forca lembra The Beggar’s Opera (1728), de John Gay – o protagonista Captain Macheath foi baseado em Jack Sheppard – para “satisfazer o gosto da cidade”.

Pode ter havido uma pitada de radicalismo no desejo de alguns vagabundos de permitir que o ladrão escapasse das garras da lei. Como vimos, outro vagabundo começou a falar sobre o Norman Yoke e o fictício droit de signeur (no qual o senhor da mansão aparentemente tinha permissão para deflorar meninas camponesas virgens). O mesmo vagabundo tinha ouvido falar das Corn Laws (Leis do Milho) e da Great Rebellion (Grande Rebelião) – poderíamos supor que essa última fosse a Wat Tyler’s Rebellion (Rebelião de Wat Tyler) ou a Peasants’ Revolt (Revolta dos Camponeses) de 1381. O vagabundo confundiu, ao que parece, a Revolta dos Camponeses com a “Grande Rebelião”, que, na época de Orwell, seria amplamente conhecida como se referindo ao Motim Indiano de 1857.

Dizer que havia um indício de radicalismo, é claro, não significa dizer que os vagabundos estavam sentados planejando construir barricadas – as revoluções raramente surgem das camadas mais baixas da sociedade. No entanto, os vagabundos, em um sentido limitado, reconhecem a fonte de seus problemas ao longo da história – o establishment – e reconhecem que certas formas de opressão têm uma história. Essa história foi transmitida de boca em boca, da mesma forma que as histórias de ladrões sempre foram transmitidas pela tradição oral ao longo da história.

No início do século XX, houve na Grã-Bretanha um movimento para tentar recuperar as tradições orais perdidas da Inglaterra. Mas eles estavam interessados principalmente em Cecil Sharp (1859-1924), que percorreu o país transcrevendo baladas e canções folclóricas “perdidas”. Foram criadas sociedades especiais lideradas por intelectuais burgueses dedicadas à pesquisa das tradições britânicas perdidas. No entanto, esses intelectuais metropolitanos eram apaixonados por uma visão romantizada da história “folclórica”: ela tinha de ser cantada e tinha de ser cantada por pessoas que trabalhavam nos campos em áreas rurais e remotas – eles raramente se aventuravam, como Orwell, a conversar com os pobres que tinham suas próprias tradições orais. Ao fazer isso, esses pesquisadores perderam “o fraco eco da Idade Média!”

Referências

ORWELL, George. Down and Out in Paris and London. Londres: Victor Gallancz, 1933 [recurso eletrônico]. Disponível em: <http://gutenberg.net.au/ebooks01/0100171h.html>.  Acesso em 18 fev. 2020.

[1] Sobre o autor: https://reynolds-news.com/stephen-basdeo-about/

[2] Orwell, George. Down and Out in Paris and London. Londres: Victor Gallancz, 1933 [on-line]. Disponível em: <http://gutenberg.net.au/ebooks01/0100171h.html >.  Acesso em 18 fev. 2020.


Publicado em 09 de Abril de 2024.

Como citar: BASDEO, Stephen. “Como um leve eco da Idade Média”: George Orwell e o seu tempo entre os moradores de rua.Blog do POIEMA. Pelotas: 09 abr. 2024. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/poiema/como-um-leve-eco-da-idade-media-george-orwell-e-o-seu-tempo-entre-os-moradores-de-rua/. Acesso em: data em que você acessou o artigo.