Thiago de Freitas Ferreira Costa

Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia

A colaboração pianística no curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia

Sobre o convidado:
Nascido na cidade de Santo André, SP, iniciou seus estudos de piano aos 16 anos de idade com Luciana Tolentino no Conservatório Municipal Cacilda Becker, em Pirassununga. É Mestre em Artes e Bacharel em Piano pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo, devendo sua formação musical aos professores Fernando Corvisier, Ricardo Kubala, Eliane Tokeshi, Fátima Monteiro, Ivan Vilela e Julian Tryczynski.

Participa ativamente como colaborador pianístico em workshops e master classes ministrados por músicos como Abel Rocha, Antonio Carrilho (Portugal), Antonio Meneses (Brasil- Alemanha), Edmar Ferreti, Goetz Hartmann (Alemanha), Irina Ratcheva (Rússia- Brasil), Liliana Bizineche (Romênia- Portugal), Marcelo Guerchfeld, Marcio Carneiro (Brasil- Alemanha), Matias de Oliveira Pinto (Brasil- Alemanha), Mika Rännäli (Finlândia), Pablo de León (Portugal- Brasil), Ricardo Ballestero, Tânia Guarnieri e Tobias Hiler (Alemanha).

Tem se apresentado em diversas formações camerísticas com artistas renomados, dentre eles Adriana Kayama, Alex Klein, Angelo Fernandes, Brygida Bziukiewicz (Polônia), Cristiane da Costa, Flávio Carvalho, Jean William (Brasil-Itália), Jeanyi Kim-Mandl (EUA), Jorge Luis Zamora (Cuba), Kathryn Hartgrove (EUA), Kayami Satomi, Poliana Alves, Roberto Sion, Rogério Wolf, Snizhana Drahan (Ucrânia) e Victor Diniz (Brasil-Alemanha) em cidades como Buenos Aires e Gualeguay (Argentina), Cascais e Évora (Portugal), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Campos do Jordão, Palmas, Londrina, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, São Paulo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ouro Branco, Uberlândia e região.

Foi classificado como segundo colocado no Concurso Nacional de Piano Luis Thomasceck na categoria Piano Solo Profissional no ano de 2009, e em 2010, participou do mesmo concurso na categoria Música de Câmara com o violinista Leonidas Caceres (Colômbia) recebendo o segundo lugar e Menção Honrosa de Melhor Interpretação de Obra do período Clássico. Atuou como pianista de orquestra sob a regência dos maestros Kayami Satomi, Catherine Maguire (Inglaterra) e Dietmar Wiedmann (Alemanha).

Foi pianista na estreia brasileira da ópera em três atos e quatro quadros A Bota do Diabo, de Chiquinha Gonzaga no VI Encontro de Musicologia Histórica de Pirenópolis (2014), pianista colaborador na montagem de Die Fledermaus (O Morcego), sob a batuta de Roberto Minczuk (2015), pianista na estreia da versão em português da ópera Dido e Eneas, de Henry Purcell no Teatro Municipal de Uberlândia (2016), na montagem de Suor Angelica em 2018 e pianista colaborador do 1º Concurso de Canto Edmar Ferretti em 2019. Em 2016, ao lado da soprano Carol Moraes, apresentou na cidade de Uberlândia, o recital “Estreias”, que incluiu primeiras audições regionais e mundiais de obras de compositores brasileiros como Paulo Rowlands, Jorge Antunes, Silvia Berg, Elvio Filho e Bruno Moreira. Também no mesmo ano, o duo se consolidou com o projeto Brasilidades, onde apresentou repertório brasileiro da mais alta variedade. Um projeto único na região do Triângulo Mineiro, que apresentou três temáticas: a obra de Villa-Lobos, a ópera brasileira e o repertório brasileiro para piano solo. Em 2018, ao lado do tenor Flavio Carvalho, gravou a integral das obras para canto de Dinorah de Carvalho.

Durante dois anos foi preparador musical e pianista acompanhador da Escola de Canto Coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é Pianista acompanhador no Instituto de Artes do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia.