Raul Costa d’Avila

Professor de Flauta Transversal

Iniciou sua formação musical com o pai, Milton de Abreu d?Avila, em sua cidade natal, Ubá (MG). Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Música pela Faculdade Carlos Gomes (São Paulo) e Bacharel em Música pela Escola de Música da UFMG. Professor de Flauta Transversal do Centro de Artes (CA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Coordenador Adjunto da Câmara de Pesquisa do CA e Coordenador do Laboratório de Pedagogia e Performance da Flauta Transversal (LaPPerF). Vem participando de acontecimentos musicais tais como: Festivais de Inverno da UFMG, Festival de Verão de Brasília, Curso com Keith Underwood (Carmel Valley / CA ? USA), Festivais da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris / 2010), Encontros de Flautistas / RS, IV Convention Française de la Fûte (Paris / 2012); entre outros. Autor do livro "A Articulação na Flauta Transversal Moderna: uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização" ( Editora da UFPel / 2004) e da tese ?Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta?, defendida no PPGMUS/UFBA (2009), publicada nas revistas da Association Française de La Flûte, Traversières Magazine, edições nº 102, 103 e 104. Em suas apresentações atuais a literatura para flauta solo tem sido seu foco, contemplando música barroca, moderna e contemporânea, música brasileira, além de composições autorais. Como camerista coordena o CATAVENTO, Grupo de Flautas Transversais da UFPel. Foi Secretário da Associação Brasileira de Flautistas / ABRAF (2002/2005), (2011/2014) e (2015/2018) e atualmente integra a comissão para realização dos Eventos Científicos desta Associação.