Laboratórios Parceiros

BARBARIDADES MEDIEVAIS

Drive | Instagram

O perfil do Instagram Barbaridades Medievais é um projeto de extensão vinculado ao  Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Nascido em 2019 do estudo e da aproximação com as práticas da História Pública na disciplina História Medieval, o projeto dedica-se a produção de materiais digitais sobre a Idade Média e divulgação científica dos estudos medievais brasileiros, cujo principal objetivo é buscar os recursos disponíveis no  Instagram para promover o ensino de história e o debate sobre os usos e apropriações da Idade Média hoje. O perfil visa também capacitar sua equipe de trabalho  na incorporação de novas metodologias e plataformas digitais, como as redes sociais, nos espaços de aprendizagem formal da História.
Coordenação Profa. Dra. Claudia Regina Bovo

 

 

 

DOMINIUM

Instagram

O Dominium: Estudos sobre Sociedades Senhoriais é um grupo de pesquisa que atua junto ao Programa de Pós-Graduação em História e no Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Seu objetivo principal é refletir sobre as relações de poder nas sociedades senhoriais através da análise de documentos produzidos em recortes cronológicos e espaços variados. O grupo tem também como interesse analisar a produção historiográfica do que foi produzido a respeito do tema, levando em consideração as relações de poder às quais estiveram e estão inseridas tais reflexões acadêmicas. Tendo o senhorio como o norte na condução de nossos estudos, o grupo de pesquisa abarca entre seus integrantes pesquisadores e estudantes que trabalham com um amplo enfoque de subtemas preocupados em compreender o impacto que as relações senhoriais possuíam nas sociedades no decorrer da História e como isso vem sendo abordado pela historiografia no passado e no presente.
Coordenação: Prof. Dr. Bruno Álvaro

 

 

GRADALIS

Instagram  | Youtube

O Gradalis – Grupo de Estudos Medievais tem por objetivo desenvolver os estudos medievais no Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em parceria com outros grupos e pesquisadores, pretendemos fomentar a organização de eventos, cursos, debates, publicações, etc. Para tanto, trabalharemos a partir de três linhas de pesquisa: 1) A Idade Média no Ensino de História; 2) Imaginário, Cultura e Religião na Idade Média; 3) Fontes, temas e métodos para o estudo da Idade Média.
Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Queiroz de Souza

 

 

 

GRUPO INSULAE

Facebook | Instagram | Site

Insulæ é um grupo de pesquisa brasileiro transdisciplinar e interinstitucional que tem como proposta agregar, de forma inclusiva, pesquisadores/as de várias localidades, dentro e fora do Brasil, que desenvolvem pesquisas sobre a Britânia, a Irlanda e as Ilhas do Arquipélago Norte na Antiguidade e Medievo. Somos o único grupo de pesquisa no momento composto exclusivamente por pesquisadores/as que vêm desempenhando pesquisa sobre o Mundo Insular na Antiguidade e no Medievo, e estamos distribuídos em três linhas de pesquisa centrais. A proposta deste grupo é primeiramente consolidar este campo de estudos no Brasil, fortalecendo assim o apoio mútuo entre os/as pesquisadores/as que atuam na área, facilitando o debate e particularmente visando dar suporte ao público estudantil.
Coordenadora: Profa. Dra. Isabela Albuquerque e Profa. Dra. Elaine Farrell

 

 

LAPEHME – Laboratório de Pesquisa e Estudo em História Medieval

Facebook | InstagramSite

O Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LaPEHMe), pertencente ao Curso de História-Licenciatura, do Campus Jaguarão, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), está em funcionamento desde 2014 e objetiva a produção de atividades acadêmicas. O Laboratório promove Cine Debate mensal; Ciclo de Palestra bimestral com professores convidados de outras universidades (Deus Lhe Pague); Exposições Virtuais semestrais de Imagens e Textos; Extensões Universitárias semestrais, em parceria com a FACED/UFRGS e com o Grupo de Estudos Medievais VESICA PISCIS; Simpósio anual de História Antiga e Medieval e, seu maior evento, também anual, a Semana Infernal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O LaPEHMe desenvolve o Projeto de Pesquisa “Livrai-nos do Mal: Estudos sobre Demonologia, Bruxaria, Heresia e Paganismo nas Idades Media e Moderna”, este projeto “guarda-chuva” acolhe os interesses de pesquisas de grande parte de seus discentes integrantes, que recebem orientações para o desenvolvimento de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).
Coordenador: Prof. Dr. Edison Bisso Cruxen

