• Mini-histórias – E.M.E.I Darcy Ribeiro •


• Mini-histórias – E.M.E.I Profª Ivanir Dias •


• Mini-histórias – E.M.E.I Profª Jacema R. Prestes•


• PÃOZINHO FELIZ •

Participante: Laura Helena, 5 anos.

 

Este contexto investigativo tem por finalidade observar a exploração da criança na cozinha ao produzir um pão caseiro. O contexto em questão tem como objetivo, através do toque e das percepções na utilização dos conteúdos, como, farinha, ovos, fermento, sal, açúcar e manteiga, experimentar as múltiplas texturas, possibilidades e cheiros. Todo este universo desenvolve muitas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais, além de saberes sociais e culturais envolvendo a escolha dos ingredientes, o tempo de preparo e a organização de uma sequência de ações para que o pão fique pronto.

• REGISTROS •


 

• TRABALHANDO OS SENTIMENTOS E AS EMOÇÕES •

Participantes: Luca Toni, 8 anos e Antonia Carolina, 5 anos.

Objetivos de aprendizagem: Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos em si e nas pessoas em sua volta, ampliando a atitude da empatia pelos outros

Campo de experiência: O eu, o outro e o nós.

Intencionalidade da situação de aprendizagem: Permitir que as crianças expressem suas emoções através da brincadeira. Trabalhar as emoções com as crianças desde cedo é fundamental, pois é através do reconhecimento das emoções que elas compreendem o que sentem e podem expressar isso com maior habilidade e autorregulação, solucionando os conflitos que surgem com mais facilidade e menos sofrimento.

Desenvolvimento da situação de aprendizagem: A primeira etapa foi feita a leitura do livro “ O livro dos sentimentos”, do autor Todd Parr para as crianças. Após a leitura, fiz algumas perguntas relacionadas ao livro, como: O que mais chamou atenção no livro, se as situações descritas no livro acontecem com ele(a) e se acontece com as pessoas do seu convívio. As respostas de ambas as crianças foram iguais, todas se identificaram com alguns sentimentos, principalmente o sentimento de alegria, que remete a coisas boas, por estarem em casa com os seus familiares, e o sentimento de tristeza remete ao isolamento social, por não estarem indo para a escola e por não estarem convivendo com seus amiguinhos de escola.

Após o diálogo sobre o livro, produziram desenhos sobre os sentimentos que elas mais se identificavam.

• REGISTROS •


• FAZENDO SOMBRAS •

 

Participante Gabriel, 9 anos.

Tendo em vista as luzes do mundo, o contexto busca brincar com as sombras que fazemos, percebendo nelas diferentes seres, imaginando seus sons e histórias de vida. A representação busca ampliar a percepção do corpo e suas potencialidades.

A sombra está presente no nosso dia a dia e é uma ferramenta interessante de trabalho, pois as crianças passam a perceber que elas são criadoras dessas sombras.

 

• REGISTROS •


• Mini-histórias – E.M.E.I Profª Ivanir Dias •


• Mini-histórias – E.M.E.I Darcy Ribeiro •


• Mini-histórias – E.M.E.I Profª Jacema Rodrigues Prestes •


• I Sarau Mini-histórias •

Com a pandemia de Covid-19, as instituições de Educação Infantil tiveram que se adaptar a novos modos de acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. 

Tendo iniciado os trabalhos em outubro de 2020, em plena pandemia, as propostas de trabalho do nosso núcleo, desenvolvidas dentro do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) também sofreram adaptações. 

Neste ano, o núcleo Pedagogia-Alfabetização: Educação Infantil tem estudado acerca da Documentação Pedagógica e as diferentes estratégias de escuta das crianças e apoio às suas curiosidades. 

Em nosso contexto, as escolas parceiras ainda não estão recebendo as crianças nos espaços institucionais, embora mantenha o vínculo com as famílias, usando diversas estratégias para encorajar as investigações das crianças. 

Neste I Sarau de Mini-histórias que organizamos, vamos mostrar um pouco do que as crianças estão fazendo, pensando e sentindo nestes tempos de pandemia. Desejamos que as memórias e histórias que vamos contar neste evento virtual sejam elos de conexão entre as infâncias de hoje e você, provocando um olhar sensível, curioso e crítico sobre este mundo que partilhamos juntos.


• A NATUREZA QUE NOS CERCA •

(pelos olhos de Otávio)

Participante Otávio, 5 anos.

Proporcionar oportunidades de descobertas sobre a multiplicidade da natureza e sua variedade de formas, texturas, cores, cheiros, sensações. Desenvolver afinidade com material desconhecido, como tesoura sem pontas, cola, fita, lápis coloridos, canetinhas e folhas. Reproduzir, através do desenho, como ele enxerga a natureza que ele vê todos os dias, ao sair de casa. Brincar fazendo a escolha de plantas e durante a colagem delas no papel e, depois, escolhendo cores para reproduzi-las em forma de desenho.

Este contexto investigativo foi montado pensando nos materiais que tínhamos acesso e como usá-los de forma que a criança demonstrasse interesse por algo novo e, de maneira divertida, aprender sobre a variedade que a natureza nos traz. Neste caso, especificamente, ao manusear uma tesourinha pela primeira vez para “podar”. Proporcionar que a criança descubra a natureza através de uma nova perspectiva e para que ela mesma perceba a imensa variedade que essa natureza possui.

 

REGISTROS •


• UM JARDIM DIVERTIDO •

O objetivo desse contexto foi desenvolver a imaginação, criatividade e movimento da criança, proporcionando também diversão com elementos da natureza!
Foi disponibilizado pedrinhas, areia, plantinhas, casca de banana e algumas tintas para a criação de um jardim colorido e divertido. É muito importante que a criança tenha esse contato com a natureza, por a mão na terra, se sujar, brincar e ir descobrindo coisas novas.

 

• REGISTROS •


• ARTE COM CORES E ELEMENTOS DA NATUREZA •

Participante Isabelly, 5 anos.

Este contexto tinha como objetivo:

– Explorar as possibilidades e transformações das tintas e elementos da natureza;

– Estimular a criatividade e imaginação com elementos da natureza e tintas e incentivar o fazer artístico, através de desenhos, expressando-se livremente;

– Estimular o desenvolvimento, habilidades e sensações das crianças por meio da arte.

Foi utilizado para criação deste contexto, um pano de chão, duas caixas de madeira, folhas de ofícios, tintas, pincel tradicional, pincel natural feito de grama e graveto, folhas, areia, água, argila de barro e pedras.

Isabelly se aproximou com entusiasmo do contexto, e os materiais foram quem chamaram sua atenção, principalmente as tintas. Começou utilizando as tintas e o pincel natural, mas não se adaptou a ele e preferiu usar o pincel tradicional, com eles, desenhou um céu, com sol e nuvem, uma flor e minha caricatura. Também explorou todos os outros materiais, usando eles juntos com as tintas. Em determinado momento, pediu um cotonete, ao recebe-lo, desenhou riscos e pontinhos. Com seu pressuposto de limpar o pincel na água, toda vez que trocava de cor, fez uma grande descoberta, a mistura de cores gerava outra cor. Através de sua imaginação, usou os materiais para fazer seus desenhos, que preferiu chamar de “minhas obras de artes”.

 

REGISTROS •


COLAR DE MACARRÃO

Objetivos: Essa atividade está diretamente ligada ao campo de experiência traços, sons, cores e formas, tem como objetivo ampliar a coordenação motora, desenvolver destreza e concentração além de proporcionar uma experiência divertida.

A faixa etária dessa atividade é de 0 a 5 anos de idade.

Matérias utilizados:

Macarrão com furinho;

Tintas guache;

Pincéis;

Cordões.

 

REGISTROS


• BRINCANDO COM AS CORES •

Este contexto possui como proposta incentivar a exploração livre da criança através do uso das cores. Tem como público alvo crianças de 0-5 anos, e tem como objetivos proporcionar um espaço que instiga as crianças, através do manuseio de objetos e uso de tintas que possuem as cores primárias. Além de permitir a ampliação nas relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação entre as crianças (O eu, o outro e o nós), também pretende possibilitar à criança coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas (Corpos,

gestos e movimentos), e por fim, oportunizar a manifestação de ideias, desejos e sentimentos sobre as vivências das crianças, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), desenhos e outras formas de expressão (Escuta, fala,

Pensamento e imaginação);

O contexto Brincando com as cores, foi organizado da seguinte forma: em uma caixa/pote grande, foram adicionados elementos com as cores primárias como brinquedos e letras móveis. Em seguida foram disponibilizadas plaquinhas com as cores primárias, e também, copos com tintas, também nas cores vermelho, amarelo e azul, para a experimentação e criação de novas cores. Por fim, foram disponibilizados recipientes para a mistura das cores, lápis coloridos e folhas de ofício.

Todos esses elementos foram dispostos em uma mesa, sem ordem de início ou fim, para que as crianças pudessem interagir e transformar o espaço, de maneira livre.

 

REGISTROS •


 JOGO DE LUZ E SOMBRA •

Participante Alice, 5 anos.

Este contexto tinha alguns objetivos (BNCC, 2017):
– Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
– Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
– Dialogar e Comunicar com crianças e adultos, expressando suas ideias, desejos, sentimentos, necessidades e opiniões.
– Criar e contar histórias, com base em imagens e desenhos projetados por si próprio.

