Werner Ewald

Professor

Ph.D. em Música, na área de Etnomusicologia / Musicologia (2004) e Mestre em Música Sacra (2000) em um programa conjunto com a Lutheran School of Theology at Chicago e University of Chicago. Teve como orientador em Etnomusicologia Philip V. Bohlman e estudou com Martin Stokes, Bernardo Illari, Dain Borges, Linda E. Thomas, Mark Bangert, entre outros. Possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Bacharelado em Teologia pela Faculdades EST (1986). É Professor Associado dos Bacharelados em Música no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na área de Musicologia/Etnomusiclogia e História da Música geral e Música Brasileira e atou (2014-16) como Coordenador do Curso de Bacharelado em Música do Centro de Artes da UFPel. Tem experiência acadêmica nas áreas de Música, Educação, História, Religião, Metodologia Científica e da Pesquisa, com ênfase em Musicologia/ Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música e cultura, música e grupos imigrantes, música e etnicidade, história da música geral e brasileira, música e religiosidade, hinologia e hinariologia, música litúrgica latino-americana, música instrumental, produção musical e metodologia da pesquisa. É autor e editor e tradutor de livros e artigos nas áreas de atuação, Coordenador do Projeto de Pesquisa Práticas Musicais de Imigrantes de Fala Germânica (UFPEL), e pesquisador vinculado ao CIMUS ? Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPEL no qual atua nas linhas de pesquisa ?Acervos e fontes de pesquisa em etnomusicologia/musicologia? e ?Práticas musicais e mediações: identidades, movências e religiosidade?. É Flautista do "Grupo Iluminura" (Centro de Artes- UFPel) grupo de pesquisa dedicado ao estudo e performance de música antiga.