PIBID-Pedagogia Educação Infantil

Universidade Federal de Pelotas

Page 8 of 9

Qual a importância dos objetivos estarem organizados em faixas etárias?

Os objetivos de aprendizagens estão organizados por 3 grupos de diferentes faixas etárias, sendo eles:  – Bebês (zero a 1 ano e 6 meses);  – Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);  –… Continue lendo →

Quais são os campos de experiências da Educação Infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco Campos de Experiência que indicam as experiências para que a criança aprenda e se desenvolva.   O eu, o outro e o nós: destaca a construção de identidade, sentimento de pertencimento e respeito… Continue lendo →

Direitos de aprendizagem das crianças na Educação Infantil

A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é composta pelos Direitos de Aprendizagem que são divididos em seis e garantem condições para que as crianças aprendam de forma ativa, participando e construindo conhecimentos.  Conviver: se trata de dividir experiências,… Continue lendo →

Eixos estruturantes da BNCC: interações e brincadeiras

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como eixo estruturante da Educação Infantil as interações e as brincadeiras, vai falar que o interagir durante o brincar traz uma gama de aprendizagens para o desenvolvimento da criança.   E isso vai ser… Continue lendo →

Práticas pedagógicas na Educação Infantil

A primeira coisa que vale ressaltar é que não existe prática pedagógica neutra, toda prática sustenta uma práxis, uma concepção.   A prática pedagógica na Educação Infantil deve acontecer de forma que auxilie na formação integral da criança, precisa levar em… Continue lendo →

O que é o currículo na Educação Infantil?

Devendo a Educação Infantil estar norteada pelo princípio da natureza da criança, a brincadeira deve ser presente em todos os momentos educativos, pois trata-se da forma de linguagem mais rica expressa pelas crianças. No entanto, não significa que a prática pedagógica não… Continue lendo →

O que é BNCC e como ela chegou até a Educação Infantil?

BNCC significa Base Nacional Comum Curricular, da qual consiste em um documento que apresenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas de rede pública e privada de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Deste modo, busca garantir o… Continue lendo →

Tríplice da Educação Infantil: cuidar, educar e brincar

Por muitos anos, preservou-se no Brasil a tradição de uma Educação Infantil assistencialista e compensatória, que sempre esteve dissociada da Educação Básica. As creches e pré-escolas existiam com a finalidade de, na ausência das famílias, suprir necessidades mais básicas das… Continue lendo →

Qual a finalidade da Educação Infantil?

A Educação Infantil abrange as crianças de 0 a 5 anos de idade, é a primeira etapa da Educação Básica.   Tem como objetivo o desenvolvimento da criança nas partes: cognitivas, físicas, sociais e emocionais.   A Educação Infantil é dividida entre:… Continue lendo →

Aluno e criança na Educação Infantil

Aluno: origina-se de palavra latina significando aquele que é alimentado, criança de peito.   Criança: origina-se também no latim, em creare, e significa aquele que cria. E que cria as mais belas e complexas obras possíveis: a humanidade e a civilização. … Continue lendo →

« Posts mais antigos Posts mais recentes »

© 2024 PIBID-Pedagogia Educação InfantilCriado com WordPress

Tema por Anders NorenTopo ↑