 

 

LATHIMM – Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais

Facebook | Instagram | Site | Twitter

Dois focos estruturam a identidade do LABORATÓRIO DE TEORIA E HISTÓRIA DAS MÍDIAS MEDIEVAIS (LATHIMM – USP/UFRJ) em meio aos estudos medievais brasileiros: o estudo da cultura material medieval (traçada em especial nas imagens, na música e na escrita), bem como das ferramentas teóricas mais adequadas ao trabalho com tais documentos históricos. Buscamos, assim, promover o diálogo constante entre a reflexão teórica e a práxis historiográfica no campo específico das mídias medievais. O pressuposto definidor desse trabalho é o de que não há nem independência nem prioridade entre as instâncias teórica e histórica. Ao contrário, diante do perigo da alienação mútua, como lembra Georges Didi-Huberman, “a prática salutar [é]: dialetizar”. Como consequência, é o estudo da materialidade do documento e de sua produção, bem como o uso e estabelecimento de ferramentas teórico-metodológicas adequadas a esse tipo de estudo que definem o escopo de atividades acadêmicas do LATHIMM, e não recortes geográficos, cronológicos ou mesmo temáticos. Por outro lado, a escolha do termo “mídias” não é acidental. Esse evoca, ao mesmo tempo, a já mencionada preocupação com a cultura material medieval e o anseio de se estudar, de modo mais aprofundado, os usos midiáticos atuais de certa medievalidade (em filmes, músicas, literaturas, por exemplo); tudo por meio de um termo de imensa riqueza semântica em contexto medieval, uma vez que o vocábulo latino medium remete ao papel capital exercido pela Igreja (grande produtora de documentos durante toda a Idade Média) como mediadora entre os homens e entre esses e a divindade; foi sobre a mediação (e a comunicação, isto é, a comunhão religiosa de uma comunidade) que diferentes sociedades medievais se organizaram. Em seus núcleos no Rio de Janeiro (UFRJ) e em São Paulo (USP), o LATHIMM agrega pesquisadores em diferentes níveis de formação e de distintas áreas do conhecimento, em torno de quatro linhas de pesquisa: “A imagem medieval: ornamento, materialidade, permanências”, “A música medieval: análise, liturgia, notações”,  “Retoricidade: a linguagem como fato social”,  “Códices medievais e renascentistas e a produção científica do conhecimento sobre a natureza”.
Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Henrik Aubert; Profa. Dra. Maria Cristina Correia Leandro Pereira; Prof. Dr. Gabriel de Carvalho Godoy Castanho; Dra. Wanessa Asfora Nadler.

 

 

LEGATIO

Instagram

Grupo de pesquisa, ensino e extensão em História Medieval e Ensino de história, visa contribuir para a consolidação dos estudos medievais na UFOPA e na região amazônica, assim como fortalecer o ensino de História na região.
Coordenador: Prof. Dr. Douglas Mota

 

 

 

 

LEM – Leituras da Escandinávia Medieval

Academia.edu | Facebook

A Escandinávia no período medieval fascina o mundo contemporâneo. Está presente em imaginários coletivos, nas artes, na literatura. Assim também o foi durante o período medieval. Carente de uma produção documental própria, a Escandinávia na Idade Média foi primordialmente “criada” em literaturas estrangeiras e estranhas às suas próprias dinâmicas. Somente após a sua integração à dinâmica européia vislumbra-se uma vasta produção literária própria, indicando uma necessidade de estabelecer as leituras de seu próprio passado. O grupo de pesquisa vem tratar dessas possíveis leituras, contemporâneas, porém externas, ou próprias, porém retroativas, em relação à Escandinávia Medieval.
Coordenador: Prof. Dr. Lukas Gabriel Grzybowski

 

 

LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média  e Antiguidades

Instagram | Site

O LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média  e Antiguidades busca desenvolver, de modo integrado, a pesquisa, o ensino e a extensão sobre temas ligados à Idade Média e às Antiguidades Clássica e Oriental, podendo abranger outras medievalidades e antiguidades que não se enquadram aos modelos mencionados. O objetivo principal do projeto, que se pretende permanente, é aproximar os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM, Campus Paracatu, das discussões acadêmicas sobre temas que, em geral, são tratados de maneira pouco aprofundada na Educação Básica. No âmbito da pesquisa, os alunos desenvolvem projetos de iniciação científica do Ensino Médio submetidos a editais institucionais, em geral, com bolsas do CNPq ou do IFTM. No ensino, o grupo se reúne periodicamente para leitura e debates sobre textos acadêmicos sobre uma temática geral previamente escolhida. Ainda, são realizados minicursos, palestras e outros eventos para atender a comunidade escolar e outros interessados, de modo presencial ou online.  A missão do LEMIMA é transformar a vida escolar dos integrantes do grupo pela alfabetização científica.
Coordenação: Profa. Dra. Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte

 

 

LEOM – Laboratório de Estudos de Outros Medievos

Instagram | Facebook | Site | Youtube

O LEOM – Laboratório de Estudos de Outros Medievos consiste num grupo de pesquisa registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em consonância com as novas tendências de pesquisa e ensino na área de História Medieval, o LEOM – Laboratório de Estudos de Outros Medievos visa contribuir com a crítica historiográfica às narrativas tradicionais sobre a Idade Média, constituídas no contexto dos nacionalismos e colonialismos europeus e que ainda hoje repercutem.
Coordenação: Prof. Dr. Bruno Uchoa Borgongino

 

 

 

 

 

 

LETHAM – Laboratório de Estudos sobre a Trasmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo

Instagram | Site

O Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo (LETHAM-UFBA) é um grupo interdisciplinar de pesquisa associado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de um grupo de pesquisa certificado e registrado no Diretório do CNPq desde 5 de outubro de 2016. Ele tem como principal iniciativa proporcionar a consolidação das pesquisas acadêmicas acerca dos estudos sobre a Antiguidade e o Medievo no estado da Bahia, sem deixar de articular-se com as investigações nacionais e internacionais. O grupo é constituído por profissionais das áreas de História, Letras e Filosofia e procura contribuir para a formação qualificada de profissionais capazes de atuar no âmbito regional, assim como fortalecer as áreas de ensino, pesquisa e extensão na UFBA.
Coordenação: Prof. Dr. Marcelo Pereira Lima

 

 

 

 

MERIDIANUM

Instagram | Site

O Meridianum é o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina, fundando em 9 de setembro de 2010 pelas professoras Dra. Aline Dias da Silveira e Dra. Mariana Paolozzi. Reconhecido por realizar pesquisas transdisciplinares na Longa Duração, o Meridianum – que conta com a participação de estudantes (da graduação e pós) e professores – permite que os seus colaboradores estudem as relações entre tempo, espaço e saber aplicadas aos estudos medievais e outras temporalidades, a saber, Antiguidade, Modernidade e mesmo Contemporaneidade. Ademais, o núcleo dedica-se a projetos que vão além da pesquisa e abrangem atividades no ensino e na extensão universitária. Vinculado ao próprio Meridianum, também há o GEFEM, o Grupo de Estudos entre Feminino e Masculino na Longa Duração, que objetiva debater e estudar relações de gênero não apenas na Idade Média, mas em períodos anteriores e posteriores. O núcleo realiza ainda outras atividades para divulgar seus trabalhos, através do Youtube, Instagram e Facebook.
Coordenação: Profa. Dra. Aline Dias da Silveira

 

 