Foi utilizado para criação deste contexto, copos descartáveis, plástico filme, caneta e lanterna. Primeiro foi feito um buraco na parte do fundo dos copos descartáveis para que a luz entrasse e na outra extremidade dos copos foi colocado uma camada de plástico filme para que fosse feito os desenhos para posteriormente projetá-los na parede.

Em um momento inicial a Alice demonstrou surpresa ao se deparar com o ambiente criado, então ela observou cuidadosamente a projeção, acendeu a luz e após analisar descobriu que a imagem havia desaparecido, percebendo que as luzes deveriam ser apagadas para que ficasse evidente a projeção, então ela pegou o copo e o estudou melhor, tentando entender o que estava acontecendo. Logo depois, descobriu que ela mesma poderia usar esses objetos e projetá-los, muito animada, deu a volta na casa, apagou todas as luzes e projetou os desenhos, transformando toda casa em um contexto. Durante a sessão, ela se mostrou muito empolgada, e na medida em que a Alice projetava os desenhos na parede, ia sendo feito uma narração e associação dos desenhos a situações do dia a dia, por exemplo, associando a sombra da flor a flor de verdade do pátio de casa.

 

REGISTROS •


 EXPLORANDO A NATUREZA DO QUINTAL •

Participante Eduardo, 10 anos.

Os principais objetivos deste contexto investigativo são:
– Explorar o ambiente que a criança está presente, conhecendo os elementos naturais encontrados;
– Sensibilizar sobre a importância das plantas, valorizando o contato com a natureza;
– Promover estudo sobre as diferentes plantas existentes, incentivando a pesquisa e investigação;
– Desenvolver a percepção visual, tátil e olfativa, ampliando os sentidos da criança.

 

 MINI-HISTÓRIA •

RIGISTROS •


BRINCANDO DE DESCOBRIR

Participante Isabella, 8 meses.

Dentre os objetivos do contexto investigativo estão: observar o ambiente aguçando a curiosidade pelos materiais expostos no contexto; Estimular a livre manipulação e descoberta sobre cada elemento presente; Observar as habilidades e sensações da criança da diante de cada objeto; Explorar os objetos, suas cores e texturas.

Ao criar esse contexto me inspirei na minha infância, pois brincava muito com água, areia e adorava desenhar e pintar quadros com tintas. Então, adaptei minhas ideias e lembranças para bebês com a intenção de observar como seria o primeiro contato do bebê que participou com esses mais variados elementos, e assim, ver sua reação diante de cada nova descoberta de texturas, cores, formatos e da própria expressão corporal na manipulação desses elementos.

No decorrer da experiência o bebê se mostrou bastante entusiasmado com todas as descobertas. Já que é essa a intenção quando se cria um contexto investigativo, deixar a criança tirar do ambiente seu aprendizado através de sua autonomia. Foi uma experiência muito interessante e prazerosa para nós duas, eu como futura pedagoga já vi com outros olhos e pude analisar cada etapa de descobertas e aprendizados dela. E para ela foi visível no rostinho e gestos à empolgação com tudo que vivenciou. As imagens da criança presente neste contexto foram autorizadas pelos pais.

 

• REGISTROS •


• Podcast – Documentação Pedagógica •

Confira o podcast sobre a Documentação Pedagógica, produzido pelos pibidianos e suas supervisoras. Ao todo são três episódios e cada um feito por um grupo:

 

 

Contribuições: Supervisora Liane Neves e pibidianas Thalita Oliveira, Renata Becker, Indiara Dias, Nataniele Pereira e Érika Bomfim.

 

Contribuições:Supervisora Laís Pedrozo e pibidianos Alexandria Muniz, Bruna Moro, Caroline Lafuente, Caroline Kruger, Maria Laura Ribeiro, Natalie Venzke, Patrick Silva e Vanessa Ribeiro.

 

Contribuições: Supervisora Camila Neves e pibidianas Adriana RadtkeAlânis Rodrigues, Aline Oreques, Emanuele Amaral, Erica Franck, Erika Leite, Ester Ribeiro e ThielenSigales.


• Podcast – Legislação da Educação Infantil •

Confira o podcast sobre a Legislação da Educação Infantil, produzido pelos pibidianos e suas supervisoras. Ao todo são três episódios e cada um feito por um grupo:

 

 

Contribuições: Supervisora Liane Neves e pibidianas Fabiana Almeida, Larissa Nunes e Rafaela Dias.

 

Contribuições: Supervisora Laís Pedrozo e pibidianos Alexandria Muniz, Bruna Moro, Caroline Lafuente, Caroline Kruger, Maria Laura Ribeiro, Natalie Venzke, Patrick Silva e Vanessa Ribeiro.

 

Contribuições: Supervisora Camila Neves e pibidianas Adriana RadtkeAlânis Rodrigues, Aline Oreques, Emanuele Amaral, Erica Franck, Erika Leite, Ester Ribeiro e ThielenSigales.