Trevas Não!

SOBRE O PROJETO

 

O projeto “Trevas não!” é um dentre os múltiplos projetos que constituem as atividades do POIEMA. E foi elaborado para que através de um trabalho cooperativo de pesquisas, produções e divulgação de práticas didáticas que pensem o medievo em suas mais diversas abordagens possíveis, possa construir um acervo que parta do estreitamento entre a interdisciplinaridade das novas produções historiográficas de medievistas e o conhecimento historiográfico orientado e produzido no ambiente escolar. Aqui você também encontra espaço para compartilhar e ler experiências de ensino de história medieval com outros professores e alunos da graduação.

Este acervo de práticas didáticas direciona-se a partir da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que postula importantes habilidades sociais relacionadas ao reconhecimento de transformações políticas; dinâmicas sociais, econômicas e de gênero; aspectos culturais e a atuação religiosa. Com início no sexto ano do ensino fundamental, o ensino de medievo encontra, dentro do proposto pela BNCC, abertura para a abordagem também nos sétimos, oitavos e nonos anos do ensino fundamental e nos anos do ensino médio. E ao compreender a importância da proposição dessas perspectivas para a construção de identidade individuais e coletivas e da consciência histórica que é gestada a partir disso, o “Trevas não!” surge como uma ferramenta interdisciplinar que incorpora atividades de reflexão e discussão, interação com fontes históricas medievais, jogos, curiosidades sobre o medievo; além de fomentar uma lista de recomendações bibliográficas para leitura docente.

 

O projeto ainda encontra-se em construção e as atividades serão disponibilizadas conforme produzidas e revisadas. Sinta-se à vontade para conhecer ao projeto, compartilhar experiências e conhecer as leituras, lives e discussões do POIEMA. Para receber as atualizações do site você pode inscrever-se aqui.

Palavras-chave: Idade Média; Ensino de História Medieval; Recepções medievais.