NEMED  – Núcleo de Estudos Mediterrânicos

Site

Em 2022, o NEMED (Núcleo de Estudos Mediterrânicos), fundado pelo Professor Doutor Renan Frighetto e pela Profa. Doutora Fátima Regina Fernandes, completou 20 anos de existência. O NEMED tem como ponto de partida a consciência da importância do mundo mediterrânico como forjador de diversas identidades, culturas e sistemas políticos ao longo do processo histórico da civilização ocidental desde a Antiguidade Clássica. Essa diversidade de composição gerou a orientação de vários projetos de pesquisa, vinculados ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Tais projetos, desenvolvidos por professores pesquisadores em parceria com seus orientandos de Pós-Graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e Graduação (Iniciação Científica e Monografias de final de Curso) , têm em comum sua espacialidade relacionada ao mundo mediterrânico, numa temporalidade que abrange os períodos clássico, tardo-antigo, medieval e moderno. O NEMED é um laboratório de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, com incursões e diálogos por todo Brasil, com a América Latina, Europa e África.
Coordenação: Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães

 

 

PEM (UERJ) – Programa de Estudos Medievais

BlogInstagram

O Programa de Estudos Medievais/UERJ foi criado em 2016, em parceria com o Programa de Estudos Medievais/UFRJ, fundado em 1991. Prima pelo caráter interdisciplinar da pesquisa e reúne diversos pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas concernentes ao medievo. São os principais objetivos do PEM: estimular o intercâmbio entre medievalistas nacionais e estrangeiros; coordenar projetos e atividades de pesquisa de temas pertinentes à sociedade medieval; formar novos pesquisadores; promover discussões acadêmicas relativas ao mundo medieval; identificar, preservar e divulgar acervos de fontes relativas à Idade Média; produzir material didático, e patrocinar atividades de extensão universitária, levando, à comunidade em geral, informações sobre a Idade Média. Coordenação: Ana Paula Lopes Pereira – FFP/UERJ, Marta de Carvalho Silveira – UERJ, Rodrigo dos Santos Rainha – UERJ, Wendel dos Reis Veloso – UERJ

 

 

PEM (UFRJ)- Programa de Estudos Medievais

FacebookInstagram | Site

O Programa de Estudos Medievais (Pem-UFRJ), criado em 1991, tem caráter interdisciplinar e reúne diversos pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas concernentes ao medievo. São os principais objetivos do Pem: estimular o intercâmbio entre medievalistas nacionais e estrangeiros; coordenar projetos e atividades de pesquisa de temas pertinentes à sociedade medieval; formar novos pesquisadores; promover discussões acadêmicas relativas ao mundo medieval; identificar, preservar e divulgar acervos de fontes relativas à Idade Média; produzir material didático, e patrocinar atividades de extensão universitária à comunidade em geral. Coordenação: Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, Leila Rodrigues da Silva, Paulo Duarte Silva, Paulo Henrique de Carvalho Pachá.

 

 

 

VIRTÙ

Facebook | Instagram

O Virtù visa ser um espaço permanente de pesquisa, debate e contato com as fontes primárias, a bibliografia básica e especializada da área de História Medieval e História do Renascimento, permitindo que os alunos dos cursos de História da UFSM, tanto na graduação quanto na pós-graduação, aprofundem seus conhecimentos nas áreas propostas, possibilitando que realizem debates acadêmicos, pesquisas e produzam material de qualidade acerca destes temas. Além disso, o Virtù nasce também como uma ação para possibilitar que os alunos tenham contato com pesquisadores já consolidados nas áreas de pesquisa às quais se direcionam o grupo, tanto em nível nacional quanto em nível internacional. O Virtù atuará como plataforma que permita o diálogo e o intercâmbio entre os discentes e tais pesquisadores, buscando viabilizar uma experiência formativa e de atuação tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Nesse sentido, o Virtù terá a permanente preocupação de buscar por diálogos interdisciplinares, a fim de enriquecer e experiência formativa de seus participantes, bem como a sua produção acadêmica.
Coordenação: Prof. Dr. Francisco Mendonça Jr.