Carlos Morejano

Carlos Morejano
Conservatório Benedetto Marcello (Veneza, Itália)

O Papel do Maestro Collaboratore
nas Instituições Acadêmicas Italianas


Sobre o convidado:

Natural de Porto Alegre, é Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudou regência sob orientação da Maestrina Carla Delfrate, durante o seu Mestrado em Correpetição no Conservatório Antonio Buzzolla de Adria, Itália. Desenvolve intensa atividade musical em festivais de música, masterclasses e recitais no Brasil e exterior. Aos 13 anos de idade iniciou sua atividade como pianista correpetidor. Desde então trabalha em inúmeras produções operísticas no Brasil (Teatro PUCRS Porto Alegre, Teatro Sâo Pedro de Porto Alegre, Teatro Guaíra de Curitiba, XI e XII Festival Amazonas de Ópera. Como pianista da Companhia Brasileira de Ópera do Mtº John Neschling, apresenta a ópera “Il Barbiere di Siviglia” em tournée por 15 capitais brasileiras, atuando como correpetidor nos ensaios e cravista nas récitas. Atuou por três anos como Professor Substituto de Piano e Teoria Musical, Repertorista e Acompanhador do Curso de Graduação em Música da Universidade Federal de Pelotas-RS. Em 2007, lança pelo selo da Academia Brasileira de Música CD com obras inéditas do Pe. José Mauricio Nunes Garcia, com regência do Mtº Ernani Aguiar. Trabalha como pianista nas temporadas de ópera 2009 e 2010 do Teatro Solís de Montevidéu.Em 2009 ganha o 1º Prêmio como Maestro Substituto no III Concurso Nacional de Ópera, promovido pela Ópera de San Juan – Argentina. Em 2010 vence o 3º Prêmio no I Concorso Internazionale per Cantanti e Pianisti Collaboratori Ronaldo Nicolosi em Roma. Em 2011, vence o 2º Premio no VI Concorso Internazionale per Pianisti Accompagnatori O. Respighi em Brescia, Itália.

Em 2010 se transfere para a Itália e desde então tem colaborado com teatros e festivais como Fondazione La Fenice de Veneza – Teatro Malibran; Teatro Verdi de Pisa; Teatro dell’Opera Gioiosa di Savona; Teatro Sociale di Rovigo; Teatro Verdi de Padova; I e II Festival Italia-Giappone em Bitonto, Itália; VI Traetta Opera Festival em Bitonto, Italia. No Ravenna Festival 2011, atua como pianista acompanhador dos ensaios do Mtº Riccardo Muti.

Regeu a ópera “Antigone” de T. Traetta por ocasião dos 240 anos de sua estreia dentro da programação do VII Traetta Opera Festival. Foi Regente Adjunto da Orquestra do Theatro São Pedro de São Paulo entre 2012 e 2014, regendo concertos da Orquestra no Theatro São Pedro e na Sala São Paulo, além de integrar a sua comissão artística e implementar a Academia de Ópera.

Atualmento é Maestro Collaboratore no Conservatório Benedetto Marcello de Veneza, Conservatório Luisa d’Annunzio de Pescara e do Opera Studio School de Bologna.