Universidade Federal de Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas – UFPel, onde este Simpósio está sendo sediado, é uma instituição brasileira de ensino superior, cujos campus se localizam nas cidades de Pelotas e Capão do Leão, no estado do Rio Grande do Sul no Brasil (ver mapa). Atualmente, o principal Campus localiza-se no prédio histórico do antigo Anglo na Zona Portuária de Pelotas.

Segundo um histórico da UFPel, no local do principal Campus existiu até 1916 a charqueada de Brutus Almeida, posteriormente a Companhia Frigorífica Rio Grande, que foi vendida em 1924 para a firma inglesa Westerns Brothers, que transformou o local no Frigorífico Anglo. O Frigorífico Anglo S.A. começou a funcionar em Pelotas por volta de 1940, e o bairro da Balsa, ao lado do frigorífico, foi ocupado por operários que vinham até de outras cidades, para morar perto do trabalho. O Frigorífico foi criado pelos britânicos na Segunda Guerra Mundial com o principal objetivo de mandar carne enlatada para a Inglaterra, para os soldados no front.

A Universidade foi fundada em 8 de agosto de 1969. Participaram do núcleo formador da UFPel as seguintes unidades: Faculdade de Ciências Domésticas, Faculdade de Veterinária, Faculdade de Direito, Faculdade de Odontologia e Instituto de Sociologia e Política e a tradicional Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (a mais antiga do Brasil, tendo suas origens na Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Practica fundada em 1883). No mesmo ano, em 16 de dezembro de 1969, a UFPel ficou integrada, além daquelas do núcleo formador, pelas seguintes unidades acadêmicas: Instituto de Biologia, Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Química e Geociências, Instituto de Física e Matemática e Instituto de Artes. Foram agregadas também à Universidade as seguintes instituições: Escola de Belas Artes “Dona Carmen Trápaga Simões”, Faculdade de Medicina da Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado e Conservatório de Música de Pelotas. Integraram a Universidade, como órgãos suplementares, a Estação Experimental de Piratini; o Centro de Treinamento e Informação do Sul; a Imprensa Universitária; a Biblioteca Central; o Museu e a Casa para Estudante e, como órgãos complementares, o Colégio Agrícola Visconde da Graça e o Colégio de Economia Doméstica Rural.

Hoje a UFPel oferece 99 cursos de graduação, 39 cursos de mestrado e 16 de doutorado distribuídos em 20 unidades acadêmicas. A Universidade também possui cursos de mestrado e/ou doutorado em todas as áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, contando também com cursos com atuação multidisciplinar. Para maiores informações acesse o site da Universidade: http://www.ufpel.edu.br/