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Atividade para Introduzir Estruturas de Dados Homogêneas será Aplicada na EMEF Ferreira Viana em 2024

Uma Aventura do Espaço é a atividade que visa promover a habilidade "(EF04CO01) Reconhecer objetos do mundo real e/ou digital que podem ser representados através de matrizes que estabelecem uma organização na qual cada componente está em uma posição definida por coordenadas, fazendo manipulações simples sobre estas representações" do Complemento à BNCC em Computação. De forma lúdica, os estudantes manipularão vetores para armazenar as rotas de uma nave espacial e utilizarão matrizes para registrar as pedras preciosas coletadas em diferentes planetas. Essa atividade será aplicada na EMEF Ferreira Viana, de setembro a novembro de 2024.

Estudantes do Colégio Municipal Pelotense Desenvolvem Habilidades da Computação com a Atividade Aventura Espacial em 2023

A atividade Aventura Espacial foi realizada em 9 encontros presenciais, cada um com aproximadamente 50 minutos de duração, no período de 21 de setembro a 30 de novembro de 2023, com uma turma de 23 estudantes do quarto ano do Colégio Municipal Pelotense. A atividade introduziu os conceitos de estruturas de dados homogêneas, como vetores e matrizes, e foi avaliada por meio de exercícios e pela aplicação de pré- e pós-testes.

Professores da Educação Básica Participam de Cursos sobre Pensamento Computacional em 2022

Dois cursos voltados à introdução da metodologia do Pensamento Computacional (PC) para professores da educação básica foram planejados, organizados e executados com sucesso em 2022. Pensamento Computacional e a Matemática (Julho/2022 no CTEP/SMED): Este curso abordou o desenvolvimento dos conceitos fundamentais do PC, como abstração, pensamento algorítmico, avaliação, decomposição e generalização, integrando-os com as habilidades matemáticas para o Ensino Fundamental I. Computação no Ensino Fundamental (Outubro/2022, remoto): Neste curso, foram apresentadas as diretrizes da Computação para a Educação Básica, com exemplos práticos de atividades que promovem as habilidades propostas para o eixo do Pensamento Computacional.