Fátima Corvisier

Fátima Corvisier
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo

Colaboração Pianistica
no Piano à Quatro Mãos


Sobre a convidada:

Natural do Rio de Janeiro, Fátima Corvisier graduou-se com Medalha de Ouro pela Escola de Música da  Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2009, concluiu seu Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), defendendo a tese: Antônio de Sá Pereira e o Ensino Moderno de Piano: pioneirismo na pedagogia pianística brasileira.

Como solista, Fátima Corvisier já se apresentou com diversas orquestras brasileiras, destacando-se sua atuação frente à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho. Como recitalista e camerista Fátima  Corvisier apresentou-se em muitas salas de concerto pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

Suas premiações mais significativas incluem o primeiro lugar no Concurso Nacional de Piano Dirk Bovendorp e o terceiro lugar no III prêmio Eldorado Música. Fátima Corvisier é membro da Academia Nacional de Música do Rio de Janeiro, desde 2012.

Desde 1991 a pianista atua intensamente como integrante co-fundadora do Duo Corvisier, ao lado do pianista Fernando Corvisier. O Duo Corvisier é reconhecido como um dos principais duos pianísticos do Brasil por seu “entrosamento notável, sua vitalidade rítmica e intensa musicalidade. O Duo Corvisier se apresenta regularmente em muitas salas de concerto do Brasil e do exterior (Argentina, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Áustria, Inglaterra).

Desde 2004, Fátima Corvisier é docente do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), onde ministra classes de Piano e Pedagogia do Piano. Como pesquisadora, tem participado de muitos Congressos e Conferências nacionais e internacionais apresentando trabalhos  sobre Pedagogia do Piano e Performance do repertório para duos pianísticos.